Sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Saber se o que você tem investido vem trazendo um retorno esperado é essencial para manter um comércio forte e, por meio do ROI para varejo, fica mais fácil chegar ao resultado.
O ROI (return on investiment) ou Retorno sobre o Investimento, é uma das principais métricas utilizadas para saber — como o próprio nome diz — se aquilo que você investe está trazendo um resultado esperado. O ROI para o varejo é essencial para determinar o sucesso de um empreendimento e se ajustes precisam ser feitos.
Quer saber mais sobre essa métrica, e como ela pode ser aplicada no seu negócio? Então confira as informações que traremos à seguir!
O que é o ROI?
O retorno do investimento (ROI) é um conceito financeiro que mede a lucratividade de um investimento. Existem vários métodos para determinar o ROI, mas o mais comum é dividir o lucro líquido pelo total de ativos.
Por exemplo, se seu lucro líquido for de R$ 25.000 e o total de ativos for de R$ 100.000, seu ROI será de 25%. Uma definição comum de ROI é “uma medida de rentabilidade que avalia o desempenho de um negócio dividindo o lucro líquido pelo patrimônio líquido”.
Em uma pequena empresa, os usos do ROI para varejo pode ser para medir o desempenho de políticas de preços, um investimento em equipamentos de capital ou um investimento em estoque. Ao comprar ativos em uma empresa, como estoque ou equipamento, você espera obter um benefício financeiro com a compra.
O retorno do investimento é uma ferramenta para ajudar a decidir entre alternativas de compra que geram receita ou resultam em economia de custos que beneficiam o lucro líquido do negócio. Os investidores também analisarão o retorno do investimento ao optar por financiar um empreendimento comercial.
Por exemplo, com a compra de equipamento de capital, espera-se que o equipamento forneça um benefício à empresa por vários anos. Dessa forma, o lucro líquido precisará ser estimado para períodos futuros para determinar o ROI para Varejo geral. Além disso, os custos de manutenção durante a vida útil do equipamento reduzirão o ROI geral. Um contador pode ajudar com as fórmulas para determinar cálculos de ROI mais complexos.
Como o ROI melhora o faturamento?
Dependendo do tipo de retorno que você procura em um investimento que faz nos seus negócios, existem diferentes maneiras de melhorar seu ROI para varejo. Os retornos podem incluir lucros maiores, despesas reduzidas ou benefícios intangíveis, como maior eficiência operacional ou maior reconhecimento da marca.
Definir claramente suas metas e estabelecer o maior número possível de referências quantificáveis ajudará a aumentar o retorno sobre as diferentes iniciativas que você toma para melhorar sua empresa.
O primeiro passo para melhorar o retorno de um investimento é definir claramente o retorno ou retorno em potencial que você pode obter do seu investimento. Isso pode incluir vendas mais altas, aumento de receita, maiores lucros, custos indiretos ou de produção reduzidos, maior retenção de funcionários, melhor satisfação do cliente, maior preferência de marca ou menos custos com impostos.
Se possível, defina vários parâmetros de referência para suas metas de retorno. Por exemplo, em vez de definir o aumento de vendas como objetivo, defina o aumento de vendas durante um mês específico.
Calcule seu retorno atual
Para melhorar os retornos de seus investimentos a ponto de garantirem que você não busque outras oportunidades com esse dinheiro ou esforço, você deve saber o retorno que está recebendo no momento para vender um produto.
Por exemplo, você pode vender 1.000 unidades de seu produto por dia usando sua força de trabalho atual, com um custo de mão-de-obra de R$ 0,10 por unidade. Se você está pensando em adicionar treinamento ou contratar mais vendedores, agora você tem uma referência para medir as alterações feitas na tentativa de melhorar seu retorno.
Uma maneira de aumentar seu ROI para varejo é gerar mais vendas e receitas ou aumentar seus preços. Se você pode aumentar as vendas e as receitas sem aumentar seus custos ou apenas aumentar seus custos o suficiente para ainda obter um ganho líquido nos lucros, você melhorou seu retorno.
Se você pode aumentar seus preços sem diminuir suas vendas o suficiente para diminuir os lucros, melhorou seu retorno. Usando o cálculo do seu retorno atual, procure maneiras de melhorar suas vendas e receitas de maneira a proporcionar um lucro maior do que as práticas comerciais atuais.
Como calcular o ROI para varejo?
Para se calcular o ROI para varejo, você deve seguir a seguinte fórmula:
[(valor faturado – valor investido) / valor investido] = ROI
Multiplicado o resultado por 100%, ele apresentará o percentual de retorno de acordo com o valor investido.
Por exemplo: [(R$50 mil – R$2,5 mil) / R$2,5 mil] = ROI 19
O fator de relação é 19. Isso significa que para cada R$1,00 investido, ele vende na loja dele R$ 19,00. Isso mesmo, este é o valor de venda bruta a cada R$ 1,00 investido.
Tenha ajuda profissional
Como você viu, o ROI para varejo é essencial para determinar se o valor investido está sendo recuperado dentro de um lucro esperado. Talvez seja necessário ajustes no preço final aplicado, ou então seja necessário reduzir custos para ter uma margem de lucro maior.
Como o cálculo é complexo e pode envolver várias variáveis, pode ser necessário auxílio profissional para se chegar ao ROI para varejo ideal. Nesse ponto, contar com um escritório de contabilidade que seja especialista na área pode ser vital.
Aqui na Gestão Contabilidade contamos com um time de profissionais que são especialistas na área do varejo, fornecendo consultoria e auxiliando na tomada de decisões para que o negócio prospere.
Se precisa de ajuda para calcular o ROI para varejo do seu negócio, entre em contato agora mesmo com nossos consultores. Estamos te esperando!