Quando você ouve a expressão ‘’Ticket Médio’’ você sabe do que se trata e como calcular? Esse é um importante indicador financeiro que pode ajudar avaliar o desempenho da sua empresa e implementar medidas que servem para elevar a receita da sua empresa.
Através do Ticket médio você pode ver quanto você fatura por cliente. Você já tem essa informação? Não? Então esse texto é pra você, veja:
O que é ticket médio?
Resumidamente, ticket médio é um indicador de desempenho que fornece o valor médio do dinheiro ganho por cliente, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas em determinado período.
Também é possível calcular o ticket médio de forma mais específica, por exemplo, de determinado produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
Esse indicador financeiro oferece informações valiosas para elaboração do planejamento de vendas e melhorar os resultados do seu negócio. Porém é interessante ressaltar que esses valores devem ser avaliado com base no histórico de outros períodos, um valor isolado não diz nada sobre o seu negócio.
De modo geral, o aumento do ticket médio é um bom sinal porque indica que os clientes estão gastando mais a cada compra.
Como calcular o valor do Ticket médio?
Para chegar ao valor do ticket médio, uma conta muito simples deve ser feita. Você pode realizar esse cálculo em três passos, veja:
1# Primeiro determine um período, pode ser um dia, uma semana ou um mês.
2# Depois, verifique quantos clientes foram atendidos e o valor que você ganhou vendendo.
3# Faça a divisão desse valor pelos clientes.
Dessa forma você pode perceber que o ticket médio tem uma relação direta com a fatia de mercado que uma empresa atende. Quando você realiza esses cálculos você consegue avaliar quais medidas você precisa tomar.
Como evoluir o ticket médio da minha empresa?
Uma forma que pode ser utilizada para aumentar o ticket médio do seu negócio é realizar um estudo de caso. Temos também o benchmarking, que consiste em ser uma técnica de posicionamento de mercado tomando como referência os concorrentes.
Separamos algumas dicas práticas pra você aumentar o ticket médio da sua empresa, veja:
Aumente a variedade de produtos:
Eleve o mix de produtos da sua empresa com a finalidade de oferecer uma solução para outros problemas do seus clientes. Por exemplo, você tem um posto de gasolina, oferece também produtos relacionados a manutenção do veículo, como por exemplo óleo ou limpadores de para-brisa.
Invista no treinamento dos vendedores:
Investir no treinamento dos vendedores é uma forma de investimento indireto na sua empresa. Uma vez que sua empresa conta com uma equipe de vendas qualificada, o seu ticket médio aumenta, porque a sua equipe começa a desempenhar suas atividades de forma mais assertiva.
Melhore seu atendimento:
Os consumidores costumam optar por empresas que capricham no atendimento. Automatize processos, com a finalidade de oferecer uma solução de forma ágil para o seu consumidor. Lembre-se a venda dos seus produtos e consequentemente o aumento do seu ticket médio dependem de uma boa comunicação.
Faça promoções e ofereça desconto:
Produto parado no estoque é dinheiro que não entra no caixa. Por isso, ofereça promoções para os seus clientes com a finalidade de não deixar os produtos parados no estoque. Oferecer descontos, como por exemplo, ao pagar à vista, é uma forma bem interessante que você pode utilizar, também.
Fidelize seus clientes:
Manter um bom relacionamento com seus clientes é essencial para que o seu ticket médio aumente. Uma vez que seu cliente começa a ter preferência pela sua empresa, ele começa a gastar mais nela.
Conte com o seu contador:
O contador é uma peça fundamental na tomada de decisões da sua empresa. Ele pode te auxiliar a aumentar o ticket médio da sua empresa te ajudando com detalhes como precificação dos seus produtos, por exemplo.
A Gestão Contabilidade conta com um time especializado de contadores que estão prontos para ajudar a aumentar os resultados da sua empresa.