Segundo uma pesquisa recente do IBGE, a taxa de empresas criadas até 2014 que fecharam com apenas 2 anos de atuação foi de 23,4%. Ou seja, para quem empreende, os primeiros anos são, sem sombra de dúvidas, os mais difíceis. Isso porque, além de todos os desafios de gerir um negócio próprio, é preciso se adaptar ao mercado e aprender tudo rapidamente, diminuindo ao máximo as chances de errar.
Se você já passou deste período, enfrentou os desafios com garra e agora segue conduzindo a empresa sem grandes dificuldades, está na hora de analisar se o seu negócio atingiu ou não a maturidade. Para isso não existem fórmulas secretas, nem receita de bolo, porém analisar alguns indicadores pode ajudar você a descobrir em que estágio está sua empresa e até dar direcionamentos para novas estratégias e objetivos.
A primeira frente que deve ser analisada é o planejamento da sua empresa, feito lá no início, nos primeiros passos da criação do negócio. Provavelmente, no planejamento você determinou algumas metas de curto, médio e longo prazo, e também elaborou um plano de ação para alcançá-las. Revisitar este documento é o primeiro passo para descobrir em que pé o seu negócio está: se você está conseguindo ter retorno financeiro e os resultados, mesmo que timidamente, estão aparecendo, significa que a empresa entrou nos eixos e está caminhando bem.
É preciso considerar que, mesmo a empresa não atingindo todas as metas planejadas e não revertendo rios de dinheiro, se ela traz algum resultado, significa que o negócio é saudável e talvez só precise de alguns ajustes nas projeções e objetivos de curto, médio e longo prazo. Lembre-se que muitos motivos podem influenciar no alcance das metas e dificultar o processo de ascensão de uma empresa, por isso é importante ficar atento às mudanças do mercado e realizar alinhamentos sempre que necessário.
Outro fator que indica se a sua empresa atingiu ou não a maturidade, são os clientes. Se você possui alta clientela, se as pessoas buscam pelo seu negócio e se você já conquistou a fidelidade de alguns consumidores, significa que o negócio já é reconhecido no mercado e tem boa aderência. Neste caso também pode-se considerar mais dois indicativos: recomendações de clientes para outros clientes e preocupação do concorrente. Se estas situações estiverem acontecendo, é um sinal de que a sua empresa já chegou ou está próxima de atingir a maturidade.
O lucro é um dos principais indicadores de sucesso de uma empresa. Logo, a partir do momento em que as contas ficam equilibradas e resultados positivos começam a aparecer, significa que o negócio evoluiu. Quando uma empresa chega nesse nível, é hora de pensar em investimentos de ampliação ou melhorias, lembrando sempre que tudo deve passar pelo planejamento.
Por último, se a empresa possui funcionários, medir o grau de satisfação dos profissionais também é um indicador importante. Uma boa maneira de analisar esse dado é criando critérios como rotatividade, volume de vendas, motivação da equipe, engajamento com os negócios entre outros. Se tudo estiver indo bem, embora tenha que se fazer alguns ajustes mínimos, a empresa provavelmente já está na sua fase madura.
É importante reforçar que a definição de maturidade de uma empresa não se dá por um ou dois aspectos, é preciso analisar todos com cuidado, prestando atenção em cada um deles e identificando suas variáveis. O resultado desta análise pode ser fundamental para definir os próximos passos do negócio e tomar decisões mais assertivas a curto prazo.