Abrir uma empresa de TI: Entenda passo a passo

Categoria: TI

Postado em 2 de março de 2020

2 minutos

Realizar o sonho de abrir uma empresa de TI é o desejo de grande parte das pessoas que atuam na área da tecnologia. Afinal de contas, esse é um dos setores que mais crescem, e ter seu próprio negócio na área pode ser uma oportunidade excelente de sucesso profissional.

Mas a tarefa não é simples. Assim como qualquer segmento, abrir uma nova empresa é uma ação que requer bastante determinação, dedicação e conhecimento da área de atuação. E dentro do setor de TI, há ainda a enorme concorrência que é global. Por isso, quanto melhor preparado você estiver, maiores suas chances de sucesso.

Para que você entenda melhor o que deve ser analisado ao abrir uma empresa de TI, preparamos este artigo com dicas essenciais. Confira agora mesmo!

Você terá sócios?

Antes de abrir uma empresa de TI, você deve decidir se terá ou não sócios. Contar com parceiros no seu negócio pode ser um enorme diferencial ao permitir que você possa atender mais segmentos na área da tecnologia, com os quais não está familiarizado.

Além disso, uma sociedade pode garantir que mais dinheiro possa ser injetado inicialmente na empresa, permitindo que o capital necessário para o início do negócio seja maior, maximizando suas possibilidades de sucesso no concorrido mercado da TI.

Porém, se você pretende abrir sua empresa sozinho, não há mal algum nisso. Tal opção lhe proporciona maior liberdade de atuação e permite que você possa decidir por conta própria os futuros do seu negócio.

Defina sua proposta de valor

O que você pretende entregar aos seus clientes? Definir sua proposta de valor é um item essencial antes de abrir uma empresa de TI, já que ela é uma ferramentas mais utilizadas para descrever como será a operação de um negócio, compreendendo como ele se diferencia da concorrência, qual o objetivo para quem compra seu produto ou serviço e qual a sua proposta de valor. 

Por definição, uma proposta de valor é a soma de vantagens que os clientes podem esperar do seu negócio, composta por itens que apresentam virtudes para um determinado segmento de mercado e, consequentemente, geram a percepção de que uma oferta é valiosa o suficiente para merecer engajamento.

Seja um bom líder

Também antes de abrir sua própria empresa de TI, faça uma leitura de como é seu perfil como empreendedor e líder. Lembre-se que a partir do momento que você se torna um empresário, será você o responsável em buscar clientes, trabalhar para o atendimento das metas, e cuidar de toda a parte financeira para a sustentabilidade da sua empresa. 

Ou seja, você deixa de ser um assalariado e que cumpria determinada carga horária semanal, e passará a ter de correr atrás do seu próprio salário, cumprindo jornadas de trabalho que frequentemente passarão das 10 horas diárias. Está preparado para isso?

Tenha um bom escritório de contabilidade

Se a resposta para o item anterior é sim, então você está preparado realmente para abrir uma empresa de TI. Para facilitar esse processo, contar com uma contabilidade para empresas de TI que seja especialista na área pode ser um grande diferencial.

Isso porque o setor conta com inúmeras particularidades em termos de legislação e tributação, e contar com um contador que esteja familiarizado com o tema pode facilitar o processo e evitar erros, que pode significar o pagamento de tributos além do necessário, ou deixar de realizar determinada ação que pode comprometer seriamente seu negócio.

Além disso, um escritório de contabilidade para TI cuidará de todo o processo burocrático que envolve a abertura de uma empresa, como a documentação necessária, guias, aprovações, liberações, alvarás, entre outros papéis para a formalização do seu negócio. Enquanto o contador cuida dessa parte burocrática, você pode usar seu tempo para dar atenção ao crescimento e fortalecimento da sua empresa.

Tenha um planejamento empresarial

Outro item essencial para quem deseja abrir uma empresa de TI é ter um planejamento empresarial. Ele será o responsável em determinar qual caminho seu negócio seguirá, estabelecendo metas e objetivos claros. 

No planejamento empresarial devem ser listadas ainda quais suas estratégias e métodos para alcançar cada um dos objetivos, e determinar como será sua jornada de crescimento. Logo, tal documento é essencial para qualquer tipo de empreendimento, incluindo as empresas de TI.

Invista no marketing digital

Para quem sonha em abrir uma empresa de TI, investir em marketing digital nos dias atuais é uma atitude prioritária. É por meio desses canais de comunicação que você apresentará seu negócio ao mundo, mostrando seus diferenciais e captando clientes.

Para isso, crie um checklist de ações que precisarão ser tomadas, como a criação de um site de alta performance, plano de ação para divulgação em redes sociais, análise do seu público-alvo, e oferta de conteúdo relevante para captação de novos leads. Com uma estratégia bem elaborada de marketing digital seu empreendimento de TI pode se destacar com maior facilidade no mercado.

Abra sua empresa

Agora que você viu os itens essenciais para abrir sua empresa de TI, é hora de tirar seu sonho do papel. Seguindo o que listamos, tudo pode ser mais fácil e reduzir significativamente suas chances de erro. Porém, é importante lembrar que os primeiros dois anos do seu negócio costumam ser os mais difíceis, já que é neste período que você forma sua base de clientes, conhece melhor a concorrência e se adapta à gestão de um negócio próprio. 

Porém, você pode facilitar esse processo ao contar com um escritório de contabilidade que vá além apenas dos processos contábeis. Aqui na Gestão Contabilidade, por exemplo, contamos com um time de especialistas na área da TI, que vão lhe auxiliar desde a abertura da sua empresa, fornecendo toda a consultoria necessária para que você trilhe sempre o melhor caminho.

Entre em contato agora mesmo com nossos consultores e veja que abrir uma empresa de TI pode ser mais fácil do que você imagina!

Comentários

Receba os destaques por e-mail