Gestão financeira para imobiliária: Tudo que você precisa saber

Categoria: Gestão financeira

Postado em 18 de outubro de 2019

2.5 minutos

A gestão financeira para imobiliária é um desafio mensal. Como depende muito das negociações, há muita flutuação nos recebíveis, enquanto o custo-fixo costuma se manter inalterado. 

Por isso, cabe ao gestor ter um excelente planejamento, controlando o orçamento nos meses de alta, para compensar aqueles não tão bons e evitar que a imobiliária entre no vermelho, o que pode inclusive comprometer o futuro do negócio.

Para evitar que isso ocorra, uma excelente gestão financeira apoiado em uma contabilidade estratégica garante longevidade à empresa e permite inclusive que ela se diferencie do mercado. Quer saber como? Confira nosso artigo!

Cada coisa em seu lugar

A primeira dica é separar as contas — uma regra que vale para qualquer negócio. Nada de manter as finanças pessoais e profissionais na mesma conta. A dica é que já no início do negócio uma conta bancária exclusiva da empresa seja criada, para que você tenha exata noção dos valores que entram e tenha maior controle das despesas.

Isso permite ainda que você tenha real noção do faturamento da sua empresa, se ela está conseguindo se manter sozinha. Com uma mesma conta, você pode estar usando seu dinheiro pessoal para pagar contas da empresa e nem perceber.

Controle da inadimplência

Como em qualquer negócio, a inadimplência pode ser um sério problema para a saúde financeira da sua imobiliária. Por isso, ter um gerenciamento rígido é essencial para evitar qualquer furo orçamentário.

O gestor ou o responsável pela área financeira deve ter pulso firme nas cobranças, principalmente daqueles que não cumprem com seus pagamentos em dia. Por isso, é importante conhecer detalhadamente os prazos definidos em contrato e as penalidades em caso de atrasos na quitação dos valores acordados. 

Neste ponto, contar com a tecnologia pode ser um excelente aliado. No mercado, há softwares que auxiliam na:

  • Emissão de boleto 
  • Envio de boletos por e-mail
  • Opção de reajuste automático de aluguel
  • Controle de inadimplência 
  • Baixa de boletos emitidos;
  • Controle de contas quitadas 
  • Informações de pendências de contrato

Tenha um planejamento financeiro

Outro fator essencial em uma imobiliária é um planejamento financeiro, permitindo que você compreenda o fluxo de caixa e possa organizar os processos contábeis. E nessa área ele é ainda mais vital, principalmente pela variação financeira que pode ocorrer no setor: em um mês você pode ter a venda de vários imóveis, enquanto no outro nenhum negócio é fechado.

Por isso, com um planejamento financeiro você pode se organizar para que os meses de alta compensem àqueles de “vacas mais magras”. Desta forma, você passa a compreender qual o custo-fixo do seu negócio e se organiza para que nunca faltem recursos para os pagamentos necessários.

Faça uma gestão financeira para imobiliária inteligente

Por fim, faça sempre uma gestão financeira inteligente da sua imobiliária. Capacite sua equipe e os deixe ao par das necessidades do seu negócio. Uma ótima alternativa é também criar um plano de metas, para que seus colaboradores trabalhem de forma mais motivada em busca dos resultados.

Além disso, contar com uma contabilidade parceira é importante para uma gestão financeira eficiente em seu negócio. A Gestão Contabilidade conta com uma equipe especializada na contabilidade para imobiliarias, conhecendo e seguindo toda a legislação exclusiva do setor. 

Com a Gestão Contabilidade você conta com um planejamento tributário personalizado, visando sempre os melhores resultados para sua imobiliária. Desta forma, você não passa por apuros e tem ainda uma consultoria estratégia ao seu lado, para que possa tomar sempre as melhores decisões.

Quer uma gestão financeira para imobiliária? Migre agora mesmo com a Gestão Contabilidade e tenha o atendimento exclusivo que você merece!

Comentários