A importância dos serviços de contabilidade consultiva na crise

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 11 de novembro de 2020

2 minutos

A indústria de tecnologia já enfrentou diversos desafios e encontrou novas maneiras de atuar. Desta vez, elas precisam superar a crise atual para se fortalecer mais ainda. Na verdade, elas desbravaram caminhos com várias estratégias que outras indústrias usam agora para lidar com as dificuldades que aparecem. 

No curto prazo, o mercado em geral precisou aprender a trabalhar e ser eficiente utilizando ferramentas de comunicação e operação eletrônicas, em geral via internet. Na verdade, o impacto no setor de tecnologia foi menor que no restante do mercado. 

Segundo recente pesquisa da McKinsey, com mais de 200 organizações de vários setores, mais de 90% dos executivos acreditam que a crise mude radicalmente a forma de fazer negócios nos próximos 5 anos

Quase o mesmo número acredita que a crise terá um impacto duradouro nas necessidades de seus clientes. Porém, mais de três quartos também concordaram que a crise criará novas oportunidades significativas de crescimento, dependendo do setor. No caso da indústria da tecnologia, 85% dos executivos esperam que a Covid-19 seja a maior oportunidade de crescimento do seu negócio.

Porém, para superar a crise e aumentar o faturamento, o setor de TI está investindo em soluções de tecnologia essenciais para reduzir os impactos da pandemia e criar resiliência em seus clientes. Enquanto isso, precisa de fornecedores que cuidem de outros processos para os quais nem sempre se atentam. É o caso da contabilidade consultiva que pode ajudar os empresários a superar os desafios atuais. Veja a seguir o que a contabilidade consultiva pode fazer pela sua empresa.

Entenda o que é a contabilidade consultiva

Segundo o professor de Contabilidade, Antônio Lopes de Sá, “muita gente não sabe efetivamente o que é contabilidade, porque entende que contabilidade é apenas escrituração. Trata-se de um balancete que demonstra um lucro, mas isso é apenas informação. E de nada adianta informar, se não soubermos o que fazer com a informação”. 

Contabilidade consultiva é um modelo de negócios, por meio do qual o contador atua de forma mais próxima do empresário, com foco no relacionamento com o cliente. Ele opera de forma estratégica, auxiliando a identificar possíveis problemas e definir as ações necessárias para resolver cada um deles. Tudo isso, buscando resultados, crescimento e sustentabilidade dos seus clientes.

Ou seja, se você, empresário de tecnologia, contar com o suporte de profissionais experientes e qualificados, fica mais fácil para você e sua equipe enfrentar as adversidades com confiança e “cabeça erguida”.

Na verdade, segundo os especialistas, o verdadeiro trabalho contábil começa quando o balancete fica pronto. E isso não quer dizer apenas conferir os valores, identificar contas irregulares ou erros de lançamento contábil. O ponto fundamental da contabilidade consultiva é a análise e interpretação da informação contábil contida no balancete.

Análise e interpretação de dados contábeis

O contador que faz a contabilidade consultiva é capaz de analisar e interpretar a situação financeira da empresa, seja boa ou não, por meio dos indicadores presentes no balancete. Estas informações não estão evidentes para leigos. Os indicadores são como engrenagens: uma influencia a outra. 

Com essa análise e interpretação em mãos, o contador pode agir preventivamente e ajudar o empresário a escolher o melhor caminho a ser seguido, rumo a uma gestão competitiva e eficiente.

Aplicando-a na prática, a contabilidade consultiva transforma completamente a vida das empresas e dos empresários. E é o que tem feito a Gestão Contabilidade com seus clientes.

Quais são os benefícios da contabilidade consultiva

A Gestão é especialista em contabilidade consultiva, trazendo muitas vantagens às empresas, com impactos positivos em várias áreas. Isso se dá pelo fato de que os consultores proporcionam uma análise mais aprofundada do negócio, rápida identificação de irregularidades e visão mais ampla das oportunidades oferecidas pelo mercado.

Seu método tem revolucionado a rotina de muitas companhias. Isso porque na Gestão todos os processos são feitos por meio de ferramentas digitais, como o sistema de gestão ContaAzul. Além de profissionais especializados em tecnologia, a Gestão conta com o suporte do ERP da Omie, sistema em nuvem que ajuda os clientes em suas operações e os integra diretamente ao sistema contábil.

Esta agilidade permite que você consiga ser mais produtivo e concentrar os esforços no que é realmente necessário: o seu negócio.

Mas não é apenas isso! O uso de dados, registros e informações aprofundadas permitem ainda:

  1. Redução de custos

Com a implementação de metodologias sistematizadas e eficientes, será mais fácil visualizar e compreender as operações das empresas do ponto de vista contábil e financeiro. A redução de custos é um dos reflexos positivos, tanto para o escritório contábil quanto para o empresário. Com a automação, os processos internos dos contadores se tornam mais eficientes, permitindo economia de tempo e aumento da produtividade. Enfim, aumentar o faturamento. Para os empresários, o suporte de um contador consultor auxilia suas atividades, pois contam com um parceiro de negócios para tomar a melhor decisão.

  1. Entregas de valor

O ponto principal da contabilidade consultiva é estar próximo ao cliente para melhorar a saúde financeira da empresa. Por isso, o contador se vale da análise e interpretação de dados e indicadores financeiros para elaborar planejamentos e auxiliar o empresário a tomar decisões. Isso ajuda a fazer crescer o negócio e reduzir falhas nos processos contábeis. Ou seja, as entregas demonstram o valor do serviço contábil.

  1. Inovação

Tendo informações mais precisas sobre seu negócio em mãos, os empresários entendem melhor suas empresas e lançam mão de estratégias inovadoras de atuação, aproximando-se mais dos clientes.

Além disso, é fundamental lembrar que a contabilidade consultiva utiliza muito a tecnologia para a leitura e análise dos dados. Aliada à contabilidade digital, assegura mais agilidade ao processo, estimula a desburocratização dos procedimentos, com o fim das pilhas de papéis, e oferece melhor base para o empresário. Além de garantir a troca de informações por meio digital, criando uma via de mão dupla.

  1. Retenção de clientes

Juntando redução de custos, entregas de valor e inovação, o saldo resultante é muito positivo. Tanto o contador fica satisfeito quanto os clientes que acabam desfrutando de serviços diferenciados para manter sua saúde financeira. Cliente satisfeito se torna cliente fiel. Por isso, esta é outra vantagem da contabilidade consultiva

  1. Planejamento estratégico

De posse de informações mais profundas sobre o seu negócio, o gestor pode elaborar planejamentos estratégicos mais eficazes para o futuro, sabendo como implementá-los para aumentar o faturamento.

Adote uma contabilidade consultiva

Como você comprovou neste artigo contar com a contabilidade consultiva é muito importante para os empresários que querem superar a crise e fazer crescer seu negócio. Você pode contar com um especialista que estará sempre lhe ajudando na gestão e análise da sua companhia.

Nós da Gestão Contabilidade oferecemos entre nossas soluções a Contabilidade Consultiva e Consultoria Empresarial. Venha falar com nosso time de especialistas, que pode alavancar a solução dos problemas internos financeiros e a criação de estratégias para seu crescimento.

Comentários

Receba os destaques por e-mail