Quando falamos sobre “Centro de custos” você sabe do que se trata? Esse indicador é, basicamente, informações sobre algo específico dentro da sua empresa. Essas informações servem para identificar o que está trazendo maior, menor ou prejuízo ao caixa da sua empresa.
Através dessa análise você pode identificar dados valiosos para o processo de tomada de decisão da sua empresa. Como por exemplo, em pesquisas realizadas por meio de chamadas telefônicas.
Como o centro de custos pode auxiliar minha empresa:
Esse processo pode ajudar você a solucionar problemas como:
- Otimização da busca de dados a serem analisados sobre sua empresa;
- Dúvidas relacionadas a precificação de produtos;
- Coleta de informações específicas e confiáveis;
- Identificação da rentabilidade de um produto/projeto.
Para que a análise tenha efeito positivo, é necessário encontrar o cenário da sua empresa anteriormente.
Separamos algumas questões a serem respondidas para nortear o seu caminho, veja:
1# Sua empresa conta com projetos/cursos temporários?
Caso sua empresa trabalhe dessa forma é mais fácil você mensurar por projeto. Para definir um projeto, podemos usar algo com um período predestinado, ou seja, começo, meio e fim.
Neste centro de custo é avaliado a viabilidade do projeto, analisando a precificação, tempo necessário e as despesas relacionadas a operação e a partir disso é feito uma comparação com outros projetos.
2# Sua empresa possui diferentes tipos de produtos ou filiais?
Se sua empresa se enquadra nesse tópico, o indicador mais recomendado é o por unidade. Nesse modo há dois objetivos específicos, a comparação e a viabilidade.
Por exemplo, sua empresa possui cinco modelos de produto, através desse apontamento você pode identificar qual gera mais lucro para o seu negócio.
3# Sua empresa trabalha com mensalidade ou contratos contínuos com clientes?
Se sua empresa é adepta a esse método mensurar por clientes é mais apropriado para o seu negócio. Nesse modo é realizado uma classificação por cliente específico, onde você identifica qual cliente gera mais lucro para empresa.
Um tipo de negócio que pode ser um exemplo de utilização é o serviço de contabilidade. Um escritório de contábil tem gastos com cópias e outros custos relacionados a parte operacional.
Digamos que você tem o cliente A e o cliente B, o cliente A consome mais a cópias e outros materiais que o cliente B, porém, paga a mesma mensalidade, tornando o cliente A um cliente pouco rentável.
Para interpretar o esse indicador você precisa: comparar, verificar a viabilidade e a rentabilidade, mas também, pode ser feito com um objetivo mais específico. Esse método é fundamental e pode te ajudar a aumentar seus resultados.
Contar com uma contabilidade especializada no seu nicho de mercado também é essencial para realizar esse processo. A Gestão tem uma equipe que está pronta para te atender da melhor forma possível, vamos conversar?