9 passos para reduzir as dificuldades em sua empresa

Categoria: Geral

Postado em 14 de abril de 2020

Administrar a empresa em tempos de crise requer muito jogo de cintura. Não adianta se desesperar, bem como não é correto pensar que a empresa está imune e ficar sem tomar nenhuma iniciativa.

O foco deve ser empregado em planejamento e medidas estratégicas para reduzir as dificuldades e fazer o negócio sair desse período difícil mais forte.

De acordo com a Pesquisa Global sobre Crises 2019, da PwC Brasil, 7 em cada 10 líderes de empresas enfrentaram uma crise nos últimos 5 anos, e dessas empresas a média de crises experimentadas é superior a 3. 

A pesquisa observou que as empresas que saíram mais fortes das crises tomaram algumas medidas específicas como:

  • Alocação de orçamento
  • Construção de um planejamento
  • Adoção de uma abordagem baseada em fatos
  • Análise da raiz do problema
  • Motivar a equipe a agir como um time

Muitos especialistas dizem que o melhor a se fazer é apostar em metas agressivas e realistas, fazendo da crise uma oportunidade. Aquele clichê do “o que não te mata, te fortalece”. E é  importante pensar que o futuro da empresa depende de como ela está gerenciando a crise agora. 

Quer saber como diminuir os impactos da crise e como se sobressair a ela? Então acompanhe os 9 passos para reduzir as dificuldades na sua empresa que preparamos para você. 

1. Faça um bom planejamento

O planejamento não é garantia de crescimento, mas é fundamental para manter a empresa de pé e saber quais as medidas a serem tomadas. Um bom planejamento deve trazer metas, estratégias, análises de mercado, descoberta dos pontos fortes e fracos da empresa e um plano de ação.

2. Estude novas possibilidades, pense grande!

Períodos de crise podem ser uma oportunidade para inovar, criar ou melhorar produtos e serviços, aumentando as vantagens competitivas do negócio. É o momento de sair da zona de conforto e arriscar, desengavetar aquelas ideias que a empresa almeja  botar em prática há tempos. Com o auxílio de análises de mercado e de um planejamento, é possível tirar tudo do papel de forma estratégica e organizada. 

3. Pesquise e esteja sempre atualizado

Pesquisar e estar bem informado a respeito de tudo é crucial para a tomada de decisões. Um gestor deve estar por dentro das leis a fim de evitar multas e cobranças desnecessárias. Em casos de pandemia, é preciso também saber quais serão as medidas do governo para ajudar as empresas.

4. Conecte-se com seus clientes

O cliente é a razão da existência da empresa e perdê-lo nesse período é tudo o que você precisa evitar. Saiba em quais canais estão seus clientes e procure manter um contato próximo com eles. Interaja, produza conteúdo de valor, enfatize os diferenciais dos seus produtos e serviços, entenda quais são seus desejos, dores e necessidades e mostre que você está disponível para ajudá-lo. 

5. Esteja atento ao fluxo de caixa

Fazer um bom controle do fluxo de caixa, acompanhando as entradas e saídas, ajuda a compreender a situação da empresa e avaliar onde investir recursos ou em quais setores é possível fazer uma redução de custos, caso venha a ser necessário.

6. Invista em marketing digital

É imprescindível que a empresa não apenas esteja presente no mundo digital, como consiga estar em evidência entre os públicos de interesse. Isso é possível a partir de um investimento em marketing digital, que traçará estratégias para impulsionar seu negócio. 

7. Negocie com os fornecedores

Converse com seus grandes fornecedores para tentar reduzir custos. Negocie valores inclusive com empresas de telefonia, internet e outros serviços essenciais. Essas empresas estão preparadas para negociar valores mais baixos para não perder um cliente que já foi fidelizado.

8. Inspire a equipe de colaboradores

Um bom líder sabe a importância de engajar e motivar os colaboradores neste momento a fim de melhorar a performance das atividades e as vendas. Faça reuniões, explique a situação, mostre as medidas que a empresa irá tomar e o quanto é essencial que a equipe trabalhe como um time para atravessar a crise mais forte. 

9. Busque por uma contabilidade consultiva

Com o auxílio de consultores, a empresa atravessa o momento de crise de forma mais leve, pois há profissionais com expertise financeira orientando a tomada de decisões. Além da assertividade atribuída aos processos, a contabilidade consultiva traz uma visão ampla do negócio, o que permite identificar questões que até o momento passavam despercebidas pela empresa.

Não deixe de conferir o e-book “Ações a serem tomadas na crise”  com mais orientações dos nossos consultores para você enfrentar a crise. 

Crescer em um período de crise não é fácil, mas tomando as medidas certas para reduzir as dificuldades isso se torna possível, tudo depende de como sua empresa está fazendo o gerenciamento da crise. E a Gestão Contabilidade tem a expertise que você precisa para atravessar esse momento! Entre já em contato e fale com nossos especialistas!

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