Contabilidade para PJ: conheça as vantagens

Categoria: Contabilidade

Postado em 16 de agosto de 2019

2 minutos

Nos últimos anos, a economia e a forma de contratação no trabalho vêm ganhando novas formas. Cada vez mais as empresas, especialmente de tecnologia, procuram profissionais autônomos. 

Segundo um estudo feito pelo site Workana, os trabalhos com o maior número de contratação desse tipo são os ligados ao mercado digital, como TI e programação. Este ramo de atuação, assim como o mercado como um todo, tem buscado por empresas de contabilidade que fujam do modelo convencional e ofereçam otimização de processos, agilidade e principalmente facilidade. 

Com estas mudanças, a área contábil também precisou se transformar para atender um mercado cada vez mais exigente. Confira nesse post porque o profissional autônomo de tecnologia deve contar com as facilidades da contabilidade digital.

Quem são os profissionais PJ da área de tecnologia?

Os profissionais autônomos estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, em especial nas empresas de tecnologia, marketing digital e multinacionais. De acordo com uma pesquisa feita pelo  MindMetre Research com 18 mil pessoas em 96 países, mais de dois terços destes profissionais já trabalham de forma remota pelo menos uma vez por semana.

Quando falamos só no mercado brasileiro, o cenário também é bastante promissor. Um estudo realizado por três empresas que trabalham com freelancers (Rock Content, 99Jobs e We Do Logos) concluiu que o serviço autônomo deve continuar aumentando gradativamente no país. 

Segundo o levantamento, cerca de 77% dos brasileiros já atuam como freelancers de alguma forma. Destes, 37,1% já vivem exclusivamente como PJ. Vale ressaltar que o setor de TI é o que mais procura o freelancer com cerca de 30% das vagas abertas no site Workana sendo destinadas para a área. 

Os profissionais autônomos que trabalham com tecnologia costumam ser autodidatas, utilizando a internet como ferramenta para resolver problemas e desenvolver novas habilidades. Ao trabalhar como PJ, muitos destes especialistas montam um escritório de casa e atuam remotamente, devido a flexibilidade que possuem. 

O que profissional autônomo busca no escritório de contabilidade?

Muitos profissionais PJ de TI trabalham com mais de uma empresa ao mesmo tempo. Isso significa que a necessidade contábil deste profissional exige maior cuidado. É neste cenário que a contabilidade digital chega como uma solução prática e simples para que estes trabalhadores tenham as suas necessidades atendidas, são elas:

1. Contabilidade em tempo real

Trabalhando de casa e com mais de uma demanda ao mesmo tempo, o freelancer precisa ter a segurança de que suas solicitações sejam atendidas o mais rápido possível. A contabilidade para PJ oferece diversos serviços em tempo real para os seus clientes, entre eles atendimento online para tirar dúvidas e uma visão ampla e atualizada das finanças.

2. Orientação sobre retenção de impostos

Como a contratação por PJ é uma situação relativamente nova no mercado, é comum que os profissionais tenham dúvidas sobre como funciona a retenção de impostos neste rendimento. Ao contratar o serviço de contabilidade digital, o cliente consegue registrar todos os processos contábeis realizados, e assim ter uma visão clara e informativa sobre o valor pago em impostos em cada uma das ações feitas.

3. Serviços acessíveis e rápidos

Trabalhando com mais de uma empresa simultaneamente, o PJ não tem tempo para ficar marcando reuniões com contadores. Este também é um profissional que costuma a trabalhar remotamente, o que significa que além de rapidez, ele também procura por um serviço que possa ser realizado sem ele sair de casa. A boa notícia é que a contabilidade digital foi feita para atender exatamente essa demanda.

4. Alta produtividade

Normalmente quem pratica home office se esforça mais para manter o trabalho produtivo. Isso porque é muito mais fácil se distrair em um ambiente que também é sinônimo de descanso. Sendo assim, os profissionais autônomos estão sempre procurando formas para manter a alta produtividade e a contabilidade para PJ é uma forma de garantir esse cenário.

Com o uso da tecnologia e parte dos serviços contábeis automatizados, contador e cliente conseguem ter mais tempo para focar em outros assuntos. Outro ponto que reforça o aumento da produtividade é a forma como os documentos são armazenados. Se antigamente era necessário procurar por um papel em várias pastas, agora toda a documentação é colocada na nuvem, o que facilita e diminui o tempo na procura.

5. Apoio nas tomadas de decisões

A rotina corrida de um PJ faz com que ele precise de um escritório que preste um serviço seguro e facilitado. Com a automatização oferecida pela contabilidade digital, o cliente tem maior segurança sobre os seus processos e o contador consegue focar sua atenção nos resultados. Além das informações chegarem rapidamente até o cliente, elas demonstram um retrato real de sua situação, servindo como base para tomadas de decisões melhores.

Por que escolher a Gestão Contabilidade?

Com tantos serviços de contabilidade digital sendo oferecidos no mercado, por que o profissional autônomo deve escolher a Gestão Contabilidade? Um dos principais serviços procurados pelo PJ que trabalha remotamente com tecnologia é o atendimento online. Com a rotina intensa e muitas vezes sem horário definido, ele precisa de um contador que esteja disponível para tirar as suas dúvidas quando precisar, sem ter a necessidade de marcar uma reunião ou sair de casa.

A Gestão Contabilidade conta com um sistema de atendimento totalmente online por videoconferência para toda vez que o profissional precisar tirar alguma dúvida. Além disso, a empresa ainda oferece um atendimento totalmente dedicado e especializado em finanças e questões fiscais.

Para quem estiver interessado em contratar a Gestão Contabilidade, o processo é muito simples. Basta entrar em contato com a empresa (inclusive pelo Whatsapp) para solicitar uma proposta e conhecer mais os serviços prestados. 

E para quem deseja tirar mais dúvidas sobre como funciona o sistema de contabilidade digital e como ele pode ajudar o seu negócio, confira outros posts sobre o assunto em nosso blog e entenda as diferenças entre contabilidade digital e online.

Comentários