Como funciona o trabalho do BPO financeiro? Entenda!

Categoria: Gestão financeira

Postado em 7 de junho de 2019

2 minutos

Você precisa ampliar a lucratividade do escritório contábil e ainda encontrar tempo para atender melhor os clientes? Esse é um desafio para qualquer negócio, mas nós podemos ajudá-lo. O serviço de BPO financeiro torna-se um diferencial para a sua área de atuação e ainda auxilia muitos pequenos e médios empreendedores.

A atividade diminui os custos das companhias e leva mais eficiência para a gestão de recursos financeiros. Em contrapartida, o seu escritório de contabilidade pode cobrar um valor a mais pelo atendimento e desenvolvimento das tarefas. Que tal conhecer melhor os benefícios de oferecer esse trabalho? Acompanhe!

Como é o serviço de BPO financeiro?

O BPO significa Business Process Outsourcing ou terceirização de processos para o negócio. Muitas companhias contratam esse modelo de serviço para auxiliar na realização de atividades que não são relacionadas ao objetivo fim da organização.

Entre elas estão:

  • Contas a pagar e a receber;
  • Fluxo de caixa;
  • Faturamento.

Para as empresas, torna-se vantajoso contratar um serviço terceirizado para a gestão financeira para reduzir os custos com a contratação e gestão de pessoas.

Quais são as oportunidades para o contador trabalhar nessa área?

Em 2018, foram registrados mais de 182 mil microempreendedores no país. Os dados do Serasa Experian apontam um crescimento de 2,9% na abertura de microempresas dessa natureza jurídica. E muitas delas precisam do apoio de um profissional especializado para crescer.

Para complementar, a lei da terceirização facilitou a contratação de especialistas para realizar atividades para a companhia. Sendo assim, isso gera mais oportunidades para quem pretende atuar com a prestação de serviços diferenciados. O mercado está mais receptivo às propostas de pessoas que visam atuar fora do ambiente corporativo, desde que apresentem um bom custo-benefício, eficiência e qualidade.

Além disso, as companhias estão mais focadas em ampliar a produtividade, diminuir os custos e aumentar a margem de lucro. Por isso, o BPO financeiro ganha mais força a cada dia.

O serviço torna-se uma opção mais vantajosa para pequenos e médios empreendedores, que podem concentrar a atenção no core business. Desse modo, eles conseguem dar mais atenção às necessidades de seus clientes e projetos, enquanto o escritório contábil desempenha os procedimentos do dia a dia. Conheça outras vantagens para as organizações:

  • Ganho de eficiência;
  • Melhoria contínua dos processos;
  • Flexibilidade para contratação de serviços adicionais;
  • Diminuição de gastos com a manutenção de uma infraestrutura, software e equipamentos para realizar o serviço;
  • Qualificação dos serviços.

Como o contador especializado pode auxiliar as organizações?

O BPO financeiro consegue auxiliar as companhias em diferentes processos contábeis e de gestão. Ele faz o gerenciamento das informações e autorizações necessárias e garante a precisão dos dados que são arquivados e também repassados para o Fisco.

Você pode oferecer serviços que se complementam e vão agregar mais recursos para o escritório contábil. Em contrapartida, o cliente também ganha com uma gestão de caixa mais eficiente, a redução dos erros e multas.

Esse trabalho é considerado um diferencial no mercado e, por isso, tem mais valor agregado. Além das tarefas básicas que podem ser executadas, como contas a pagar e a receber, é possível auxiliar o empreendedor a gerir melhor a companhia.

Por meio da realização de relatórios financeiros, por exemplo, você vai ajudá-lo a identificar os problemas envolvidos na administração do dinheiro e indicar os setores em que os recursos poderiam ser melhor investidos.

Uma análise de desempenho, por sua vez, auxilia o cliente a verificar como estão as vendas, a margem de lucro aplicada e os custos gerais do negócio. Assim, ele poderá identificar quais gastos podem ser reduzidos e em quais produtos ou serviços pode ser ampliado o valor de venda.

Como encontrar tempo para atuar como BPO financeiro?

Muitas vezes, o contador com experiência gosta de dedicar sua atenção ao relacionamento e atendimento aos clientes. E aí não sobra muito tempo para realizar os processos burocráticos.

Para não precisar contratar profissionais para realizar essas demandas (e ter gastos fixos com salários e impostos), ele pode buscar apoio de uma equipe especializada por meio de uma franquia contábil.

Esses profissionais executarão as demandas operacionais como os relatórios financeiros, conciliações bancárias, áreas fiscais e contábeis. Enquanto isso, você consegue fazer análises mais aprofundadas sobre os dados para orientar os empreendedores sobre as melhores práticas para o crescimento do negócio.

Talvez você esteja pensando “como assim”? Ao terceirizar os procedimentos operacionais você encontra tempo para realizar visitas aos clientes e oferecer serviços diferenciados como o BPO. Essas tarefas têm maior valor agregado, vão gerar mais retorno financeiro para o escritório contábil e notoriedade para o seu negócio.

Além da diminuição do tempo investido em procedimentos rotineiros, você ainda consegue trabalhar de qualquer lugar com acesso à internet. Dessa forma, é possível atuar em casa e encerrar o aluguel do espaço físico. Isso promove economia e maior margem de lucro para a empresa.

Para complementar, não é preciso investir muito na divulgação do trabalho, aquisição de software e outras ferramentas. Tudo isso já está incluído em um pacote de serviços oferecido por uma franquia.

Como excelente contador que você é, já deve estar pensando nos custos da contratação desse modelo de negócio, correto? Pois é, você tem razão. Qualquer modelo de franquia exige um investimento inicial, mesmo que pequeno, e o pagamento de uma taxa mensal em função do serviço e do uso da marca.

Todavia, se você considerar que terá condições de disponibilizar um serviço diferenciado para o cliente e com maior valor agregado, perceberá que terá mais retorno financeiro mesmo com o pagamento da taxa. Afinal, entrará mais dinheiro em caixa e não será necessário arcar com as despesas fixas mensais oriundas de uma infraestrutura física e contratação de pessoal.

Ainda tem dúvidas sobre este assunto? Não tem problema! Pense com calma, faça os cálculos e também analise a questão sobre o ponto de vista do cliente, que terá um profissional mais dedicado ao seu negócio.
Se você se interessou pelo BPO Financeiro e quer avaliar essa possibilidade, acesse o artigo que explica direitinho como funciona o modelo de franquia de contabilidade!

Comentários