Você já parou para analisar todas as mudanças que ocorreram nos últimos cinco anos devido à tecnologia? 

Em 2017, dezenas de áreas tiveram avanços significativos, tais como carros autônomos, assistentes pessoais, realidade aumentada e até transporte supersônico que passaram a ser discutidos. 

Já em 2018, tivemos mais leis de proteção de dados, a 4G tornou-se mais popular do que nunca e surgiram novas formas de mobilidade no Brasil e no mundo com as bicicletas compartilhadas e patinetes elétricos. 

Em 2019, os smartphones passaram a oferecer mais funcionalidades, a tecnologia 5G trouxe novas possibilidades quanto à conexão e mais empresas — além da Netflix — passaram a entregar serviços de streaming. 

Já em 2020 tivemos a alta do comércio digital, a revolução de vídeos, com lives e produtos audiovisuais, e novos debates sobre a lei de proteção de dados.

Em 2021, o Metaverso — mundo virtual que tenta replicar a realidade —  ganhou mais destaque, a Lei Geral de Proteção de Dados avançou no Brasil e houve um crescimento absurdo na busca por profissionais de TI.  

Todas essas transformações têm impactado o crescimento do País e tudo indica que novas mudanças irão surgir e continuar impactando o mundo. 

“Mas o que todas essas transformações significam para o empresário tech, Nelson?”

Pois bem, deixe-me explicar… 

As empresas de tecnologia precisam priorizar cada vez mais os investimentos em infraestrutura e equipe para criar uma base forte e acompanhar esse crescimento. 

Por exemplo, se uma empresa espera atrair investidores futuros, precisa construir um painel que conta a sua história financeira de forma simples e objetiva. Ou seja, deve assegurar que o acesso a relatórios será fácil e que os documentos estarão disponíveis quando a oportunidade aparecer. 

Digamos que um investidor-anjo mostrou-se interessado em investir na sua startup. Contudo, na hora em que você solicitou o faturamento, as informações não estavam atualizadas e o responsável pelas suas finanças pediu mais tempo para enviar os arquivos.

O que pode acontecer nesse caso? 

Bom, o investidor tem o direito de mudar de opinião e perder o interesse na sua empresa. Além disso, também pode questionar a saúde financeira do seu negócio. 

Certamente, nenhum empresário tech quer perder uma oportunidade apenas porque não conseguiu apresentar os relatórios em tempo hábil. Ou será que estou errado?

Como preparar a empresa de tecnologia para o crescimento

Nessa altura desse nosso papo você pode estar pensando: “Como posso deixar a minha empresa preparada para o crescimento?”.

A verdade é que não existe mistério para fazer isso. Tudo que você precisa fazer é ter uma boa infraestrutura de TI, investir constantemente em inovação e, claro, contar com uma equipe que entende sobre tecnologia e temas como fiscal, contábil e financeiro.

“Ah, mas eu não tenho condições para contratar, nem manter uma equipe interna com todas essas qualificações, Nelson…”

Tudo bem, se esse for o problema, você pode ficar tranquilo. Já existe solução e ela consiste em terceirizar todas as atividades que não condizem com o foco do seu negócio.  

Emissão de boletos e relatórios gerenciais, controle de contas a pagar e receber, gestão de custos e despesas, conferência de pagamentos são atividades burocráticas e fazem parte do dia a dia da sua empresa. Mas isso não significa que  ela precisa ser responsável por elas.

“Mas como assim, Nelson, não precisa ser responsável?”

Pois então, não precisa… 

Hoje já existe a possibilidade de você terceirizar seus serviços financeiros, trabalhando com profissionais qualificados e experientes sem vínculos empregatícios. 

Esse tipo de serviço é conhecido como terceirização financeira e, a partir da sua contratação, sua empresa de tecnologia pode ter acesso a uma equipe que domina absolutamente tudo sobre o setor. 

Terceirização financeira é o futuro

Mas é seguro colocar uma equipe terceirizada para cuidar das finanças da minha empresa?”

Se sua organização é comprometida, possui credibilidade no mercado e já possui uma carteira grande de clientes satisfeitos, por que não seria?

Assim como para outros nichos de atuação, a terceirização surgiu para facilitar o dia a dia das empresas de tecnologia. O que garante maior eficiência operacional, otimização da gestão e aumento dos resultados.

Claro que, para você ficar tranquilo quanto ao serviço, é sempre bom levar em consideração alguns critérios de avaliação como, por exemplo:

  • Transformação digital: a empresa que vai terceirizar os serviços precisa utilizar tecnologias para otimizar processos e simplificar o acesso às informações;
  • Time completo: a parceira deve contar com um time de profissionais especializados que domina temas relacionados a finanças, contábil e fiscal;
  • Treinamentos: a empresa precisa investir constantemente no seu time de colaboradores para mantê-los atualizados e preparados para atender as necessidades do cliente tech;
  • Consultoria financeira e contábil: a parceira deve ir além dos escritórios tradicionais e entregar serviços que realmente ajudam o cliente a tomar boas decisões e elaborar estratégias.

“Nossa, Nelson, e existe uma organização que realmente possui todas essas qualidades?” 

Fico feliz em dizer que, sim, existe… a Gestão Contabilidade!

Como a Gestão Contabilidade prepara a empresa tech para o crescimento

Existe um diferencial dentro da Gestão que alavanca as empresas de tecnologia a sair na frente. Além de entregar uma equipe especializada para cuidar de toda a parte financeira dos negócios, oferece também serviços voltados para a consultoria.

“Mas em que uma consultoria financeira e contábil pode ajudar na preparação da minha empresa?”

Em absolutamente tudo!

A consultoria financeira e contábil oferecida pela Gestão é realizada por profissionais com vasta experiência no assunto. Todo esse conhecimento é repassado a você, empresário tech, em reuniões, para esclarecer dúvidas, gerar insights e até receber mentoria antes das suas tomadas de decisão.

Ou seja, todo o presente e o futuro da empresa podem ser discutidos e planejados previamente e de forma estratégica. Isso torna sua empresa mais bem preparada para sobressair no mercado tecnológico, conquistar todos os objetivos e  acelerar o seu crescimento. Sem sombra de dúvida, o setor tecnológico no Brasil tem potencial para crescer e ultrapassar barreiras. Resta saber, agora, quais empresas de tecnologia querem receber uma consultoria financeira e contábil para se preparar e surfar a onda do sucesso. Nós, da Gestão Contabilidade, somos experts nisso!