Entenda a importância do registro de funcionário

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 8 de maio de 2019

minutos

Independente do segmento ou tamanho da empresa, se a empresa tiver funcionários, o correto é mantê-los registrados. Para a segurança da empresa, do funcionário e para estar de acordo com a lei.

Ainda é comum alguns empresários pensarem que contratar um funcionário como celetista e cumprir de forma rigorosa a CLt é algo que custa muito dinheiro e é difícil.

Entretanto através da CLT o funcionário tem seus direitos assegurados e a empresa pode cobrar  seus deveres e obrigações com maior segurança.

Saiba mais detalhes sobre a importância e a obrigatoriedade de registrar seus funcionários:

Entenda a CLT:

A CLT surgiu por meio do Decreto-Lei nº 5.452, datado de maio de 1943 e aprovado pelo presidente Getúlio Vargas. Desde de que essa lei foi aprovada, ela tem como finalidade unificar a legislação trabalhista existente no Brasil.

Atualmente, a CLT se constitui de normas que regulam as relações de trabalho, ou seja, faz cumprir os direitos e obrigações do empregado e do empregador.

Para você entender ainda melhor:

Empregador: De acordo com a CLT, empregador é toda empresa individual ou coletiva que admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço, assumindo os risco da atividade econômica.

Empregado: Também chamado de funcionário ou colaborador, empregado é toda pessoa física que se dispõe a prestar serviços não eventuais a um empregador, em troca de um salário.

O que é carteira de trabalho?

Esse é um documento que todo cidadão tem acesso. Ele contém todo o registro da vida profissional do empregado.

Ela é usada para que o funcionário exerça de forma formal, urbano ou rural, temporário ou permanente. Por meio dela são assegurados ao funcionários todos os seus direitos.

Por que minha empresa deve registrar meus funcionários?

Existem várias coisas que o registro de funcionário pode evitar, dentre elas estão:

  • Pagar multas exorbitantes que podem ser trinta vezes o valor da referência regional.
  • Sofrer risco de ações trabalhistas, tendo que pagar indenizações aos funcionários.

Entretanto existem algumas vantagens em registrar seu funcionário, veja:

  • Cumprir o cumprimento do aviso prévio;
  • Exigência de cumprimento de horários;

Registrar seu funcionário é fundamental para evitar empecilhos que possam atrapalhar o futuro do seu negócio. Empregar seu funcionário significa criar proteção contra futuros processos que podem representar a morte do seu negócio.

A Gestão Contabilidade está aqui para ajudar você nos processos contratuais, vamos conversar?




Comentários