Conhecer o ponto de vista de personalidades que conquistaram sucesso no mundo corporativo é inspirador, e nos permite levar aprendizado e lições preciosas para a vida profissional. Reed Hastings, CEO e cofundador da Netflix é um exemplo de inovação e empreendedorismo, e nos deixa grandes lições em cada entrevista dada.
Fundada em 1997, a Netflix funcionava como um delivery de aluguel de DVD’s entregues por correio. Em pouco mais de 20 anos, a empresa já possui um valor de mercado maior que a Disney. Ou seja, não restam dúvidas da importância de se ouvir o que seu CEO tem a dizer.
Por isso, trouxemos 3 lições valiosas de Reed Hastings, que você pode aplicar nos seus negócios.
Invista em nichos específicos.
Nos seus primeiros anos, o que tornou a Netflix tão diferente das outras opções de locação de vídeo foi a personalização do seu serviço. As recomendações baseadas nos interesses dos assinantes, desbancou grandes vídeo-locadoras como a Blockbuster.
“Quando há uma dor, você quer ser como a aspirina, não como as vitaminas. A aspirina resolve um problema muito particular que alguém tem, enquanto que as vitaminas servem o mercado geral do ‘é bom ter”. Afirmou Hastings à revista Fortune em 2009.
O Marketing pode transformar as fraquezas do negócio.
Nem sempre é preciso se dedicar a modificar o produto quando algo está dando errado. Reed conta que quando os DVDs eram enviados por correio, o produto só chegava nas mãos do cliente 1 dia depois. Por isso, o truque de marketing aplicado foi oferecer preços muito baixos, o que mantinha a fidelidade do seu público.
“O marketing realmente brilhante acontece quando você pega algo que a maioria das pessoas considera fraqueza e reposiciona para que as pessoas pensem como uma força do negócio”, disse o CEO à CNN, em 2007.
Cultura participativa traz grandes resultados.
Atualmente a Netflix conta com uma cultura de empresa bem reconhecida, baseada em valores como: comunicação, coragem e curiosidade. A apresentação feita por Reed Hastings, chamada “Netflix Culture: Freedom & Responsability”, se tornou destaque no Vale do Silício.
“Tentamos constantemente incentivar os funcionários a pensar em como melhorar a cultura, não como preservá-la”, diz ele. “Então todo mundo está tentando agregar valor”, explicou ele no podcast sobre empreendedorismo Masters of Scale.”
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