Visual Merchandising: Como ele impacta no dia a dia da loja

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 20 de novembro de 2019

3 minutos

Portrait Of Female Owner Of Independent Clothing And Gift Store

Ter uma loja física de sucesso nos dias atuais de forte concorrência com o meio digital requer diferenciais que mexam com os sentidos do seu cliente. E é aí que entra o Visual Merchandising, uma área do marketing que tem a função de trabalhar a experiência do cliente ao manter contato com sua marca.

A partir do momento que você envolve seu cliente com sua marca e faz ele sentir prazer em comprar em sua loja, você passa a contar com uma estratégia impossível de se conquistar no ambiente virtual. Porém, para que isso seja feito com excelência, vários aspectos precisam ser considerados, desde o ambiente da sua loja até a sensação que você transmite para quem passa pela sua porta de entrada.

Para você saber mais sobre o Visual Merchandising e como essa estratégia pode impactar positivamente em seu negócio, preparamos este artigo. Leia agora mesmo e veja como fortalecer ainda mais seu negócio!

O que é o Visual Merchandising?

O Visual Merchandising pode ser encarado como uma das principais estratégias de marketing de varejo, e que visa criar no ponto de venda um ambiente que seja acolhedor ao cliente, ao mesmo tempo que o estimule a comprar e retornar ao seu empreendimento. Ou seja, tenta criar um ambiente favorável ao engajamento das pessoas à sua marca.

Para isso, diversas áreas se unem, como o design, o layout, a comunicação, a decoração e a organização, trabalhando para — de forma conjunta — influenciar nas decisões de compra dos clientes.

Além do aspecto visual, o Visual Merchandising também é um ferramenta que precisa envolver todos os seus colaboradores, que precisam entender claramente qual o propósito da sua marca e tentar transmitir isso aos clientes, criando ainda um ambiente favorável e amigável. Além disso, é vital que dentro das ações do Visual Merchandising sua equipe de vendas esteja sempre atenta ao impacto que causarão no público-alvo.

Quais as vantagens do Visual Merchandising?

Imagine você entrar em uma loja e sua primeira impressão ser um “uau!” Sentir-se bem no espaço, ver os produtos organizados de forma que você encontre o que precisa de forma intuitiva, saber o valor de cada item facilmente, ser bem atendido e ter um atendimento no caixa excelente. Certamente, você voltará a loja assim que possível e pode inclusive a recomendar a amigos. Esse é o objetivo dessa estratégia de marketing.

Para que o descrito logo acima seja alcançado com plenitude, várias áreas precisam trabalhar de forma interligada, para permitir que a experiência do cliente em sua loja seja sempre acima da média. Em dias atuais, onde a concorrência é enorme principalmente com o e-commerce, ter uma estratégia de visual merchandising é o básico para o sucesso de qualquer negócio.

Por isso, ao se trabalhar o Visual Merchandising é importante ter em mente que várias áreas precisam ser planejadas, visando sempre:

A satisfação do cliente

Esse é o objetivo principal e a partir do momento que você atinge esse ponto, seu cliente é fidelizado em sua loja e torna-se recorrente. Isso lhe dá maior retorno em suas ações de marketing — já que reduz seu custo por aquisição de cliente (CAC) — e maximiza suas receitas.

É importante você lembrar que não basta seu produto ser excelente, se todo o conjunto que o cerca não seguir a mesma linha. Lembre-se sempre que seu cliente precisa sentir-se satisfeito em comprar em sua loja, sair de lá com a sensação que fez um excelente negócio e que tal produto irá ser útil ao seu dia a dia. E qualquer item, se possuir uma estratégia de Visual Merchandising bem elaborada, consegue causar isso.

Fortalecimento da marca

Outra função do Visual Merchandising é o fortalecimento da marca. Afinal de contas, quando o consumidor sabe que na sua loja ele terá um ambiente único, que naquele local ele é tratado de forma diferenciada e prazerosa, e isso ativará áreas do cérebro dentro do neuromarketing que o tornarão defensor da sua marca.

A partir do momento que isso ocorre, sua empresa atinge um novo patamar e ganha um diferencial em relação a concorrência. Desta forma, uma estratégia de Visual Merchandising bem feita pode transformar sua loja.

Identidade única

É importante que dentro da estratégia de Visual Merchandising a personalidade da empresa e qual seu propósito esteja sempre definido e bastante claro a todos. Nos dias atuais, mais que preço, as pessoas procuram comprar experiências e propósitos. Logo, se você deixar isso evidente ao seu cliente, amplia suas possibilidades de vendas.

Coloque o Visual Merchandising em prática

Agora que você entendeu o que é o Visual Merchandising e qual seu propósito, é hora de colocá-lo em prática. Para isso, mudanças e intervenções podem ser necessárias em sua loja, com o objetivo de adequar o ambiente a uma melhor experiência de seus clientes. 

O primeiro passo é investir no layout e ambientação da sua loja. Tenha em mente sempre que produto você vende e como é possível deixá-los mais atrativos ao seu consumidor ao trabalhar o ambiente. Cores, espaços, iluminação, tudo precisa ser pensado de forma a deixar o ambiente único e que siga o conceito da sua marca. 

Dentro do Visual Merchandising você pode explorar o conceito de Brand Sense, que tem a função de estimular os sentidos do cliente. Por isso, considere o que ele irá ver, ouvir e sentir ao caminhar por sua loja. Desta forma, escolha uma playlist condizente com sua marca para usar como música ambiente, use cores e formas que remetam à sua marca, e se possível, estimule o olfato de seus cliente com um perfume específico e agradável — ao ligar um cheiro a uma marca você estimula a memória do seu cliente a sempre que sentir tal perfume já fazer ligação com sua loja.

Além de explorar os sentidos do seu cliente, deixe o ambiente da sua loja agradável: seu cliente precisa se sentir acolhido. Isso quer dizer que seu espaço não precisa ser grande, com pufs e ambientes diferenciados, apenas que a circulação possa ser feita facilmente em sem incômodos. Não esqueça da climatização do espaço, da iluminação agradável, dos provadores que permitam um momento de experiência do cliente, e informações de preços sempre visíveis. 

Fortaleça sua loja

Como você viu em nosso artigo, uma estratégia bem elaborada de Visual Merchandising pode dar o impulso necessário para sua loja se destacar frente à concorrência e decolar em termos de faturamento. O mais importante dentro dessa estratégia de marketing está em manter a identidade do seu negócio, o diferenciando no mercado e oferecendo uma experiência única ao seu cliente.

Nesta área, você pode contar também com o apoio de um profissional especialista no segmento, que auxiliará você na elaboração do seu planejamento e dará mais assertividade aos resultados. Aqui na Gestão Contabilidade, possuímos consultores de varejo, que têm a expertise necessária para elaborar o melhor planejamento de Visual Merchandising para o seu negócio. 

Se gostou de nosso artigo sobre Visual Merchandising, e como ele impacta no dia a dia da sua loja, confira também o post que preparamos sobre dicas para vitrines de Natal e como aplicar também em sua loja. Boa leitura!

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