Sua empresa sabe qual é o primeiro passo rumo a transformação digital?

A transformação digital veio para otimizar o dia a dia dentro das empresas. Incorpora o uso da tecnologia para desburocratizar processos, também para solucionar problemas corriqueiros e tradicionais. Por conta disso, está se tornado tão importante e necessária.

O grande problema é que muitos empreendedores ainda não sabem como incorporar a transformação digital nos seus negócios e, assim, acabam  correndo o risco de serem ultrapassados. 

Segundo o relatório do IDC Brasil, a previsão otimista aponta para crescimento dos gastos com TI a algo próximo aos 2% em 2020, subindo para 6,5% em 2021. No cenário pessimista, a taxa é de retração entre 5% e 5,5% em 2020, com recuperação leve em 2021, crescendo uns 4%.

No entanto, o volume de startups no País mais que triplicou de 2015 a 2019, passando de 4.151 para 12.727 (um salto de 207%), segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Tanto que atualmente existem 12.800 startups mapeadas em sua base (Startupbase) e a média de crescimento é de 26,75% por ano. 

Para ajudar estes novos empreendedores na transformação digital veja esse post para esclarecer as principais dúvidas: “Como preparar a minha empresa de tecnologia para a transformação digital?” “Por que a transformação dos negócios é tão importante para o futuro da minha empresa?”

Esperamos que goste. Boa leitura! 🙂   

Transformação dos negócios: o primeiro passo está na contabilidade digital 

A contabilidade digital chegou para revolucionar tudo que já se sabe sobre  serviços contábeis.

Sai do tradicional, em que os escritórios apenas oferecem serviços de praxe como digitação de lançamentos, emissão de guias e fechamento de balanços, para entregar uma contabilidade consultiva para o cliente.

Incorpora novas tecnologias e ferramentas, novos processos e métodos, o que possibilita maior eficiência na rotina dos escritórios. 

O aumento de produtividade garante mais tempo para o contador ajudar os seus clientes, que passam a gerenciar os negócios e traçar as estratégias com muito mais assertividade.

Para aqueles que ainda não sabem como incorporar a transformação digital dentro da empresa, a nova contabilidade é considerada a melhor das alternativas. Afinal, o empresário pode se beneficiar de serviços contábeis mais eficazes e ações consultivas de qualidade.

Legal, não?

Como a contabilidade digital ajuda na transformação da empresa?

A nova contabilidade usa da tecnologia para desburocratizar processos e agilizar os serviços contábeis.

Usa de soluções tecnológicas, processos e métodos mais modernos de trabalho como, por exemplo, um software contábil, que proporciona uma contabilidade mais inteligente e livre de erros. 

A automação de tarefas permite que o contador acesse informações de qualidade mais rápido, além de possibilitar que os empreendedores possam acompanhar o desempenho dos seus negócios em tempo real.

Como pode verificar indicadores de desempenho e relatórios atualizados da empresa, de qualquer lugar, a qualquer hora, o profissional contábil consegue assessorar os clientes antes de qualquer tomada de decisão.

E uma vez que o contador instrui o empresário a direcionar as estratégias e os investimentos para o caminho certo, as empresas conseguem alcançar resultados muito mais positivos em menos tempo. 

Não só isso, alavancar os negócios e fazer com que a empresa  sobressaia e se torne ainda mais competitiva no mercado.   

O serviço especializado de contabilidade acaba com grande parte das dores de cabeça da empresa de TI. Quando o escritório contábil conta com profissionais capacitados para atuar com tecnologia, o cliente passa a dispor de uma consultoria categorizada. 

Veja aqui como a contabilidade digital pode ajudar o seu negócio!

Transformação digital: uma necessidade para as empresas do futuro

Hoje, as empresas que querem se manter competitivas no mercado precisam abraçar a transformação digital o quanto antes. Do contrário, é só questão de tempo até serem superadas pela concorrência.

A cada dia que passa, empresas novas e mais bem preparadas abrem as portas, obrigando centenas de empresários a inovar continuamente para competirem pelo cliente.

Aquelas que fecham os olhos para essa realidade ou ignoram a importância da transformação, podem acabar perdidas quanto ao que fazer e como manter os negócios funcionando diante da competitividade.

Ou seja, a contabilidade de empresas digitais é fundamental para acompanhar o desempenho da empresa e transformar números em oportunidades de crescimento.

Logo, a contabilidade de empresas digitais faz esse papel de coletar, organizar e analisar os dados da empresa. Mantém tudo em ordem com a legislação, controla o caixa e fornece relatórios cheios de dados para a tomada de decisões. 

O contador é visto como o profissional responsável por calcular e emitir guias de impostos, fechar o balanço da empresa e cuidar de rotinas burocráticas como folha de pagamento e lançamentos fiscais, certo?

Sim, ele faz tudo isso e muito mais, pois a contabilidade evoluiu para ficar mais próxima da gestão e ajudar os empreendedores a crescer e prosperar. 

Com as empresas digitais, não é diferente: a contabilidade atua no suporte à gestão e garante a saúde financeira do negócio.

Assim, o contador age como um parceiro estratégico que ajuda você a ter uma visão ampla do seu negócio, fazer projeções financeiras, aproveitar oportunidades do mercado e otimizar o uso dos seus recursos no meio digital. A empresa que quer crescer sólida e garantir um espaço no futuro precisa ter a mentalidade voltada para a mudança. 

Também deve contar com um escritório de contabilidade que se transformou, e que é capaz de instruir a empresa nesse período de transformação. 

O seu escritório contábil também precisa abraçar a transformação digital  

Assim como em vários setores, a contabilidade que atende o segmento de tecnologia também precisa abraçar a transformação digital. Primeiro, para poder ser consultiva e segundo para entregar mais valor ao cliente.

Se o escritório contábil não estiver inserido nesse contexto e continuar ultrapassado, como o contador vai ajudar a empresa a se preparar para o futuro? 

Ele simplesmente não consegue, afinal não está preparado.

A sua contabilidade entrega valor? É consultiva? Seu contador ajuda a direcionar o crescimento da sua empresa? Se a resposta para todas essas perguntas for “não”, talvez esteja na hora de você rever os seus serviços contábeis. Gostou do tema?

Compartilhe:

Categorias

Newsletter

Se informe das novidades do setor e receba dicas para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Redes Sociais

Materiais Gratuitos