5 motivos para terceirizar o setor financeiro de startups e empresas de tecnologia

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 1 de junho de 2021

A terceirização financeira ou BPO (Business Process Outsourcing) está se consolidando como um recurso para companhias que pretendem ganhar competitividade, principalmente startups e empresas de tecnologia

O BPO financeiro significa terceirizar todas as atividades financeiras da sua empresa de tecnologia, visando garantir a eficiência operacional, otimizar a gestão e melhorar os resultados. No entanto, é preciso que esse serviço seja feito por profissionais treinados e especializados em gestão financeira, e que possam atuar também na contabilidade digital e consultiva.

Já imaginou quanto custaria implementar um departamento na área financeira da sua empresa com diferentes perfis de profissionais? Veja, neste post, 5 motivos para terceirizar o setor financeiro da sua empresa de tecnologia.

Quais são as vantagens de terceirizar sua gestão financeira?

Conheça abaixo 5 vantagens da terceirização financeira na empresa de tecnologia e startups:

1. Time profissional especializado: ao contratar um escritório contábil para sua empresa de tecnologia ou startup, você contará com time de profissionais e experiências necessárias para entregar números, análises e recomendações. Quando a empresa de tecnologia contrata um serviço de BPO financeiro, todas as suas atividades relacionadas às finanças serão responsabilidade de um time especializado. Veja as atividades financeiras que podem ser terceirizadas:

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Fechamento de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Gestão de todos os recebíveis;
  • Emissão de documentos fiscais;
  • Elaboração de relatórios financeiros;
  • Análise de indicadores de desempenho;
  • Auditorias financeira e administrativa.

2. Inovação de tecnologias: o escritório contábil terceirizado precisa estar atualizado com a automação das atividades. Hoje a contabilidade digital e consultiva oferece acesso rápido a dados, relatórios e informações da empresa. Assim, é possível acompanhar a situação dos seus negócios, em tempo real, e direcionar os investimentos de modo muito mais estratégico.    

3. Processos ágeis e personalizados: os processos contábeis terceirizados também aumentam em qualidade. Afinal, o escritório contábil possui mais know-how e melhores capacidades técnicas. 

Além disso, oferece mais flexibilidade. Um nível maior de especialização e um foco mais forte no setor financeiro da empresa de tecnologia abrem novas oportunidades. Toda a empresa torna-se mais ágil e flexível para reagir a mudanças repentinas no mercado ou ambiente de negócios.

Os profissionais especializados oferecem também uma contabilidade digital e consultiva de maneira mais rápida, fácil e competente. Dessa forma, a empresa de tecnologia se mantém sempre atualizada.

4. Redução de custos: com a terceirização do setor financeiro, a empresa economiza com a implementação de softwares necessários para o desenvolvimento do trabalho. Assim, o ganho não é somente financeiro, mas de tempo também, já que todo o processo de migração, treinamentos e definição de parâmetros são feitos pelo parceiro contratado. 

Além disso, sua empresa não terá despesas financeiras com a instalação de um novo departamento, o recrutamento de novos funcionários, a formação, locais de trabalho e equipamentos. Os modelos de custo do BPO são variáveis e podem dar à empresa maior margem de manobra financeira.

5. Decisões compartilhadas: Na terceirização financeira, além da economia de tempo e de custos, você ainda conta com a assessoria e consultoria de uma empresa especializada, diminui o risco operacional, e tem possibilidade de acessar todos os dados e movimentações em tempo real e de qualquer lugar. Sua empresa de tecnologia não está sozinha na tomada de decisões, pois a terceirização financeira oferece um time consultivo e especializado. 

O que é a contabilidade digital e consultiva

A contabilidade digital e consultiva não é apenas adotar um software para lançar dados tributários e financeiros da sua empresa. Na verdade, a contabilidade digital e consultiva usa a tecnologia para automatizar processos, para que o contador vá além de suas funções, atuando também como um consultor na sua empresa de tecnologia.

O modelo de contabilidade digital usa plataformas exclusivas que já fazem toda a análise de dados, números e informações das empresas, com a ajuda da inteligência artificial para projetar cenários, sugerir mudanças e corrigir erros. Com dados mais completos, o contador pode orientar os empresários a tomar as melhores decisões, baseado em informações contábeis confiáveis.

Gestão Contabilidade é a parceira certa para sua empresa de tecnologia

A Gestão Contabilidade é especialista em contabilidade digital e consultiva, oferecendo muitas vantagens às empresas, com impactos positivos em várias áreas. Seus consultores proporcionam uma análise mais profunda do negócio, rápida identificação de irregularidades e visão mais ampla das oportunidades oferecidas pelo mercado.

O método da Gestão tem revolucionado a rotina de muitas companhias. Isso porque todos os processos são feitos por meio de ferramentas digitais, como o sistema de gestão ContaAzul. Além de profissionais especializados em tecnologia, a Gestão conta com o suporte do ERP da Omie, sistema em nuvem que integra os clientes diretamente ao sistema contábil.

O uso de dados, registros e informações aprofundadas permitem ainda:

1. Redução de custos

Com a automação, os processos internos dos contadores se tornam mais eficientes, permitindo economia de tempo e aumento da produtividade. Enfim, aumentar o faturamento. Para os empresários, o suporte de um contador consultor auxilia suas atividades, pois contam com um parceiro de negócios para tomar a melhor decisão.

2. Entregas de valor

O ponto principal da contabilidade digital e consultiva é estar próximo ao cliente para melhorar a saúde financeira da empresa. O contador usa as análises e interpretação de dados e indicadores financeiros para elaborar planejamentos e auxiliar o empresário a tomar decisões. Isso ajuda no crescimento do negócio e reduz falhas nos processos contábeis. 

3. Inovação

Com informações mais precisas sobre seu negócio, os empresários entendem melhor suas empresas e lançam mão de estratégias inovadoras de atuação, aproximando-se mais dos clientes.

Como a contabilidade digital e consultiva utiliza muito a tecnologia para a leitura e análise dos dados, garante mais agilidade ao processo, estimula a desburocratização dos procedimentos e oferece melhor base para o empresário. 

4. Planejamento estratégico

Com dados mais profundos sobre o seu negócio, o gestor pode elaborar planejamentos estratégicos mais eficazes para o futuro, a fim de aumentar o faturamento.

Por tudo isso, a Gestão Contabilidade é a melhor opção quando a questão é a terceirização financeira. Entre em contato para sabermos como ajudar sua empresa de tecnologia.

Comentários

Receba os destaques por e-mail