Empresas de tecnologia apostam em contabilidade consultiva para crescer

Categoria: Geral

Postado em 9 de dezembro de 2020

Em meio à pandemia do Covid-19, a grande maioria das empresas migraram para o ambiente digital para continuar operando. Com isso, precisaram contratar empresas de tecnologia para lhes dar suporte. Com o aumento do volume de negócios, os processos nas empresas de tecnologia também precisam de agilidade. Por isso, contar com uma contabilidade digital pode ser a peça-chave para que seu negócio tenha mais eficiência.

Além do papel de consultoria, a contabilidade para TI é especializada na área e pode trazer diversos benefícios a sua empresa de tecnologia. Veja como neste artigo.

Vantagens que a contabilidade para TI oferece

Um ponto fundamental na escolha de uma contabilidade para sua empresa de TI reside no fato de que as empresas de tecnologia apresentam normas fiscais diferentes dos demais setores. Portanto, se o contador não tiver o conhecimento específico para a área, poderá ter dificuldades para atender bem o empresário.

O ideal é que você escolha o contador com base no conhecimento técnico que ele tenha na área. Entre os principais benefícios da contabilidade para TI podemos destacar:

1. Gerenciamento detalhado

O papel da contabilidade para TI é contribuir para a gestão administrativa, financeira e patrimonial do negócio. Assim, garante avaliações precisas de custos e desempenho financeiro por segmento, na prestação de contas, fluxo de caixa e nos relatórios de processos. 

Contar com um consultor contábil libera mais tempo ao empresário para prospectar novos clientes e dar maior atenção ao crescimento da empresa.

2.  Controle do orçamento

Um escritório de contabilidade especializado em TI tem mais expertise sobre as áreas tributárias e financeiras do setor da tecnologia da informação. Assim, identifica de forma mais rápida problemas ou erros e indica soluções com maior velocidade.

O empresário, portanto, consegue corrigir rotas mais facilmente, baseado em informações reais de seu negócio.

3. Escolha do regime tributário

Atualmente no País são três os regimes tributários mais adotados: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Os tipos societários possíveis são: Empresário Individual (EI), Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Limitada (Ltda) e Sociedade Anônima (S.A.).

Após a escolha do tipo, a empresa deve enquadrar seu CNPJ em um dos portes que variam conforme o tamanho e faturamento. Quando se trata de micro e pequenas empresas, os portes indicados são o Microempreendedor Individual (MEI), a Microempresa (ME), e a Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Cada tipo tem suas particularidades em relação ao planejamento tributário. Uma escolha errada pode aumentar a incidência dos impostos. Pior ainda, descumprir as obrigações fiscais implicará em mais custos para empresa, multas e até mesmo no fechamento do negócio.

Com um contador especialista na área de TI, o empresário terá toda a consultoria no planejamento tributário, sobre as operações e na análise de documentos imprescindíveis para o futuro do negócio.

4. Mais competitividade

A concorrência no mercado de TI está cada vez mais acirrada. Com uma contabilidade consultiva do seu lado, sua empresa pode estar um passo à frente dos concorrentes. Em um mercado tão competitivo é fundamental entender a composição de preços e o gerenciamento de recursos.

Com dados mais apurados sobre sua empresa, você passa a ter maior competitividade no mercado, pois suas decisões são baseadas em relatórios e análises feitas por um profissional especializado na área contábil e tributária da tecnologia da informação.

5. Redução de custos

Contar com uma contabilidade consultiva é essencial para a segurança do seu negócio. Uma solução bastante viável é a terceirização das responsabilidades fiscais, contábeis e tributárias para um escritório especialista na área da TI.

Ao tomar essa decisão, sua empresa reduz uma série de custos internos, além de contar com o atendimento em tempo real de consultores.

A importância da contabilidade digital

A transformação digital atingiu a contabilidade com tal impacto que hoje a contabilidade digital tornou-se ferramenta essencial para facilitar a vida dos empresários de tecnologia. 

A proposta da contabilidade digital é utilizar as ferramentas tecnológicas para ajudar os clientes a serem mais produtivos e eficientes. 

O modelo de contabilidade digital utiliza plataformas exclusivas que, por meio da inteligência artificial, fazem toda a análise de dados, números e informações das empresas. 

Ela projeta cenários, sugere mudanças e corrige erros. Com dados mais completos, o contador pode orientar seu cliente a tomar as melhores decisões, com base em  informações contábeis de confiança. 

A contabilidade digital também usa a tecnologia para desburocratizar processos. Isto melhora a eficiência e os resultados da empresa.

Benefícios da contabilidade digital

A contabilidade digital pode transformar seu negócio. Veja abaixo 6 benefícios de ter a tecnologia e a inovação ao seu lado:

1. Acesso em tempo real

Uma das principais vantagens é que você pode acessá-la 24 horas por dia, de qualquer lugar. Ao contrário do modelo de contabilidade convencional, em que é preciso agendar um atendimento presencial, na contabilidade digital qualquer dúvida pode ser resolvida em tempo real.

Com o acesso à internet via dispositivos fixos ou móveis, é possível tirar suas dúvidas, consultar relatórios e analisar planilhas de qualquer lugar. 

2. Maior economia

A contabilidade digital otimiza serviços e pessoal tornando-se mais barata e acessível. Por meio dela, pode-se atender um volume maior de clientes, o que torna o escritório mais rentável. Além disso, garante preços mais interessantes aos empresários, garantindo um custo menor para ter sua contabilidade em dia.

3. Melhor atendimento 

A contabilidade digital oferece serviços com mais qualidade e eficiência. A tecnologia permite a resolução mais rápida das demandas on-line e, com isso, o contador entrega respostas mais rápidas aos clientes. E mais: como o ambiente é digital, ele está sempre disponível.

4. Segurança e agilidade

A contabilidade digital permite o armazenamento de todos os documentos em servidores na nuvem, com protocolos rígidos de segurança para evitar riscos de invasão ou adulteração. Assim, acaba a necessidade de enormes arquivos de papéis para guardar tudo. Com documentos digitais, pode-se acessá-los a qualquer momento, de qualquer lugar.

5. Sem limite de atendimento

Os clientes de um escritório de contabilidade digital podem ser atendidos sem nenhuma limitação, pois pela plataforma eles têm à disposição informações em tempo real.

Com respostas ágeis, os clientes ficam mais preparados para tomar decisões mais rápidas. 

6. Maiores perspectivas de crescimento

Ao adotar a contabilidade digital, as empresas de tecnologia têm maiores perspectivas de crescimento, devido à agilidade nas informações, preços mais acessíveis e melhor base nas respostas às dúvidas.

Conheça a Gestão Contabilidade

Todos estes serviços são oferecidos pela Gestão Contabilidade, cujo propósito é fazer uma gestão digital, mas principalmente oferecendo um atendimento humanizado. 

Com entregas financeiras e fiscais de excelência, a Gestão ajuda as empresas de tecnologia a se desenvolverem, gerando mais renda para o empresário.

A Gestão trabalha com franquias e usa plataformas exclusivas que já fazem toda a análise de dados, números e informações das empresas, com o uso da inteligência artificial. Com dados mais completos, é possível orientar os clientes na tomada de decisões, com informações confiáveis.

Entre os serviços oferecidos pela Gestão destacam-se vários como: 

  • BPO financeiro 

O BPO (Business Process Outsourcing ou terceirização de processos) auxilia a empresa, na área de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e faturamento, emissão de boletos, envio de cobranças, conciliação bancária, assessoria financeira e relatórios gerenciais. Além disso, oferece uma assinatura gratuita do sistema de gestão ContaAzul. É vantajoso porque reduz custos com a contratação e gestão de pessoas. Há clientes que conseguem economizar 40% nos gastos.

  • Organização financeira

A consultoria financeira é feita por um especialista na área que avalia e aponta as melhores decisões que o gestor de TI pode tomar. Ele analisa as finanças da empresa e define as estratégias a serem adotadas para trazer maior benefício à empresa.

  • Controladoria da pequena empresa 

A controladoria é uma importante ferramenta de gestão, por meio da qual a empresa de TI consegue identificar os resultados alcançados de acordo com a análise de todos os dados e informações gerados. Mas, para isso, é preciso definir os indicadores de desempenho de controladoria mais usados. O indicador que a sua empresa escolher precisa estar de acordo com seus objetivos e planejamento estratégico.

  •  Especialista financeiro e fiscal 

A Gestão Contabilidade possui profissionais especialistas financeiros e fiscais, cuja função é orientar e auxiliar os clientes no controle de aplicação dos dispositivos legais vigentes sejam federais, estaduais ou municipais. Os serviços incluem escrituração dos registros fiscais do IPI e/ou ICMS e/ou ISS e/ou SPED (contábil, fiscal, PIS/COFINS), apuração e elaboração das guias dos impostos e de informação, entrega das obrigações acessórias e orientações necessárias sobre o tema fiscal.

  • Contabilidade consultiva

A contabilidade tem um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para o seu negócio. Além de profissionais especializados em tecnologia, a Gestão Contabilidade conta com o apoio de ferramentas como o sistema de gestão ContaAzul. Ainda tem o suporte do ERP da Omie, sistema de gestão em nuvem que ajuda os clientes em suas operações e os integra diretamente ao seu sistema contábil.

Opção acessível, moderna e segura para as empresas que precisam de garantia, a contabilidade consultiva oferece ao cliente, por meio de um sistema simples e intuitivo, a movimentação da sua empresa, com acesso aos contadores em tempo real e esclarecimento de dúvidas. 

  •  Recursos humanos 

A Gestão também atua na área trabalhista/previdenciária. É responsável pelo registro dos empregados. Elabora a Folha de Pagamento dos funcionários e de Pró-Labore, bem como das guias dos encargos sociais e tributos afins que devem ser recolhidos pela empresa. Atende ainda às demais exigências previstas na legislação e obrigações acessórias

  • Planejamento tributário 

Trata-se da gestão e controle dos compromissos fiscais da empresa. Seu objetivo é otimizar o funcionamento e os lucros da empresa, principalmente reduzindo despesas com impostos. A Gestão tem expertise no assunto, organizando pagamentos, mantendo a legalidade dos negócios para evitar multas, além de buscar formas de reduzir os gastos com os impostos. 

Quer mudar a história da sua empresa?

Com a transformação digital, as empresas de tecnologia buscam a contabilidade digital. O que a Gestão Contabilidade proporciona a seus clientes são informações rápidas e relevantes que alavancam os resultados dos negócios destas empresas. 

Com um modelo inovador de contabilidade digital, a relação entre contador e cliente ganha agilidade. Enquanto o empresário se dedica ao seu negócio, o setor financeiro e fiscal fica nas mãos do time especializado da Gestão.

Conheça aqui cases de sucesso e veja por que os clientes estão satisfeitos com a parceria com a Gestão: 

1. A HandMade Design conheceu a Gestão por meio de um cliente, o Conta Azul. 

A parceria foi firmada em junho de 2019, com a contratação do BPO financeiro, além da contabilidade geral. A principal mudança foi a alteração para o regime de competência, que dá uma visão mais realista dos resultados da empresa e dos investimentos que podem ser feitos. 

A Gestão tem feito um trabalho de contabilidade consultiva para a HandMade, que está estruturando a operação para crescer. Hoje a empresa conta com um DRE mensal e a Gestão auxilia em outras questões como regime tributário e contabilidade consultiva

2. A HTB Automação chegou à Gestão também por meio do ContaAzul. O maior problema era a falta de integração da contabilidade com o sistema do ContaAzul. 

A parceria começou em dezembro de 2019, com contas a pagar e emissão de notas fiscais e, em janeiro de 2020, com a contratação do BPO e a parte contábil. As mudanças foram imediatas e positivas. 

3. Empresa de conteúdo de marketing digital, a Motor Tech Content conta com a parceria da Gestão há algum tempo não só com serviços de contabilidade, mas também com BPO. O importante para a empresa é contar com um time especializado. As contas chegam prontas, conciliadas e com o DRE feito no ContaAzul.

Ficou interessado em conhecer mais os serviços que a Gestão Contabilidade oferece? Venha conversar com o nosso time.

Comentários

Receba os destaques por e-mail