Você já ouviu falar em comunicação integrada? Essa prática vem sendo aperfeiçoada e aplicada no mundo corporativo, por ser uma estratégia inteligente para melhorar a comunicação interna da empresa, fortalecer as ações e aumentar a satisfação dos clientes.
O conceito de comunicação integrada é simples: trata-se de todos os setores e áreas de uma empresa estarem em sintonia, buscando um único objetivo!
Isso acontece porque ao trabalhar em uma comunicação integrada, todos os colaboradores e setores alinham suas ideias com coerência, evitando erros de processos e retrabalhos. Resumindo, a comunicação integrada une os funcionários com a missão de alcançar resultados, quebrando as barreiras internas e refletindo externamente nas vendas e na visão do público.
Quer saber mais sobre essa estratégia?
Confira algumas vantagens que ela pode trazer para sua empresa:
-Reduz gastos desnecessários, pois todos os setores estão em sintonia nos seus projetos, evitando erros que causem retrabalho.
-Melhora o posicionamento da marca pois garante maior coerência entre os objetivos dos colaboradores.
-Possibilita conquistar a confiança do público por evitar confusões de informação.
-Ideias e objetivos de toda a empresa alinhados.
-Reduz rivalidade entre equipes, criando um senso de cooperativismo.
Viu como essa estratégia pode melhorar ajudar o seu negócio a crescer? Agora, é preciso saber como aproximar os serviços dentro da empresa.
Se você deseja alcançar melhores resultados com a comunicação integrada, precisa saber que é necessário manter todos os seus colaboradores envolvidos na grande missão da empresa.
Estabeleça os objetivos da empresa
Deixe um pouco de lado a ideia de gerar lucro. Sim, você quer lucro e seus funcionários também. Mas deixa eu te contar algo: todas as empresas buscam isso. E no momento que elas fizerem uma oferta melhor para sua equipe, eles facilmente podem te deixar na mão.
Por isso, ofereça algo a mais aos seus colaboradores. Descubra quais são seus grandes sonhos como empresa, qual a missão do negócio. Estabeleça metas claras e crie um plano estratégico de sucesso que inclua sua equipe!
Dessa forma, você terá várias pessoas envolvidas no mesmo objetivo, facilitando a sintonia entre setores e processos.
Abra os planos e processos para todos
Na comunicação integrada, é preciso que os colaboradores tenham senso de equipe e unificação. Uma vez que uma equipe trabalha como uma engrenagem, nada melhor que deixar todos terem acesso a qual etapa, e como está saindo o trabalho dos outros setores.
Por isso, busque ferramentas que tenham agendas compartilhadas, como o Trello, e deixe seus colaboradores cientes dos processos que acontecem no setor vizinho. Assim fica mais fácil perceber como tudo está integrado.
Além disso, faça reuniões e discuta ideias com vários setores juntos. Discuta planos e incentive a equipe a compartilhar novas ideias e visões, integrando conhecimentos e unificando diferentes áreas.
Que tal começar a trabalhar na comunicação integrada dentro da sua empresa? Temos certeza que esse conjunto de estratégias podem te proporcionar grandes resultados! Qualquer dúvida, deixe seu comentário!