Ticket médio: O que é e como calcular

Categoria: Gestão financeira

Postado em 28 de junho de 2019

3 minutos

Entrepreneur making notes while looking at mobile phone. Young businessman sitting at his desk in office working with papers while seated in front of desktop computers.

Quando você ouve a expressão ‘’Ticket Médio’’ você sabe do que se trata e como calcular? Esse é um importante indicador financeiro que pode ajudar avaliar o desempenho da sua empresa e implementar medidas que servem para elevar a receita da sua empresa. 

Através do Ticket médio você pode ver quanto você fatura por cliente. Você já tem essa informação? Não? Então esse texto é pra você, veja:

O que é ticket médio?

Resumidamente, ticket médio é um indicador de desempenho que fornece o valor médio do dinheiro ganho por cliente, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas em determinado período. 

Também é possível calcular o ticket médio de forma mais específica, por exemplo, de determinado produto ou serviço oferecido pela sua empresa. 

Esse indicador financeiro oferece informações valiosas para elaboração do planejamento de vendas e melhorar os resultados do seu negócio. Porém é interessante ressaltar que esses valores devem ser avaliado com base no histórico de outros períodos, um valor isolado não diz nada sobre o seu negócio. 

De modo geral, o aumento do ticket médio é um bom sinal porque indica que os clientes estão gastando mais a cada compra.

Como calcular o valor do Ticket médio?

Para chegar ao valor do ticket médio, uma conta muito simples deve ser feita. Você pode realizar esse cálculo em três passos, veja:

1# Primeiro determine um período, pode ser um dia, uma semana ou um mês. 

2# Depois, verifique quantos clientes foram atendidos e o valor que você ganhou vendendo.

3# Faça a divisão desse valor pelos clientes.

Dessa forma você pode perceber que o ticket médio tem uma relação direta com a fatia de mercado que uma empresa atende. Quando você realiza esses cálculos você consegue avaliar quais medidas você precisa tomar.

Como evoluir o ticket médio da minha empresa? 

Uma forma que pode ser utilizada para aumentar o ticket médio do seu negócio é realizar um estudo de caso. Temos também o benchmarking, que consiste em ser uma técnica de posicionamento de mercado tomando como referência os concorrentes. 

Separamos algumas dicas práticas pra você aumentar o ticket médio da sua empresa, veja:

Aumente a variedade de produtos:

Eleve o mix de produtos da sua empresa com a finalidade de oferecer uma solução para outros problemas do seus clientes. Por exemplo, você tem um posto de gasolina, oferece também produtos relacionados a manutenção do veículo, como por exemplo óleo ou limpadores de para-brisa.

Invista no treinamento dos vendedores:

Investir no treinamento dos vendedores é uma forma de investimento indireto na sua empresa. Uma vez que sua empresa conta com uma equipe de vendas qualificada, o seu ticket médio aumenta, porque a sua equipe começa a desempenhar suas atividades de forma mais assertiva.

Melhore seu atendimento:

Os consumidores costumam optar por empresas que capricham no atendimento. Automatize processos, com a finalidade de oferecer uma solução de forma ágil para o seu consumidor. Lembre-se a venda dos seus produtos e consequentemente o aumento do seu ticket médio dependem de uma boa comunicação. 

Faça promoções e ofereça desconto:

Produto parado no estoque é dinheiro que não entra no caixa. Por isso, ofereça promoções para os seus clientes com a finalidade de não deixar os produtos parados no estoque. Oferecer descontos, como por exemplo, ao pagar à vista, é uma forma bem interessante que você pode utilizar, também.

Fidelize seus clientes:

Manter um bom relacionamento com seus clientes é essencial para que o seu ticket médio aumente. Uma vez que seu cliente começa a ter preferência pela sua empresa, ele começa a gastar mais nela. 

Conte com o seu contador:

O contador é uma peça fundamental na tomada de decisões da sua empresa. Ele pode te auxiliar a aumentar o ticket médio da sua empresa te ajudando com detalhes como precificação dos seus produtos, por exemplo. 

A Gestão Contabilidade conta com um time especializado de contadores que estão prontos para ajudar a aumentar os resultados da sua empresa.

Vamos conversar?


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