Sonegação de impostos: O que é e como funciona?

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 1 de março de 2019

5 minutos

Hoje em dia é muito comum que os empreendedores sejam surpreendidos com impostos não pagos. Pensando nisso, a escrevemos esse artigo para explicar para você os riscos da sonegação de impostos e como evitá-lo. Vamos lá?

Quais as consequências de sonegar impostos:


Perceber que sua empresa deve a Receita Federal pode ser um susto, mas é sempre bom que você faça isso antes dos fiscais. Quando você percebe uma irregularidade fiscal na sua empresa e procura a Receita Federal para acertar as contas a sua empresa precisa pagar uma multa de 20% do valor sonegado acrescido do valor dos juros de mora(tempo de atraso) e correção monetária.

Entretanto, caso os fiscais da Receita Federal percebam a sua irregularidade, a sua empresa terá de pagar uma multa do valor sonegado, acrescentado dos juros moratórios e da correção monetária.

O que acontece caso sua empresa tenha problemas fiscais:

Caso sua empresa tenha problemas fiscais não resolvidos, ela fica com a certidão fiscal negativada. Isso inviabiliza a participação em concorrências públicas e outras transações comerciais que tem como requisito ter ”ficha limpa”. Além disso, a partir do momento que é constatada uma irregularidade na sua empresa, os fiscais ficam mais rígido quanto a sua fiscalização.

Você pode se tornar um criminoso:

Comprovada a irresponsabilidade fiscal, as consequências podem recair sobre os administradores/diretores da empresa e como resultado, os mesmos podem responder criminalmente na justiça e condenados.

A pena varia de acordo com o caso, levando em consideração que pode gerar até mesmo reclusão e penhoramento de bens para pagamento da dívida. Lembre-se, a sonegação de impostos é uma prática ilegal que traz sérios prejuízos à empresa, ao dono e aos sócios.

Como essas irregularidades são constatadas:

Com o advento dos avanços tecnológicos, o cerco para sonegadores de impostos está se fechando cada vez mais. O cruzamento das informações coletadas na internet pode servir como meio de identificação dessas irregularidades, por isso a Fazenda Pública e os órgãos competentes de fiscalização, vêm investindo muito para modernizar esse sistema de informação.

A internet facilitou para que os órgãos regulamentadores encontrem vestígios dessas irregularidades e vêm se tornando uma importante alidada.

Não acabe com a sua reputação da sua empresa:

Além de gerar multas altas que podem levar a morte do seu negócio, a sonegação de impostos suja a imagem da sua empresa no mercado de trabalho. Uma empresa investigada e condenada por irregularidades fiscais perdem autonomia e credibilidade no mercado, quando o caso se tornar público. Não vale a pena se arriscar tentando enganar a receita federal.

Como evitar esse tipo de problema?

Agora que você já está conscientizado sobre os riscos da sonegação fiscal, você provavelmente quer saber como evitar esse problema, certo? A tecnologia também é uma auxiliadora para o empreendedor nessa hora, a modernização das áreas administrativas como por exemplo a contabilidade podem te auxiliar com o cumprimento das suas obrigações.

Além disso, o uso de tecnologia nessas áreas podem ajudar a sua empresa a evitar gastos desnecessários e economizar com a otimização do tempo de trabalho.

Agora que você já conhece os riscos da sonegação fiscal, que tal conhecer um pouco do nosso trabalho? Vamos conversar!




Comentários