Proposta de valor: veja como criar uma para a sua empresa de TI

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 12 de setembro de 2018

minutos

Em um cenário de crise econômica, onde o mercado está cada vez mais exigente e competitivo, manter uma empresa funcionando e gerando lucros é um grande desafio. Não é por acaso que, em momentos instáveis como este, muitos negócios quebram e acabam fechando as portas. No entanto, é durante a crise que surgem as melhores soluções, afinal, o clima de tensão faz com que gestores e empresários olhem para o todo do negócio e se questionem o que pode ser mudado para reverter a situação, manter a empresa de pé e principalmente: se destacar diante dos concorrentes.

Uma das melhores e mais eficientes formas de fazer isso é entender o que leva o cliente a escolher o seu serviço ou produto e então construir uma proposta de valor coerente, que vá de encontro com os direcionamentos estratégicos da empresa. Mas o que é uma Proposta de Valor? Pra que ela serve? Como deve ser feita? A seguir iremos tirar todas essas dúvidas e ensinar você como criar uma para a sua empresa de TI.

O que é Proposta de Valor?

A proposta de valor é um dos campos existentes no Business Model Canvas e é uma ferramentas mais utilizadas para descrever como será a operação de uma empresa, compreendendo como ela se diferencia da concorrência, qual o objetivo para quem compra seu produto ou serviço e qual a sua proposta de valor. Por definição, uma proposta de valor é a soma de vantagens que os clientes podem esperar do seu negócio, composta por itens que apresentam virtudes para um determinado segmento de mercado e, consequentemente, geram a percepção de que uma oferta é valiosa o suficiente para merecer engajamento.

Para que serve?

Apesar de ser um item muito importante, muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, costumam ignorar a criação da proposta de valor. Isso é um grande erro. Ela, quando bem elaborada, serve não só para posicionar a empresa diante do mercado e concorrentes, mas também para direcionar todas as ações e estratégias comerciais. Além disso, a proposta de valor atrai os consumidores e aumenta a margem de lucro da empresa, desempenhando o papel de promover melhorias nas operações internas.

Outro ponto positivo é a diminuição das chances do empreendimento sofrer com erros que podem gerar prejuízos, uma vez que todos os seus passos estarão estruturados com base nos ideais, tendo informações mais seguras para compreender as necessidades do ramo de atuação e dos consumidores.

Como deve ser feita?

Como vimos, a proposta de valor é uma ferramenta muito importante para a construção da identidade da sua empresa, logo, deve ser elaborada com o máximo de cuidado, levando em consideração diversos fatores e características do negócio e de como ele deseja ser visto pelos públicos que atende.

Veja alguns passos de como construir a proposta de valor da sua empresa de TI:

Defina os serviços da empresa

A proposta de valor serve para dar todos os direcionamentos da empresa em relação ao modo como ela será vista no mercado. Para criá-la é necessário ter muito bem definido quais são os serviços que será oferecido para o público-alvo. Portanto, mesmo que a empresa já esteja funcionando é recomendado fazer uma lista que contemple todos os serviços prestados, a forma como eles são desenvolvidos e quem são os funcionários responsáveis por executá-los. A partir daí é possível construir uma proposta de valor que se adeque a eles. Por exemplo, uma empresa de produtos naturais pode se posicionar a partir de uma linha sustentável.

Conheça seu nicho de atuação

De nada adianta criar uma proposta de valor agressiva no mercado se o nicho de atuação da empresa está pedindo um pouco de contenção. Para evitar este e outros problemas é indicado conhecer todas as características do setor em que a marca vai desenvolver as suas atividades, neste caso, em TI. Para isso, é preciso fazer um estudo do ramo de atuação da empresa, pesquisando questões como, por exemplo, o índice de lucratividade dos últimos anos, quem são os concorrentes, como eles se posicionam no mercado, quais produtos e serviços disponibilizam, como divulgam as suas marcas, como se relacionam com seus clientes, entre outras características. Com todas estas informações é possível montar uma proposta de valor que esteja em harmonia com a realidade em que a empresa está inserida.

Crie um problema de mercado

Um dos principais pontos para construir uma proposta de valor forte é saber criar um problema de mercado que a empresa terá que resolver. Para identificar esse problema, primeiro é preciso conhecer a empresa a fundo e também as características do público que deseja atender. Por exemplo: uma empresa que trabalha com a fabricação de cosméticos feitos através da extração de elementos da natureza, pode estabelecer como um problema defender o conceito de sustentabilidade, pensando em formas de agregar este valor a sua marca. Atenção: o problema a ser criado tem que ser real, que de fato a empresa possa resolver, sem passar a impressão de que está iludindo o seu público com ideais inatingíveis.

Determine a solução do problema

Após a criação do problema é preciso determinar qual será a sua solução, que também deve estar dentro de um contexto de realidade que a empresa pode cumprir no dia a dia. Para solucionar, é necessário levar em consideração as características internas e externas do empreendimento. A solução do problema tem que ser algo que envolva todas as áreas da empresa, levando em consideração as necessidades dos seus funcionários e também do público-alvo.

Traga um diferencial para a proposta de valor

É de fundamental importância ter em mente que a proposta de valor é responsável por gerar identificação entre o público-alvo e a sua marca, logo, é ideal que a proposta seja construída a partir de um diferencial. Afinal, por que uma pessoa daria preferência para a sua empresa se ela está oferecendo o mesmo que outras tantas que atuam no mesmo setor, não é verdade? Levando isso em consideração, é recomendado trazer um ou mais diferenciais para a proposta de valor. Para ajudar nesta etapa, pense o que realmente a sua empresa quer passar para o mercado: quer apenas ganhar dinheiro ou construir uma imagem forte, que seja respeitada e ganhe a preferência dos clientes em potencial?

Comentários