5 tendências contábeis importantes para as empresas de tecnologia

Categoria: TI

Postado em 18 de fevereiro de 2021

Estamos em 2021 e o mercado de tecnologia está cada vez mais inovador. Mas as empresas de tecnologia têm de expandir também sua gestão para não perder competitividade. Por isso, enquanto cuidam de seu core business, têm de inovar fazendo melhorias em produtos e serviços, como é o caso dos serviços contábeis. 

Trocar a contabilidade tradicional por um modelo mais inovador, criativo e, principalmente, digital pode fazer toda a diferença para a empresa tech. Por isso, conheça a seguir algumas tendências contábeis para que 2021 seja muito mais efetivo e tranquilo.

Tendências contábeis: esteja preparado para elas

Muitos líderes de contabilidade e contadores estão sentindo o impacto comercial da automação e dos sistemas de alta tecnologia. Na verdade, o relatório The Practice of Now 2019 da Sage revela que 90% dos contadores acham que a contabilidade está passando por uma mudança cultural que se inclina mais para a adoção de tecnologia.

Essa mudança cultural é impulsionada por vários fatores. O relatório atribui isso às demandas de marketing, regulamentações, mudanças de geração e demandas dos clientes, assim como aos investimentos que as empresas fazem para acompanhar o mundo da contabilidade. Com essa transformação no setor, cada vez mais líderes e profissionais de contabilidade estão descobrindo novos pontos fortes na utilização de soluções avançadas para processos de contabilidade.

1. Automatização dos processos de contabilidade

Uma das tendências contábeis mais significativas em 2021 é o processo de contabilidade automatizado. Automatizar o processo elimina a confusão e reduz os erros, razão pela qual as empresas tech estão investindo mais em soluções contábeis digitais. 

A Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina estão moldando a era da automação e a tendência é crescer. No setor de finanças e contabilidade, os profissionais são dispensados ​​de suas tarefas manuais cansativas e demoradas.

Essa nova tendência em contabilidade e finanças terá um grande impacto em todo o setor; os contadores serão capazes de utilizar dados otimizados para pequenas e grandes empresas. O processo de contabilidade automatizado pode levar as empresas de tecnologia a tomar decisões com base em dados mais rapidamente do que antes.

Entre as tendências contábeis em 2021 está um aumento de soluções com esta tecnologia no setor de contabilidade. Portanto, à medida que aumenta a demanda por contabilidade computadorizada, as empresas de software de contabilidade reconhecerão a necessidade de oferecer soluções robustas. 

2. Utilização da contabilidade baseada em nuvem

Com a ajuda da contabilidade em nuvem, as empresas de tecnologia estão obtendo acesso aos seus sistemas a qualquer hora e em qualquer lugar. Este sistema ajuda as empresas a economizar tempo, permite rastrear vendas, despesas e estoque. Como resultado, isso leva cada vez mais proprietários de empresas a adotar essas novas tendências contábeis e financeiras. Ter esses benefícios está levando as empresas tech a fazerem a mudança para sistemas de contabilidade baseados em nuvem.

Como tal, ainda segundo o relatório da Sage, cerca de 67% dos contadores acreditam que a tecnologia em nuvem pode tornar suas funções mais fáceis. Além disso, 53% dos entrevistados adotam soluções baseadas na nuvem para gerenciamento de projetos e comunicação com o cliente. Isso está relacionado ao aumento da demanda por soluções tecnológicas avançadas de vários setores. E o setor de contabilidade está dando um grande salto para relatórios e análises financeiras mais eficazes e abrangentes.

3. Acreditar na tecnologia contábil

A adoção de soluções tecnológicas no setor contábil se intensificará nos próximos anos. Conforme a demanda por contabilidade computadorizada cresce, as empresas de software de contabilidade atenderão a essa necessidade com soluções robustas. Essas plataformas de software possuem uma gama de funcionalidades de software que os contadores mais valorizam, como otimizar processos e minimizar tarefas manuais.

O mercado de software de contabilidade experimentará um nível mais alto de crescimento nos próximos anos. Seu potencial é de crescer US $ 1,64 bilhão durante 2020-2024, e o impulso de crescimento do mercado vai acelerar durante o período de previsão devido ao aumento constante no crescimento ano a ano, estimado em 5,63%.

Em todo o mundo, existe uma grande demanda por plataformas de software para gerenciar planilhas e ter um melhor entendimento da gestão tributária. Ainda de acordo com o relatório da Sage, no período de previsão de 2019 a 2024, o mercado crescerá a 8,5%, com a América do Norte na vanguarda. A adoção de tecnologias modernas na Ásia-Pacífico também impulsionará o crescimento das empresas de software de contabilidade.

4. Focar na análise de dados

Como a tecnologia de nuvem combinada com a Inteligência Artificial permite que as tarefas de contabilidade específicas se tornem mais fáceis, o setor de contabilidade muda seu foco para a análise de dados. Os contadores estão assumindo novas funções como consultores, com conjuntos de habilidades exclusivos que giram em torno da análise de dados. 

A análise de números ajuda as empresas de tecnologia a obterem insights valiosos, o que lhes permite identificar melhorias no processo, aumentar a eficiência e gerenciar melhor os riscos.

Embora a análise como parte dos serviços de contabilidade não seja totalmente nova, agora é mais poderosa, apresentando o desempenho financeiro sob uma nova luz para melhores insights acionáveis. 

As empresas de contabilidade maiores aplicam a análise de dados em impostos, consultoria, gerenciamento de risco e auditoria. Enquanto isso, os contadores de outras organizações estão utilizando os recursos das melhores soluções de análise de dados para atender às necessidades específicas do setor.

5. Adotar serviços de consultoria

As empresas de tecnologia estão adotando a terceirização das funções de contabilidade e colhendo seus muitos benefícios. A terceirização permite que as empresas tech se concentrem mais em suas estratégias de negócio, aumentando a lucratividade. Ela também economiza custos de emprego, como folha de pagamento, impostos, salários, benefícios e despesas com treinamento. 

Investir na contabilidade consultiva pode ajudar as empresas de tecnologia a superar os desafios atuais. A contabilidade consultiva é um modelo de negócio que aproxima o contador de seus clientes. Com isso, ele interage de forma estratégica para garantir os melhores resultados e tomar as decisões de forma mais racional e planejada. 

É uma das áreas de crescimento mais rápido no setor de contabilidade. A cada ano, as empresas experimentam satisfação em seus valores e resultados contábeis terceirizados. É um método cada vez mais importante para as empresas tech, pois com isso elas terão à disposição um time de especialistas para analisar as operações comerciais e agregar mais valor aos seus negócios. 

Gostou das tendências? Para ficar sempre atualizado, continue lendo nosso blog.

Comentários

Receba os destaques por e-mail