Como solicitar um empréstimo financeiro?

Categoria: Geral

Postado em 25 de maio de 2020

Business Signing a Contract Buy - sell house.

O mundo atravessa um dos períodos mais críticos dos últimos tempos. A crise do coronavírus abalou a economia mundial e é natural que até mesmo sua empresa esteja sofrendo nesse momento. Nesse momento, saber como fazer empréstimo financeiro pode ser uma alternativa para salvar seu negócio e garantir a manutenção dos empregos.

Há no mercado inúmeras linhas de crédito disponíveis para empresários. Porém, segundo estimativas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), um em cada três micro e pequenos empresários enfrenta dificuldades para contratar linhas de crédito. Entre os obstáculos mais comuns estão o excesso de burocracia, exigências dos bancos e altas taxas de juros.

A boa notícia é que, além das instituições financeiras tradicionais, existem no mercado outras modalidades de crédito que podem atender a diferentes necessidades do empreendedor. Quer saber mais sobre empréstimo financeiro? Confira nosso artigo!

Conheça o motivo e o valor do empréstimo 

Parece óbvio que um empresário saberia o motivo e o montante do empréstimo necessário. Porém, isso nem sempre é verdade. Os empreendedores podem estar passando por um momento delicado em virtude da crise do Covid-19 e acreditam que precisam de dinheiro urgente para salvar seus negócios. Mas podem existir outras formas de manter o capital de giro e o negócio operando. 

Desta forma, é importante que antes de tomar um empréstimo, o empreendedor analise profundamente todas as suas outras opções de levantar recursos, já que qualquer financiamento de dinheiro significa o pagamento de juros. Confirmado a necessidade do empréstimo financeiro, é necessário saber qual a quantidade de dinheiro necessária. Muitas vezes, as empresas podem não ser capazes de abordar a questão do quanto eles precisam até que preparar suas demonstrações financeiras como parte de seu plano de negócios.

Conheça as opções de empréstimo

Há inúmeras instituições financeiras no mercado capazes de fazer financiamentos empresariais, com diversas modalidades, prazos e juros. Por isso, verifique todas as opções, tanto em bancos públicos (Caixa Econômica, Banco do Brasil e o próprio BNDES), os bancos privados e há ainda a opção regional de cooperativas de crédito.

Se você é membro de uma cooperativa de crédito local, converse com o diretor de empréstimos sobre sua necessidade. De modo geral, os financiamentos juntos às cooperativas de crédito acabam sendo mais interessantes, já que possuem um juro menor — visto que tais entidades não visam lucros.

Prepare seu plano de negócios

Este pode ser o seu passo mais importante. Para obter um empréstimo para empresas de praticamente qualquer credor, você deve preparar um bom plano de negócios. De fato, até que você tenha um bom plano de negócios, é provável que você nem saiba quanto dinheiro precisa ou com que rapidez pode pagá-lo. O plano de negócios complementa o pedido de empréstimo exigido pela instituição financeira.

Os planos de negócios consistem em várias partes. Um bom plano terá demonstrações financeiras passadas e do projeto para o seu negócio. Ele incluirá uma declaração de garantia ou o tipo e valor dos ativos que você usará para garantir o empréstimo. Você precisará incluir uma análise do mercado que sua empresa atenderá, bem como uma declaração de sua própria experiência.

Linhas de crédito pode ser uma opção vantajosa

Em um cenário repleto de incertezas, é natural que os empresários precisem de um empréstimo financeiro para manter seu negócio ativo. E entre as opções a linha de crédito pode ser considerada como uma das mais vantajosas.

A linha de crédito é o nome dado a disponibilização de um recurso à pessoa jurídica pelas instituições financeiras, sejam elas nacionais ou de fora do país, ou até mesmo fintechs. Tem um limite pré-estabelecido, bem semelhante aos cartões de crédito ou cheque especial.

A instituição financeira determina um valor para uso e o sistema é diferente de um empréstimo convencional. Na linha de crédito você só faz o pagamento da quantia que realmente gastar. Ou seja, você pode solicitar um valor maior, mas não significa necessariamente que você usará todo o montante, pagando apenas pela parte sacada.

Como funciona

A linha de crédito funciona como um limite no cartão de crédito ou cheque especial. Ela é uma alternativa mais barata se comparada aos empréstimos financeiros e a incidência de juros é sobre o que usar e não do total disponibilizado pela instituição financeira.

Se uma determinada situação exigir recursos, como regularizar alguma dívida ou fazer um investimento, o valor estará disponível para uso e não necessariamente terá que usar todo o limite disponível.

Para obter uma linha de crédito é preciso ter uma conta corrente empresarial em uma instituição bancária, e é provável que já venha com um limite pré-aprovado. Para usar, geralmente o usuário deve comparecer à agência, portando documentos e informando o tipo e valor da linha de crédito que precisa. 

Veja algumas instituições que oferecem linha de crédito.

  • BNDES
  • CEF
  • Sicredi
  • Bradesco
  • Sicoob
  • FCO
  • Instituições internacionais
  • Desenvolve SP

No que o dinheiro pode ser usado;

Ao solicitar um empréstimo financeiro ou linha de crédito, ele pode ser usado para muitas finalidades. As alternativas são disponibilizadas para empresários por bancos federais, regionais ou internacionais. Alguns tipos existentes são:

Capital de giro

É uma linha de crédito disponibilizada para empresas buscarem soluções para seus compromissos a médio e curto prazo;

Para financiamentos

É um tipo de linha de crédito que tem um objetivo específico e pode ser usada para aquisição de bens, como imóveis, máquinas e veículos

Investimento fixo

Nessa categoria, os juros e taxas são mais baixos e o prazo para pagamento geralmente é mais longo. É muito utilizado por empreendimentos que desejam investir e modernizar a empresa

Garantia Home Equity

É uma modalidade em que o limite de crédito é relacionado com o valor de um imóvel, que serve como garantia para a linha de crédito. O limite na maioria das situações não passa de 70% do valor do bem e nesse caso, os juros também são mais baixos.

Conte com orientação técnica

Como é possível observar, pedir um empréstimo financeiro é um processo que requer planejamento, seja de qual montante é necessário, como também como sua empresa fará para honrar os pagamentos das parcelas. Afinal de contas, tornar-se inadimplente pode ser uma péssima ideia e pode inclusive inviabilizar sua empresa.

Por isso, antes de sair pedindo empréstimos financeiros, converse com seu contador e veja a real situação da sua empresa, como está seu planejamento financeiro, qual valor é necessário e quais as opções de empréstimos existentes no mercado. Aqui na Gestão Contabilidade, nossa equipe técnica pode lhe auxiliar em todas essas informações, garantindo que você opte pela melhor solução.

Se ficou alguma dúvida ainda sobre como solicitar empréstimo, entre em contato com a Gestão Contabilidade e obtenha todas as respostas. Estamos aqui para ajudar sua empresa!

Comentários

Receba os destaques por e-mail