Como ser um bom líder no varejo?

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 22 de novembro de 2019

2.5 minutos

Certamente você sempre teve o desejo de liderar uma equipe, afinal de contas este pode ser considerado como o ápice na carreira de muita gente. Mas certamente você se pergunta em como ser um bom líder no varejo, não é?

Assumir esse posto de comandante requer comprometimento, dedicação e pulso firme. Saber cobrar sua equipe por resultados, exigir o máximo desempenho de cada um e manter o grupo unido são características que diferenciam chefes de líderes. E qual dos dois você pretende ser? Um líder que tem uma equipe fantástica por trás, ou um chefe odiado por seus subordinados?

Com certeza é o papel de líder que você pretende ocupar. E para saber como fazer isso, confira neste artigo dicas fundamentais para você se destacar na função.

Goste de se relacionar com as pessoas

Um bom líder precisa saber se relacionar com as pessoas, não importando em qual área atue. Isso é pré-requisito básico para se destacar na área e ter sucesso naquilo que faz. Não ter esse tato o tornará apenas mais um chefe que não possui sequer a característica de unir sua equipe em torno de um objetivo.

Por isso, para quem quer saber como ser um bom líder no varejo é fundamental que saiba ouvir sua equipe, seja uma pessoa aberta e que mostre-se interessada no que cada um de seus comandados tem a dizer. Lembre-se que muitas boas ideias podem surgir de quem está lá na ponta e saber aproveitar isso é fundamental para quem quer se destacar na liderança da equipe.

Saber dar voz a sua equipe, permitindo que eles se manifestem e contribuam com soluções é outro fator que precisa ser sempre considerado — você passa a ter mais confiança do seu time de vendas a partir do momento que mostra que também confia neles.

Permite o crescimento da equipe

Todo profissional gosta de ser valorizado, e na área de vendas não é diferente. Desta forma, um bom líder incentiva o crescimento e a capacitação da sua equipe, não vendo isso como uma ameaça ao seu cargo, mas sim como uma oportunidade que todo o setor de vendas do varejo cresça de forma homogênea.

Além disso, todo líder um dia também atuou como vendedor no varejo e subiu de posição ao se destacar na área e saber aproveitar as oportunidades. Agora como responsável, tenha em mente que você tem a missão de compartilhar esse conhecimento adquirido ao longo dos anos, além de incentivar o aprendizado constante de sua equipe. 

E cabe ao líder também buscar esse aperfeiçoamento constante para que possa seguir ocupando a função com a maestria que o cargo exige.

Precisa ser um motivador nato

Para motivar uma equipe é necessário um trabalho constante de valorização, incentivo e cobrança de metas. E é papel do líder manter o time motivado em busca dos resultados. Apenas esperar a automotivação de cada um pode ser um erro para quem deseja ser reconhecido como uma liderança.

E o setor varejista vive diariamente na “ponta da navalha”, registrando situações desagradáveis e desafiadoras a cada momento, e se não houver um bom líder para manter a sintonia da equipe, tudo pode ir por água abaixo. Por isso, é necessário transformar esses desafios diários em aprendizados e os erros em novas oportunidades para fazer cada vez melhor.

Para saber como ser um bom líder do varejo, é necessário entender antes de tudo que um chefe não é aquele que impõe medo aos seus comandados, mas sim aquele que ensina os caminhos e motiva seu time a superar os desafios.

Sabe ouvir e apoiar

Já mencionamos que ouvir sua equipe é fundamental para qualquer líder, e na área do varejo não é diferente. Saber o que eles fazem, suas dificuldades, pontos fracos e fortes e qual a visão que possuem da empresa podem servir como um excelente feedback para tornar o processo mais produtivo.

Um líder deve ter sempre uma visão geral sobre todo o negócio, conhecer filosofias de trabalho, missão e valores da empresa. Porém, ao se permitir olhar com os olhos de sua equipe, pode ter noções de pontos que sequer passavam pela sua mente e que podem ser gargalos no processo de vendas, por exemplo. Logo, a humildade somada a uma visão estratégica permite que um líder possa se destacar ainda mais em sua área.

Sabe reconhecer o potencial de cada um

Cada ser humano tem suas especificidades, e saber tirar o máximo proveito de cada um é papel fundamental àqueles que querem saber como ser um bom líder no varejo. Por isso, cabe ao gestor analisar individualmente cada um de seus funcionários, reconhecendo as virtudes individuais e coletivas, e procurando potencializar isso em prol do sucesso do negócio.

Há pessoas que são boas em algo, e péssimas em outra, e isso não é demérito nenhum. Porém, não adianta fazer uma cobrança sobre algo que a pessoa não é bom, que seu resultado jamais será extraordinário. Mas se o líder souber dar força àquilo que o funcionário sabe fazer de melhor, incentivando-o e encorajando-o, pode ter certeza que o resultado irá lhe surpreender.

Seja você um líder surpreendente

Como dica final, seja você o exemplo de sua equipe. Todo líder ensina mais pelo exemplo do que pelas palavras e pode ter certeza que sua equipe tem em você um espelho para suas ações. Por isso, siga aquilo que fala e procure mostrar que você é mais que um chefe, mas o responsável em garantir o sucesso de toda a sua equipe.

Como você viu, se destacar como líder no varejo é uma tarefa que exige atualização constante, tato e sensibilidade, e principalmente muito conhecimento. Lidar com pessoas é uma ciência não-exata e apenas aqueles acima da média conseguem se destacar nessa função. Quem sabe, não seja você uma delas.

Aqui na Gestão Contabilidade possuímos consultores de varejo, que contam com a experiência necessária para lhe moldar em um excelente líder na área. É o profissional certo para você que deseja se destacar no mercado.

Se gostou de nosso artigo sobre como ser um bom líder no varejo, compartilhe ele em suas redes sociais. Como dissemos, um líder extraordinário se destaca também por compartilhar conhecimentos! Até a próxima!

Comentários

Receba os destaques por e-mail