Saiba como organizar as finanças da sua empresa

Categoria: Gestão financeira

Postado em 13 de março de 2020

7 minutos

As finanças de uma empresa são muito importantes para manter o negócio em pleno funcionamento, sem riscos para a saúde financeira.

Nos pequenos negócios, às vezes, é comum que seus gestores misturem as finanças da empresa com as finanças pessoais. E tal problema se configura apenas como um dos muitos que eles enfrentam na hora de organizar as finanças da empresa.

Mesmo assim, essa desordem não é motivo para alardes, pois com um pouco de esforço é possível organizar tudo. Mas, é preciso agir rapidamente, antes que seja tarde demais.

Isso porque o mercado não costuma oferecer muita margem para erros, o que pode se transformar em um risco para os negócios.

Quando o gestor se dedica a organizar as finanças da empresa, consegue levantar custos, contabilizar desperdícios e identificar o nível exato de endividamento.

Além disso, enxerga melhor os investimentos necessários que têm se mostrado boas opções para a empresa. 

No entanto, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas ao organizar suas próprias finanças, parecendo impossível organizar a da instituição.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para fazer isso e explicar porque o controle de gastos e o planejamento estratégico são importantes.

Por que o controle de gastos é importante para as empresas?

Em um mercado cada vez mais competitivo, o controle de gastos se tornou indispensável para a sobrevivência dos negócios. É ele que mantém as empresas competitivas.

Sem esse controle, a rentabilidade pode ficar comprometida, trazendo dificuldades para que a empresa atinja suas metas e objetivos. E dentre os principais benefícios do controle de gastos estão:

Maior visão sobre o fluxo de recursos

O controle de gastos permite que o gestor tenha uma visão muito mais abrangente sobre os recursos monetários da organização. Isso evita o desperdício de verba, resolvendo rapidamente os problemas.

Estruturação do orçamento com qualidade

O controle de gastos também possibilita que uma locadora de gerador a diesel branco enxergue melhor como o seu orçamento é estruturado.

Isso otimiza o planejamento, trazendo mais transparência e objetividade para a administração financeira dos negócios. 

Como consequência há um impacto positivo em todos os processos, como as rotinas administrativas e todas as outras atividades.

Identificação de desperdícios

As metas de gastos são importantes e devem ser atingidas, quando isso não acontece, o gestor consegue identificar rapidamente, por causa do controle de gastos. 

Assim fica mais fácil avaliar pontos que precisam de mais investimento.

Melhora a tomada de decisões

Até mesmo as tomadas de decisão são impactadas positivamente, quando uma empresa de cenografia para shows aplica um controle de gastos.

Isso permite que ela avalie os melhores investimentos estratégicos e o impacto em sua rentabilidade. Tal atitude permite que a empresa mantenha a sua competitividade no mercado sempre a um nível elevado.

Importância do planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um recurso que ajuda as empresas a alcançarem os seus objetivos, e assim como o controle de gastos ele é importante.

Esse planejamento é necessário porque é ele que descreve o caminho que uma empresa deve percorrer para atingir os seus objetivos. 

Além de oferecer essa orientação estratégica, ele orienta especificamente algumas áreas, como:

  • Financeiro;
  • Marketing;
  • Recursos Humanos;
  • Logística.

Para montá-lo corretamente, é necessário que o gestor considere alguns aspectos fundamentais, tais como:

Reunir a equipe de gestores

Cada gestor ou supervisor sabe exatamente o que acontece em seu setor.  Por isso, ele entende as necessidades e desafios que vem enfrentado, sendo importante considerar a opinião de cada um na hora de montar o planejamento estratégico.

Analisar o cenário

É importante levantar pontos altos e baixos da empresa para identificar, também, em qual cenário ela está inserida. 

Sendo assim, é importante que os gestores de uma cafeteria com barista profissional identifique fatores internos e externos que impactam a realidade.

Nessa etapa é possível identificar ameaças e oportunidades que envolvam o desenvolvimento e o crescimento da empresa. 

Para uma boa análise, é importante questionar forças econômicas, tecnológicas, sociais e político-sociais.

Atentar-se ao comportamento do público-alvo

Assim como o mercado muda constantemente, os consumidores também. Por isso, é importante observar anseios, necessidades, objetivos e padrões de consumo do público.

Além disso, é indispensável observar aquelas ações da empresa que dão certo e trazem bons resultados para que sempre possam ser aprimoradas.

Definir metas claras e métricas para avaliar os resultados

Metas e objetivos devem ser realistas e alcançáveis, tendo prazos bem definidos. 

Além disso, também é importante ter em mente como, quando e o que é necessário para alcançar os resultados esperados.

Tanto o controle de gastos como o planejamento estratégico são fundamentais para as organizações. 

Mas, é a gestão financeira que vai fazer uma empresa de locação de utensílios para festa crescer consideravelmente. No entanto, é importante saber como organizá-la.

Como organizar a gestão financeira das empresas

Ter o setor financeiro de uma empresa é fundamental para que ela se mantenha ativa e competitiva no mercado, podendo crescer. Mas, para isso, é necessário:

Exercitar a disciplina

A disciplina é muito importante e deve ser cultivada continuamente. 

Isso porque as empresas precisam acompanhar de perto os indicadores de desempenho, como faturamento, custos fixos, custo total, lucro nominal, margem de lucro e nível de endividamento.

Separar as contas

Misturar as contas pessoais com as da empresa é um erro grave. Apesar de ser um erro comum, é imprescindível organizar de maneira rigorosa todos os recursos destinados à empresa e oriundos dela.

Além disso, esses recursos nunca devem se misturar com os da conta pessoal do gestor, pois são verbas destinadas a necessidades diferentes e não tem como não separá-las.

Conhecer bem os prazos

É importante ter plena consciência dos prazos e também datas de recebimentos e vencimento das contas. Essa atitude evita atrasos que geram multas e juros.

Conhecer os prazos é a primeira atitude construtiva para melhorar e controlar o fluxo de caixa. 

Além disso, uma empresa de locação de games para eventos precisa estabelecer prioridades para tudo o que for de médio e longo e curto prazo.

Principalmente quando se trata de dívidas, é indispensável saber quais são as que têm o prazo mais curto.

Definir um orçamento anual

Existem investimentos que podem se mostrar uma excelente oportunidade, mas sempre devem ser bem controlados e calculados para não desestabilizarem os negócios.

Um exemplo seria contratar um novo serviço, expandir um setor, contratar novos colaboradores, comprar ferramentas, entre outros. Mas, é importante fazer um orçamento anual antes de investir.

Esse planejamento ajuda a estabelecer um valor limite para o investimento, que pode ser aplicado sem trazer prejuízos. 

Mas, antes é importante fazer uma reunião com todos os envolvidos, para planejar adequadamente.

Gerir os fornecedores

Fazer a gestão dos fornecedores é uma das atividades que mais preocupam negócios de diversos setores, como uma empresa de limpeza para eventos.

Muitas vezes, as instituições possuem mais de um fornecedor, o que exige uma administração ainda melhor deles. 

Um caos mal administrado pode impactar o setor financeiro, trazendo diversos problemas.

Por conta disso, é importante fazer uma análise da lista de fornecedores e manter um bom relacionamento com todos eles.

Negociar condições de pagamento

Além de ter um bom relacionamento com aqueles que fazem negócio, uma empresa de filmagem de festas e eventos precisa conquistar boas opções de pagamento.

Para isso, é importante ajustar prazos e negociar valores e parcelamentos para evitar valores altos de pagamento de uma só vez. 

Isso pode acarretar atrasos que geram juros excessivos, transformando o problema em uma bola de neve.

Por isso, é necessário avaliar quais são as melhores opções para o setor financeiro, analisando todas as transações e opções envolvidas.

Controlar estoque

Uma das melhores estratégias para uma organização financeira é controlar o estoque rigidamente. 

Uma loja que venda tenda sanfonada e outros produtos não pode acumular muitos itens, e deve sempre organizar o seu estoque de acordo com o fluxo de saída de produtos.

Por isso é importante calcular bem essa saída, criando somente o abastecimento necessário, evitando perder vendas ou acumular produtos.

Usar uma solução tecnológica

Atualmente, existem muitos softwares que ajudam a controlar a vida financeira das empresas de maneira muito eficiente. 

Eles podem ser aplicados tanto em pequenas quanto em médias empresas, auxiliando nas decisões financeiras e fazendo o negócio crescer.

Isso porque, organizar a saúde financeira dos negócios exige atenção em diferentes pontos, mas com paciência e dedicação, é possível colocar tudo nos eixos. 

E quando isso acontece, fica mais fácil crescer e investir nesse crescimento.

A organização financeira de uma empresa é fundamental para que ela se mantenha sempre presente no mercado, competitiva e entregando produtos e serviços de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Comentários

Receba os destaques por e-mail