Como a transformação digital revolucionou os serviços de contabilidade?

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 18 de novembro de 2020

Quanto tempo é necessário para um escritório contábil fechar um Balanço Patrimonial? 

Se você pedir um Relatório de Faturamento, um Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) ou uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), o seu contador consegue repassar essas informações agora ou precisa de algum tempo para totalizar valores?

Até alguns anos atrás, era comum os escritórios pedirem um prazo mínimo para lançar documentos fiscais, emitir guias e concluir demais serviços. No entanto, será que ainda hoje as coisas precisam ser desse jeito? 

Não com a contabilidade digital!

Assim como em muitos negócios, a sua empresa de tecnologia não pode mais depender de serviços contábeis ultrapassados. Na situação atual que estamos vivendo, com o mercado cada vez mais competitivo, agilizar a tomada de decisão é fundamental. 

A grande questão é que, para garantir mais agilidade, a sua empresa precisa estar preparada para a mudança. Não só isso, contar com um escritório contábil que abandonou os métodos antigos para evoluir junto com a transformação digital.

Quer saber como a transformação digital tem revolucionado os serviços contábeis e como a nova contabilidade pode agregar mais valor a sua empresa de tecnologia

Então continue com a gente para descobrir como ocorreu a transformação da contabilidade!  🙂

Transformação digital e a evolução dos escritórios contábeis

Antes da transformação digital, os escritórios de contabilidade ficavam sobrecarregados com tarefas repetitivas e manuais. 

Contudo, após a tecnologia ser inserida nesse meio, atividades como digitação de notas, cálculo de impostos, fechamento de balanço e emissão de guias, passaram a ser automatizadas. 

Internet e software de contabilidade conseguiram transformar os serviços dentro dos escritórios, e essa mudança tem proporcionado mais tempo para o contador se dedicar a outras tarefas. Entre elas, auxiliar os clientes na gestão dos negócios e na tomada de decisão.

Se antes precisavam de tempo para fechar um balanço patrimonial e oferecer informativos de qualidade ao empresário, agora os escritórios já conseguem lançar notas, armazenar os documentos e emitir relatórios com muito mais praticidade. 

Isso tem permitido ao contador mais tempo para analisar os números da empresa. Também agilizar as demais tarefas contábeis para oferecer um serviço de consultoria para os empresários. 

Nova contabilidade: como os escritórios estão oferecendo assessoria contábil? 

Os escritórios contábeis estão assessorando os clientes de forma cada vez mais estratégica e sem barreiras geográficas. 

Essa assessoria tem sido fundamental para o crescimento das empresas, uma vez que elas estão recebendo orientações com mais qualidade para a tomada de decisão.

Como os serviços estão mais ágeis e o contador pode acompanhar os dados em tempo real, de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de um software de contabilidade, as empresas de tecnologia podem recorrer a ele antes de tomar qualquer atitude em relação aos negócios.  

Não só isso, pedir um suporte ou a assistência desse profissional para descobrir que melhorias precisam ser implementadas dentro da empresa para ela lucrar mais, evitar desperdícios e até diminuir custos. 

Como a transformação digital revolucionou os serviços de contabilidade? 

A transformação digital conseguiu revolucionar os serviços de contabilidade de muitas formas. As principais são: 

#1. Coleta e processamento de dados de forma autônoma

Hoje os escritórios de contabilidade já podem fazer a coleta, o processamento, a armazenagem e a transmissão de dados de forma totalmente autônoma. Basta ter acesso a um arquivo XML, por exemplo, para importar notas fiscais de entrada, saída, frete, prestação de serviço, entre outros. 

#2. Combinação de profissionais e ferramentas tecnológicas para uma contabilidade mais inteligente

Profissionais de contabilidade e ferramentas tecnológicas já podem cooperar entre si para garantir uma contabilidade muito mais precisa, inteligente e livre de erros. 

#3. Redução no trabalho de digitação

Tarefas que antes demoravam dias para serem concluídas e que só podiam ser feitas manualmente, agora podem ser automatizadas. Com isso os escritórios de contabilidade passaram a otimizar os trabalhos e garantir mais tempo para oferecer um serviço de assessoria ao cliente.

#4. Minimizar erros e retrabalhos

Como um software de contabilidade possibilita a sincronização de dados e integração dos setores, os escritórios contábeis podem minimizar a chance de erros e retrabalhos. 

#5. Relatórios inteligentes que auxiliam o contador na consultoria da empresa

Uma vez que a tecnologia reduz erros de digitação de lançamento, o contador consegue acessar relatórios mais inteligentes e informações concisas para auxiliar na consultoria das empresas. 

Esses serviços de consultoria têm proporcionado aos empresários resultados mais positivos. Também, uma tomada de decisão muito mais assertiva e estratégica. 

Incrível, não é? 

Viu só por que a contabilidade tradicional ficou no passado? Agora o futuro das empresas dependem da nova contabilidade

Se você ficou interessado para saber mais sobre como a contabilidade digital funciona e como ela pode revolucionar a sua empresa de tecnologia, entre em contato com a equipe da Gestão para esclarecer todas as suas dúvidas!  

Comentários

Receba os destaques por e-mail