O papel da nova contabilidade no crescimento das empresas

Categoria: Contabilidade

Postado em 23 de novembro de 2020

Crescimento empresarial é uma preocupação constante entre corporações de todos os portes e segmentos. A competitividade do mercado exige que estratégias de sobrevivência sejam buscadas para que, de alguma forma, a empresa possa  sobressair em relação a todas as outras que oferecem os mesmo tipos de serviços e produtos.

É claro que os planos e táticas são diferentes de acordo com a necessidade do segmento. Alguns líderes preferem apostar num marketing mais audacioso, outros contam com tecnologia para inovar a prestação de serviços. 

No entanto, apenas uma estratégia é valiosa para todos os tipos de empresa: a busca pela contabilidade consultiva, que pode orientar líderes e CEOs a tomarem decisões mais ágeis, embasadas nas orientações dos profissionais consultivos do escritório contábil.   

E este novo viés dos serviços contábeis só é possível por meio da contabilidade digital e do uso de tecnologia adequada. A seguir, vamos abordar a importância da nova contabilidade na evolução das empresas. Confira!

O que é a nova contabilidade?

Também chamada de contabilidade 2.0 ou contabilidade digital, a nova contabilidade é aquela que utiliza todos os benefícios da tecnologia como forma de oferecer um serviço de melhor qualidade.

Enquanto a contabilidade tradicional envolve muitos cálculos, papéis e tarefas manuais, a nova contabilidade se apoia inteiramente em processos digitais. 

Atualmente já existem softwares muito completos com computação em nuvem e automatização de processos contábeis, como cálculo de impostos e tributos, envio de nota fiscal, cumprimento de obrigações acessórias, entre outros. Isso sem contar com as atualizações legislativas constantes. 

Mas se o escritório contábil tradicional consegue prestar um bom serviço, você deve pensar que a falta de ferramentas digitais atrapalha apenas a própria prestadora de serviços, e não os clientes, não é mesmo? É aí que você se engana. As empresas contábeis que se apoiam na contabilidade digital conseguem entregar resultados muito mais precisos.

Além disso, o menor gasto de tempo com funções trabalhosas e burocráticas acabam deixando o profissional contábil mais livre para oferecer um serviço personalizado de acordo com a necessidade específica da sua empresa. O acesso em tempo real aos dados e relatórios fornece uma análise muitos mais abrangente sobre a saúde financeira da empresa. 

E são estes mesmos dados que, quando analisados precisamente, conseguem dar um suporte muito maior nas tomadas de decisão dos empresários. Os serviços contábeis ultrapassam os processos tradicionais, entregando uma contabilidade consultiva que pode ser essencial na hora de direcionar melhor o tempo, as estratégias e os investimentos dos clientes. 

Como funciona a contabilidade digital?

Deve ter ficado claro durante este blog post que a nova contabilidade é a chegada da transformação digital também no segmento contábil. Ou seja, é a utilização de tecnologias emergentes e processos de automação para modernizar a área e levar mais produtividade, agilidade e satisfação para os clientes.

Quando um empresário chega em um escritório de contabilidade digital buscando seus serviços, ele escolhe muito mais do que um parceiro que irá analisar seus números e cumprir as funções burocráticas. 

O contador consultivo, munido de um bom software, consegue identificar gargalos tributários para diminuir a quantidade de dinheiro enviado ao fisco. Além disso, analisa fluxo de caixa, gestão de estoque, retorno sobre o investimento e muitos outros dados para, junto com o cliente, criar estratégias de crescimento mais assertivas.

Também, outro processo que apenas a contabilidade digital permite é a conexão direta entre profissional contábil e cliente. A computação em nuvem permite uma troca de arquivos e documentos em tempo real, assim como um contato mais direto e personalizado.

Como a contabilidade digital ajuda as empresas?

Muitos dos benefícios da nova contabilidade já foram citados durante este texto. 

E são exatamente eles que contribuem para a melhor tomada de decisão e criação de novas estratégias de crescimento das empresas.

Apenas uma análise de dados precisa, somada ao atendimento consultivo e especializado dão a confiança que o cliente precisa para saber quanto, quando e no que investir.    

Atualmente existem inúmeras empresas no mercado especializadas no setor contábil, mas poucas podem oferecer a contabilidade consultiva como a Gestão Contabilidade.  

Atuante na área contábil e de assessoria empresarial desde 2002, a empresa oferece a solução Contabilidade digital, que é perfeita para quem busca mais assertividade em suas ações. 

Além disso, a prestação de serviços da Gestão envolve muito mais vantagens do que as já citadas aqui. A tecnologia mobile, por exemplo, permite que tanto contador quanto cliente possam acessar seus dados de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de dispositivos móveis. Além disso, todos os colaboradores da empresa são especialistas financeiros e prontos para usar sua expertise no que for preciso. 

E, por último, o Sistema de Gestão Financeira é integrado com o sistema Conta Azul. A ferramenta ainda permite que os contadores estejam sempre conectados com seus clientes.

Leia mais sobre a importância da contabilidade digital aqui ou acesse o site da Gestão Contabilidade e descubra o que mais a empresa tem a oferecer!

Comentários

Receba os destaques por e-mail