5 vantagens da terceirização da Gestão financeira nas micro e pequenas empresas

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 28 de junho de 2018

minutos

Quando o assunto é terceirização do financeiro, a primeira coisa que passa pela cabeça dos micro e pequenos empreendedores é receio. Isso porque empresas menores costumam ter recursos limitados e precisam do máximo de atenção na hora de administrar. No entanto é preciso reconhecer as vantagens que este modelo traz para o negócio, uma vez que as empresas que oferecem este serviço são especializadas e possuem o know-how necessário para lidar com todos os processos que esta área exige.

A seguir listamos algumas vantagens de terceirizar a gestão financeira de micro e pequenas empresas. Se você está na dúvida se este formato funciona para o seu negócio, fique ligado em cada um dos tópicos.

5 vantagens da terceirização da Gestão Financeira para micro e pequenas empresas

1. Redução do custo com softwares de Gestão Financeira

Com a terceirização, que geralmente é feita pela contabilidade, a empresa economiza com a implementação de softwares necessários para o desenvolvimento do trabalho. Desta forma o ganho não é somente de dinheiro, mas de tempo também, já que todo o processo de migração, treinamentos e definição de parâmetros são feitos pelo parceiro contratado.

2. Equipe enxuta, economia na folha

Cuidar do financeiro de uma empresa é algo que exige muita responsabilidade e principalmente conhecimento. Para micros e pequenos negócios, montar uma equipe comprometida e que tenha experiência neste tipo de gestão, além de levar tempo, é um investimento alto e que depende de muitas variáveis para retornar.

Por exemplo, um colaborador que recebe salário de R$ 1.500,00, para a empresa ele tem custo médio mensal de R$ 2.775,00 e ainda todos os encargos de férias e 13º salário. Com a terceirização esse custo é inexistente, uma vez que o financeiro é feito por profissionais especializados e que prestam o mesmo serviço para muitas outras empresas, o que garante maior assertividade.

Isso tudo sem contar que a empresa terceirizada é responsável por manter todo o histórico dos clientes, extinguindo o problema com perdas de informações, comum quando um colaborador é desligado ou pede demissão.

3. Otimização dos processos financeiros

Uma das maiores vantagens da terceirização da Gestão Financeira diz respeito aos processos de contas a pagar e contas a receber, que ficam muito mais organizados. Como essas empresas estão acostumadas com o grande fluxo de atividade, a chance de algo se perder no caminho é remota, gerando muito mais segurança nos pagamentos e recebíveis.

4. Mais segurança para a empresa

Com tantos afazeres e burocracias relacionadas ao negócio, é normal que algo passe batido ou seja feito da forma errada. Porém, com o serviço de Gestão Financeira as chances de ocorrer erros em pagamentos ou retenções de impostos são mínimas. Afinal, empresas que oferecem este tipo de serviço costumam ter processos muito bem definidos e colocam a segurança em primeiro lugar.

5.Ganho de tempo e foco total no negócio

Esse é um dos pontos principais e uma das maiores vantagens da terceirização da gestão financeira em micro e pequenas empresas. No início você pode até achar que consegue dar a devida atenção ao financeiro e ainda ter tempo para se dedicar ao negócio. No entanto, com o passar dos meses, é provável que você se dê conta que tocar a operação, atender os clientes e contratar fornecedores ao mesmo tempo que controla o contas a pagar, o contas a receber e faz a previsão de receita é exaustivo. É aí que entra o serviço de terceirização, que vai ajudá-lo com toda essa parte financeira enquanto você cuida de tudo aquilo que envolve o seu negócio.

E aí? Pronto para contratar uma empresa de terceirização da gestão financeira? Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a Gestão Contabilidade e conheça os detalhes dos nossos serviços.

 

Comentários