Contabilidade Digital x Contabilidade Online

Categoria: Contabilidade

Postado em 7 de fevereiro de 2020

2 minutos

Os termos Contabilidade Digital e Contabilidade Online estão em alta, mas apesar de ambos darem a impressão de que ocorrem no ambiente virtual, há uma significativa diferença entre eles.

Não é segredo para ninguém que a tecnologia vem mudando a forma como vivemos e nos relacionamos. No campo profissional não é diferente e cada vez mais a inovação transforma os segmentos. A contabilidade é uma dessas áreas, que vem se utilizando da tecnologia e da inteligência artificial para agilizar serviços e desburocratizar processos. Mas isso não quer dizer que a figura do contador deixou de existir, bem ao contrário: ele usa essa transformação digital para tornar seu trabalho ainda mais assertivo.

Para você compreender as diferenças entre contabilidade digital e contabilidade online, preparamos este artigo completo sobre o tema. Confira agora mesmo e tire suas dúvidas!

O que é a Contabilidade Online?

A introdução da tecnologia nos serviços contábeis surgiu quando os profissionais da área e empreendedores buscavam formas de agilizar processos e reduzir significativamente a quantidade de papel. No ambiente online eles viram a solução ideal, que poderia gerar grande economia de dinheiro e tempo para as empresas.

Neste cenário nasceu a contabilidade online. Em um ambiente digital, teve início a troca de informações contábeis, fiscais e tributárias entre contador e empreendedor. Deixou de existir a necessidade constante de visitas físicas e a quantidade de papéis usadas no processo foi reduzida a praticamente zero. 

A inovação permitiu ainda que o empreendedor pudesse ter mais facilidade no acesso às informações, não necessitando solicitá-las todas as vezes ao escritório contábil.

O que é a Contabilidade Digital?

Enquanto a contabilidade online se limita à demonstração e escrituração contábil, a contabilidade digital é muito mais completa. Ela utiliza toda essa tecnologia já envolvida no modelo online, mas ainda automatiza processos, permitindo que o contador possa ir além de suas funções, atuando também como um consultor das empresas.

Isso é possível pelo fato do modelo de contabilidade digital usar plataformas exclusivas que já fazem toda a análise de dados, números e informações das empresas, utilizando a inteligência artificial para projetar cenários, sugerir mudanças e corrigir erros. Com dados mais completos, o contador pode orientar os empresários a tomar sempre as melhores decisões nas suas empresas, baseado sempre em informações contábeis confiáveis.

Uma maneira de entender um pouco mais a diferença entre contabilidade online e contabilidade digital, é que a primeira continua seguindo o modelo tradicional, de troca de informações entre empresa e contador, usando a tecnologia apenas para agilizar os processos e reduzir os custos. 

Já a contabilidade digital usa a tecnologia para desburocratizar processos, melhorando a eficiência e os resultados e tendo a inovação como ferramenta para a melhor análise do cenário no qual as empresas estão inseridas.

Contabilidade digital x contabilidade online

Como você acompanhou, tanto a contabilidade online quanto a contabilidade digital usam a internet como meio para a transferência de informações contábeis. Nos dois casos, a tecnologia tornou os processos mais rápidos e eficientes, e jamais pode ser considerada como uma ameaça à contabilidade tradicional. Ao contrário, elas vieram para otimizar o trabalho desenvolvido pelo contador.

Porém, enquanto na contabilidade online o profissional contábil tem a função de evitar erros fiscais e tributários nas empresas, para que eles possam em algum momento ganhar algum dinheiro, no modelo digital o contador passa a desempenhar um papel mais ativo junto às empresas, com o objetivo de torná-las um sucesso naquilo que fazem.

Logo, as vantagens da contabilidade digital são muito maiores quando comparadas ao modelo apenas online. Nela, você tem acesso direto aos contadores dentro da própria plataforma, agilizando a troca de informações e permitindo que dúvidas possam ser tiradas a qualquer momento, com mais agilidade. Já na contabilidade online até é possível tirar dúvidas, mas por meio de email ou, em casos mais raros, via Skype ou WhatsApp. Ou seja, você até pode tirar dúvidas pelo meio online, mas será muito mais demorado.

Faça a melhor escolha

Ao longo do texto, você conheceu as diferenças entre os modelos digital e online, e viu que o primeiro é muito mais interessante para as empresas, que passam a contar não apenas com um contador, mas com um consultor que passará a entregar além do relatório, uma análise detalhada da situação da sua empresa.

Comparativamente, é possível dizer que no modelo de contabilidade digital, o profissional contábil passa a agir como um médico para sua empresa, analisando sua saúde fiscal e financeira e prescrevendo sempre as melhores soluções. Já no modelo online isso não existe, já que o trabalho continua se restringindo na troca fria de informações.

Aqui na Gestão Contabilidade temos entre as nossas soluções a Contabilidade Digital. Oferecemos essa inovação aos nossos clientes e temos uma equipe especializada para atuar na consultoria das empresas, tendo como objetivo sempre o sucesso dos negócios.

Se ficou interessado em contar com uma contabilidade digital referência no mercado, entre em contato com nossos consultores da Gestão Contabilidade, e veja como essa pode ser a melhor decisão para a sua empresa. Estamos te esperando!

Comentários