Gestão financeira no varejo: Como funciona?

Categoria: Gestão financeira

Postado em 12 de dezembro de 2019

2 minutos

A falta de uma gestão financeira no varejo está entre os maiores responsáveis pelo fim precoce das empresas. Sem um controle eficiente, os empresários não possuem um controle de receitas e despesas e o resultado pode ser devastador para os negócios.

Tais informações são corroboradas pela pesquisa “Sobrevivência das Empresas no Brasil” feita pelo Sebrae, que aponta que entre as principais causas de fechamento de empresas no Brasil estão a falta de planejamento financeiro. E esse trabalho vai muito além de apenas anotar tudo o que vendeu e o que comprou em uma caderneta. É necessário considerar todas as variáveis do negócio, como logística, estoque, encargos, entre outros.

Para você entender profundamente a importância da gestão financeira para loja, confira este post e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é gestão financeira no varejo?

A gestão financeira no varejo pode ser definida como um conjunto de medidas administrativas, com o objetivo de planejar e fazer o controle e análise das atividades financeiras da empresa. Nela, estão itens como investimentos, despesas, lucros, financiamentos, empréstimos, entre outros.

Desta forma, uma gestão financeira no varejo bem feita permite que a loja possa estipular metas, prazos e analise se os resultados estão dentro daquilo inicialmente planejado. Isso permite ainda que seja possível se atingir bons resultados com maior facilidade.

Entre os principais erros de uma gestão financeira no varejo, podemos citar:

  • Misturar as contas pessoais com a da loja
  • Deixar de registrar contas e operações
  • Não fazer o controle de estoque
  • Ignorar o fluxo de caixa

Como fazer uma gestão financeira inteligente?

Uma das formas de conseguir fazer uma gestão financeira inteligente é a incorporar na cultura da empresa. A partir do momento que o trabalho passa a ser feito diariamente, torna-se muito mais fácil seu controle e as chances de ocorrer qualquer erro é reduzido a praticamente zero.

Outra sugestão é incorporar o processo às responsabilidades dos colaboradores. Assim, todos contribuem para o lançamento das informações, porém é fundamental que um monitoramento seja feito constantemente no fluxo de caixa, a fim de garantir que as informações estão sendo lançadas corretamente.

Ainda sobre a contribuição dos funcionários da loja na gestão financeira para loja, é importante ressaltar que todos devem acompanhar, por meio de indicadores, como está a movimentação financeira da empresa. Ao se desenvolver e padronizar políticas de gerenciamento, estimula-se toda a equipe a contribuir para o crescimento do negócio.

Faça o gerenciamento do fluxo de caixa

Outra importante medida a se tomar para uma eficaz gestão financeira no varejo está no controle e gerenciamento do fluxo de caixa. Para isso, deve-se padronizar e desenvolver políticas de gestão, a integrando em todo o seu negócio.

Nesta gestão de fluxo de caixa é necessário estar atento a previsão, ao orçamento e ao financiamento do caixa. Ela deve ainda se concentrar nas cobranças, aquisições e também nos pagamentos de todo o setor ou departamento da loja.

É importante ainda ressaltar que o fluxo de caixa não envolve apenas o lado financeiro. A redução de desperdícios, o corte de custos em itens considerados desnecessários, e a venda de produtos também precisam ser atrelados ao fluxo para uma correta gestão financeira no varejo. Algumas empresas ainda dão bonificações aos funcionários conforme seus objetivos alcançados dentro do fluxo de caixa.

Estabelecer metas financeiras é outra poderosa ferramenta para uma organização financeira para loja. Com ela, é possível reduzir custos e desperdícios, aumentar a conformidade entre a previsão orçamentária e os gastos gerais, obter melhor estrutura financeira para a loja, aumentar a disponibilidade monetária para o caixa para eventual urgência, analisar indicadores evitando a perda de dinheiro em situações de risco, entre outros. 

Use a tecnologia na gestão financeira no varejo

Para um acompanhamento profissional de toda a gestão financeira para loja, o recomendado é contar com a tecnologia a seu favor. Usar um ERP (Enterprise Resource Planning) que tenha um bom módulo financeiro auxilia no controle do fluxo do caixa, otimiza processos e permite a melhora do planejamento financeiro do negócio.

O uso de um software de gestão integrada garante ainda que seja possível trocar informações entre os departamentos da empresa, além de garantir que o acompanhamento das informações de entradas e saídas da empresa possam ser feitas em tempo real. Isso beneficia o próprio fluxo de caixa e otimiza o trabalho do gestor financeiro da empresa.

Usar um ERP para gestão financeira no varejo garante ainda um maior controle de estoque na empresa, evitando gastos desnecessários na aquisição de novos produtos que possuem baixa procura por parte dos clientes. Assim, você passa a ter em estoque os itens que apresentam maior rotatividade, otimizando seus investimentos e tendo melhor retorno financeiro.

Lembre-se que é fundamental ter um controle eficiente do estoque para garantir uma gestão financeira realista. Isso evita que o empresário tenha altos gastos com estoque de mercadorias que possuem baixa saída. Ao se usar a tecnologia ao seu favor, integrando todos os departamentos por meio de um software, esse problema deixa de existir.

Como você acompanhou em nosso artigo, uma gestão financeira no varejo é de fundamental importância para o seu negócio, garantindo um acompanhamento em tempo real de todos os setores, seu fluxo de caixa e conhecendo como está o desempenho das vendas. Deixar de dar a devida a atenção à gestão financeira pode ser um erro terrível para o futuro do seu negócio.

A Gestão Contabilidade tem entre suas soluções a Gestão Financeira, com controle eficiente das suas contas a pagar e receber, cuidados com sua rotina financeira com emissão de boletos. conciliação da sua conta bancária, e análise de suas receitas e despesas, o informando em tempo real de todo o processo por meio da inovadora contabilidade digital.

Ter uma gestão financeira no varejo é fundamental para sua loja, e terceirizar o serviço pode lhe garantir maior eficiência em sua empresa. Que tal contar com este serviço da Gestão Contabilidade também em sua empresa? Entre em contato com a gente e veja como tudo pode ser mais simples!

Comentários

Receba os destaques por e-mail