Como analisar o meu concorrente? Confira 5 etapas

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 26 de agosto de 2020

Para construir um negócio de sucesso, você deve criar produtos e serviços que se destaquem da concorrência. Mas, para criar essas ofertas exclusivas, você deve se perguntar: como analisar meu concorrente?

Em qualquer mercado ou ramo de atuação, você precisa do máximo de informações e insights para obter uma vantagem sobre seus concorrentes. Simplesmente saber o que eles oferecem não é suficiente. É extremamente importante conduzir regularmente uma análise competitiva completa para estar um passo à frente.

Confira a seguir 5 etapas que você pode seguir para conduzir sua própria análise de concorrentes.

1. Identifique seus concorrentes

Um concorrente é alguém que visa os mesmos segmentos de mercado que você com um produto semelhante. Dessa forma, uma empresa de peças, por exemplo, pode operar ao lado de outra que também vende peças, mas ambas podem não competir entre si.

Como isso pode ser? As empresas podem ter como alvo clientes diferentes: uma pode atender a multinacionais, enquanto a outra vende para empresas locais.

Geralmente, os concorrentes são divididos em três tipos:

Concorrência direta 

Essas empresas oferecem os mesmos produtos e serviços aos mesmos clientes no mesmo território de sua empresa.

Concorrência secundária ou indireta 

Negócios que oferecem produtos e serviços ligeiramente diferentes ou visam uma clientela diferente dentro do mesmo território.

Concorrência substituta 

Negócios que oferecem produtos e serviços diferentes aos mesmos clientes no mesmo território.

2. Reúna informações sobre seus principais concorrentes

Depois de identificar seus principais concorrentes, você desejará reunir o máximo de informações possível sobre eles. Você pode tentar compilar as seguintes informações sobre seus concorrentes:

Produtos e serviços 

Avalie os produtos ou serviços deles e compare-os com os seus, de preferência comprando-os e experimentando-os. Como está a qualidade? Quais recursos você gosta ou não gosta? Quem são seus fornecedores? Ele responde às preferências do consumidor?

Preços 

Qual é o preço de seus produtos e serviços? Seus preços variam para parceiros de canal e clientes? Qual é a política de descontos deles? Você pode estimar sua estrutura de custos?

Posicionamento e marca 

Analise os sites, documentos de produtos, brochuras e catálogos de seus concorrentes. Siga-os nas redes sociais e visite-os em feiras. Quais são seus mercados-alvo? Qual é a sua proposta de venda exclusiva?

Reputação no mercado 

Converse com clientes, fornecedores e distribuidores para obter suas opiniões. O que eles sabem sobre seus concorrentes? Quais são suas opiniões sobre seus produtos, estratégias de vendas e marketing e atendimento ao cliente?

3. Analise os pontos fortes e fracos da concorrência

A preparação de uma avaliação por escrito de seus concorrentes permitirá que você compare o desempenho deles com o seu. Você pode listar seus concorrentes e escrever seus respectivos pontos fortes e fracos. 

Eles são populares por causa de sua localização? Visibilidade? A qualidade de sua equipe? Os preços deles são muito altos? Ou seu produto carece de um recurso-chave exigido por seus clientes-alvo?

Esta análise lhe dará uma ideia de como você pode adaptar sua estratégia para combater seus pontos fortes e tirar proveito de seus pontos fracos.

4. Fale com seus concorrentes diretamente

Pode ser uma boa ideia conhecer pessoalmente seus concorrentes. Na verdade, dar o primeiro passo muitas vezes pode levar a um relacionamento benéfico para ambos os lados.

Na verdade, não é incomum duas empresas competirem às vezes e cooperarem em outras. Por exemplo, um concorrente pode estar disposto a indicar clientes para você se eles não atenderem a um nicho de mercado específico. Mas para isso, eles precisam conhecer, confiar e gostar de você.

Mesmo que você não consiga chegar a um entendimento com seus concorrentes, conversar com eles ainda pode ajudá-lo a reunir informações importantes para ajudá-lo a diferenciar sua empresa no mercado.

5. Identifique sua vantagem competitiva

Analisar o cenário competitivo ajudará você a identificar sua vantagem competitiva. Talvez sejam os preços mais baixos ou as promoções que atraem novos clientes — mas lembre-se de que esse tipo de estratégia pode ser copiada pela concorrência e pode não ser viável a longo prazo.

Aproveitar um ponto fraco da competição é sempre uma boa ideia. Mas é sustentável? Idealmente, uma vantagem competitiva deve ser um grande ponto forte distintivo e que pode atrair seus clientes-alvo. Identificar sua vantagem competitiva o ajudará a criar sua mensagem e imagem de marca, contando com seu diferenciador principal.

Essencial para o plano de negócios

A análise da concorrência é vital para o plano de negócios de sua empresa. Isso permitirá que você possa se diferenciar no mercado, oferecer produtos de uma maneira diferenciada, buscar um novo nicho ou até mesmo cativar os clientes e os atraí-lo de seus concorrentes.

Por isso, saber como analisar o seu concorrente é essencial para qualquer empresa, não importando qual seu tamanho ou ramo de atuação. E essa análise é ainda mais importante se você desenvolve vendas também pela internet. Dessa forma, o concorrente pode não estar apenas no seu bairro ou na sua cidade, mas sim em qualquer parte do mundo.

Caso precise de ajuda, seja na análise de outras empresas, ou mesmo para a elaboração do seu plano de negócios, nós da Gestão Contabilidade estamos aqui para lhe ajudar. Temos em nosso time excelentes profissionais com larga experiência nesse tipo de análise, que permitirão que você possa ter a melhor estratégia rumo ao crescimento do seu negócio.

Estamos ter dado todas as respostas sobre como analisar seu concorrente. Mas caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo, ou então entre em contato com nossos consultores.

Comentários

Receba os destaques por e-mail