Por várias razões, o novo normal provocado pela crise iniciada em 2020 apenas acelerou a adoção da inteligência artificial nas empresas. Muitas que tinham resistência à tecnologia implementaram, quase da noite para o dia, ferramentas de inteligência artificial, área que já vinha passando por um grande crescimento.
Especialistas da área estão assistindo a uma sólida expansão e desenvolvimento do uso de IA de maneiras realmente interessantes, importantes e significativas em 2021 e além. Veja, neste post, quais são as principais tendências para 2021, quando o assunto é inteligência artificial.
Coleção de tendências de AI para 2021
Entre as principais tendências elencadas pelos especialistas, destacam-se estas 6:
1. Hiperautomação
A hiperautomação é a conjugação entre automação de processos robóticos (RPA, sigla em inglês para Robotic Process Automation) com tecnologias de inteligência artificial. Atualmente, inteligência artificial, machine learning e tecnologias relacionadas estão fazendo incursões no gerenciamento de processos de negócios, por meio da automação inteligente de processos (IPA, sigla em inglês para Intelligent Process Automation), de acordo com a McKinsey. Além dos algoritmos de RPA e aprendizado de máquina, a IPA também inclui software de gerenciamento de processos, processamento e geração de linguagem natural e agentes cognitivos, ou chatbots.
Com a IPA, será possível o progresso de soluções focadas em tarefas padrão e repetitivas, migrando para novos modelos baseados em uma abordagem de machine learning, permitindo que robôs de dados desenvolvam novas habilidades, façam julgamentos e forneçam feedback.
2 – Inteligência Artificial das Coisas (AIoT)
A união entre a internet das coisas (IoT) e inteligência artificial está criando a inteligência artificial das coisas (AIoT). Ou seja, esta tendência de IA de 2021 será o aumento da tecnologia já inteligente.
Com o AIoT, os dispositivos conectados à Internet poderão aprender com os dados que coletam. Ou entender sua fala sem enviar os dados para a nuvem.
Por exemplo, a tecnologia de escritório inteligente já é capaz não apenas de detectar quem está no escritório, mas também de tomar decisões sobre iluminação e aquecimento para economizar energia. Ou, para uma residência, já existem geladeiras smarts, que monitoram os alimentos guardados, registram o consumo e avisam ao usuário se a comida ou bebida estão chegando ao fim.
Os refrigeradores com AIoT também sugerem refeições baseadas nos alimentos disponíveis em seu interior e permitem que o usuário busque receitas e assista ao conteúdo de vídeo em uma tela integrada, instalada em suas portas.
3. AIOps está crescendo
A complexidade dos sistemas de TI vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. De acordo com pesquisa da Forrester, os fornecedores já oferecem soluções de plataforma que combinam várias disciplinas de monitoramento isoladas – como infraestrutura, aplicativos e rede.
O termo “AIOps” é a combinação entre inteligência artificial (IA) e operações (Ops). É o uso de inteligência artificial para gerenciar ou aplicar nas operações de TI, mas é mais do que isso.
A solução AIOps permite que as operações de TI e outras equipes melhorem os principais processos, tarefas e tomadas de decisão por meio de análises aprimoradas dos volumes e categorias de dados que chegam até eles.
Essas ferramentas automatizam a introdução rápida de volumes de dados. Além disso, usam o aprendizado de máquina para analisar os dados e apresentar descobertas que preveem ou alertam o gestor sobre problemas. Este novo conhecimento pode então ser usado para automação ou tomada de decisão.
A Forrester aconselha os líderes de TI a procurar fornecedores de AIOps que possam capacitar a colaboração entre equipes por meio da correlação de dados, fornecer experiência digital de ponta a ponta e integrar-se perfeitamente a todo o conjunto de ferramentas de gerenciamento de operações de TI.
4. Cresce a demanda pela ética na IA
A discussão da ética na inteligência artificial gera discussões sobre transparência, preconceito e necessidade de legislação. Isso porque a IA lida com milhões de dados todos os dias. O principal fator no qual todos os modelos de aprendizado profundo e de máquina são baseados é a disponibilidade de dados e recursos para treiná-los. Como esses dados são gerados por milhões de usuários em todo o mundo, é possível que sejam usados para fins inadequados. Para colocar parâmetros nesta discussão é que estão em vigor legislações sobre o uso de dados de consumidores. Na União Europeia, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), que entrou em vigor em 2018 e, no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados, em setembro de 2020, que define uma série de ações às quais as empresas devem se adaptar.
5. Maior uso de IA de segurança cibernética
Um mundo cada vez mais movido à tecnologia precisa de segurança cibernética cada vez mais sofisticada. Por isso, a utilização de ferramentas de segurança cibernética baseadas em IA é uma das tendências crescentes do setor em 2021.
A inteligência artificial aumentará a segurança cibernética, auxiliando na detecção e prevenção de ameaças. Seja identificando padrões e aprendendo a detectar fraudes, ou prevenindo o acesso não autorizado e ataques cibernéticos, por meio da identificação de atividades incomuns ou ameaçadoras.
6. Inteligência orientada por voz e linguagem
O aumento no trabalho remoto levará a uma maior adoção de recursos de processamento de linguagem natural (PNL) e reconhecimento automatizado de fala (ASR), especialmente em contact centers.
PNL é o processo de ensino de reconhecimento de fala e linguagem natural para inteligência artificial e para apoiar tecnologias de machine learning.
A tecnologia se baseia em muitas disciplinas, incluindo ciência da computação e linguística computacional, em sua busca por preencher a lacuna entre a comunicação humana e a compreensão do computador.
As máquinas de hoje podem analisar mais dados baseados em linguagem do que os humanos, sem fadiga e de forma consistente e imparcial. Considerando a quantidade impressionante de dados não estruturados gerados todos os dias, de registros médicos a mídias sociais, a automação será crítica para analisar totalmente os dados de texto e fala com eficiência.
As habilidades de processamento de linguagem natural (PNL) são cada vez mais importantes, pois as empresas contam com chatbots, reconhecimento de voz e assistentes automatizados para oferecer suporte a funcionários e clientes.
Todas as tendências da IA para 2021 refletem sua introdução contínua e seu surgimento na vida como a conhecemos.
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