Você sabe como melhorar a margem de lucro da sua empresa de tecnologia? Esse indicador envolve o conceito de formação do valor de venda e o rendimento do valor investido em um produto.
Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, aprimorar a margem de lucro é uma prioridade para empresas de tecnologia que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar. O indicador de margem de lucro vai além da simples equação de receitas e despesas; ele reflete a eficiência operacional e a capacidade da empresa de extrair valor de seus produtos ou serviços.
Entender bem esse conceito e saber como aplicá-lo é importante para toda e qualquer empresa, que deseja estar de acordo com o mercado e gerar lucro.
Por isso, neste artigo vamos abordar conceitos fundamentais sobre margem de lucro, quais são seus principais pilares e como é possível melhorar seus resultados juntamente com uma contabilidade estratégica e consultiva.
Entendendo o que é margem de lucro
A margem de lucro não é apenas uma métrica contábil; é um reflexo da saúde financeira e da eficácia operacional de uma empresa.
Em outras palavras, ela é a relação entre o lucro das vendas/lucro bruto dividido pela receita total. É informada em formato de porcentagem, sinalizando se a empresa está indo bem e se ela conseguiu lucrar mesmo depois de todos os custos.
Fórmula desse cálculo: margem de lucro = lucro bruto / receita total
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Importante: Sua contabilidade deve compreender a importância de analisar essa métrica em detalhes, considerando a natureza específica das empresas de tecnologia, que muitas vezes lidam com custos complexos de desenvolvimento, pesquisa e inovação.
Por que é importante calcular margem de lucro?
É justo dizer que esse indicador é fundamental para as empresas terem uma melhor noção a respeito das finanças do negócio.
No contexto das empresas de tecnologia, a margem de lucro desempenha um papel estratégico ao avaliar o retorno sobre os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Isso auxilia na tomada de decisões sobre a continuidade de determinados projetos, a introdução de novos produtos e a alocação eficiente de recursos.
Nesse sentido, ter um bom gerenciamento dos lucros por meio de serviços de contabilidade estratégica facilita bastante na hora de planejar os investimentos do negócio, sabendo se deve aumentar ou diminuir o valor dos produtos.
Como avaliar se a margem de lucro apresenta bom resultado?
A margem de lucro vai variar de acordo com cada negócio. Nessa perspectiva, é importante ressaltar que vários fatores podem definir esse indicador, como por exemplo, o seu objetivo e a organização estratégica.
No caso específico das empresas de tecnologia, não vale a pena ficar esperando por uma margem de lucro ideal constante. Existe aquela que vai variar de acordo com cada momento do negócio, dependendo do mercado e das suas expectativas.
Além disso, vale dizer que a porcentagem é específica para cada empresa, pois está relacionada ao tipo de serviço ou produto, valor e setor, entre outros. No entanto, existe uma média para cada categoria de setor:
- Serviços: 20% a 30%
- Comércio: 15% a 20%
- Indústria: 20% a 30%
Perceba que essas informações representam apenas uma média, a margem não é exata, pois, como foi citado anteriormente, cada empresa tem seus próprios parâmetros.
Os principais pilares para garantir a margem de lucro
Você já sabe como é obtida a margem de lucro e que ela é o valor conquistado em relação ao lucro bruto e a receita total, certo? Então, agora vamos ver os três pilares em que ela se baseia. Confira quais são os 3 pilares:
Custo
Esse pilar é responsável por todos os investimentos realizados em um serviço ou produto ofertado ao consumidor. Nesse quesito, são incluídos os gastos de fabricação, frete e todas as despesas decorrentes da produção.
Preço
Essa etapa de precificar é o segundo pilar para garantir a margem de lucro. Através do preço final de um serviço/produto é possível detectar se os consumidores estarão dispostos a investir por esse valor ou não.
É importante que as empresas tenham a compreensão das atividades que executam. Esse entendimento será fundamental para precificar todos os serviços e produtos oferecidos.
Além disso, a precificação realizada de forma correta pode proporcionar maior sucesso para a empresa. Depois disso, é só realizar a soma da margem de lucro, os custos totais e obter um valor que esteja de acordo com o mercado.
Lucro
O lucro é o último dos pilares. Ele é responsável pelo retorno do investimento realizado em cima de um serviço ou produto comercializado.
Agora ficou bem mais simples de entender as etapas que formam esse indicador, não é mesmo?
4 dicas para estabelecer a margem de lucro ideal
Saindo um pouco da teoria, vamos agora para a prática e nada melhor do que dicas de como aplicar, não é mesmo? Então, confira quatro dicas para conquistar uma margem de lucro ideal:
1. Analise a concorrência
Estudar outros players antes de abrir uma empresa é um papel essencial. O mais prudente a ser feito é uma boa análise da concorrência e de como é estabelecida sua precificação.
Sendo assim, você consegue identificar quais preços estão de acordo com o mercado e quais precisam de ajustes.
2. Melhore os preços
Muitas vezes os empreendedores precificam de acordo com o lucro que querem faturar, mas pode ocasionar efeitos negativos para a empresa. Esse tipo de precificação, às vezes, ocasiona uma alta ou baixa para um certo serviço.
Portanto, a escolha mais correta é estabelecer o preço com base no seu segmento e no seu tipo de negócio, sempre levando em conta se está de acordo com o mercado.
3. Foco na margem de lucro ideal
Empresas costumam se basear muito nos lucros faturados com cada serviço, mas esquecem que essa questão não é tão relevante quanto o lucro total da empresa por mês.
Nesse caso, o mais indicado é montar uma estratégia para alcançar a margem de lucro ideal para o seu tipo de negócio.
4. Controle os custos
Os custos são fatores determinantes no resultado da margem de lucro da sua empresa. Sendo assim, o recomendado é você começar a controlar os gastos detalhadamente, para, assim, compreender o que é essencial ou não.
Como melhorar a sua margem de lucro com a ajuda da Gestão Contabilidade?
Entender a margem de lucro é um passo crucial, mas otimizá-la requer conhecimento especializado. A Gestão Contabilidade oferece suporte personalizado para empresas de tecnologia, considerando as nuances do setor. Isso inclui:
- Análise de Viabilidade: Avaliação abrangente dos impactos financeiros e fiscais, fornecendo insights valiosos para embasar decisões estratégicas.
- Orientação no Planejamento: Assistência na identificação de mudanças contratuais necessárias e implicações tributárias associadas, incluindo a identificação de benefícios fiscais durante a transição.
- Execução com Conformidade: Acompanhamento constante para garantir que todas as etapas sejam realizadas dentro dos parâmetros legais, minimizando riscos e complicações.
- Gestão Contábil Transparente: Assegurar que os registros financeiros estejam em conformidade com os padrões regulatórios, mantendo a transparência e a confiança dos stakeholders.
O mais adequado é contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade digital para aprimorar ainda mais o seu negócio. Além de estudar as finanças do seu negócio e identificar como é possível otimizar para garantir uma margem de lucro maior e melhor.
Nós, da Gestão Contabilidade, entendemos que as empresas, às vezes, demandam pouco tempo e precisam de assistência. Por isso, oferecemos contabilidade em tempo real para você tirar dúvidas financeiras e ter um atendimento digital mais consultivo quando necessário.
Caso faça sentido para você nesse momento, entre em contato conosco e agende uma conversa com a nossa equipe de especialistas. Explicaremos melhor tudo o que você quiser saber.