Modelo de negócio B2B e B2C: Entenda as diferenças

Categoria: Gestão financeira

Postado em 8 de julho de 2020

3 minutos

O marketing envolve um amplo espectro de atividades, cujo objetivo final é as vendas. Entender qual a diferença entre B2B e B2C é essencial, já que são dois modelos de negócios em que as vendas são o resultado final, mas isso não torna os dois modelos de negócios iguais. 

Ao comercializar para um B2B, você perceberá que as empresas trabalham arduamente para otimizar o processo de compra, economizando tempo e dinheiro. Muitas vezes, explica por que uma compra B2B se baseia mais na lógica e por que a compra do consumidor geralmente se baseia mais na emoção. 

É verdade que o custo de uma venda para o mercado B2B pode ser mais caro que o mercado B2C. A maneira mais fácil de explicar isso é que uma transação B2B geralmente leva mais em consideração, envolve mais pessoas e exige mais tomadores de decisão. Os clientes B2B geralmente precisam provar um  retorno do investimento  para sua compra.

Para entender melhor esses dois conceitos de negócio, e qual se aplica à sua empresa, confira o artigo que preparamos para você!

O que significa B2B?

B2B é uma abreviação de empresa para empresa (business to business). Descreve empresas cujos clientes também são empresas. Em outras palavras, são transações comerciais que ocorrem entre duas ou mais organizações comerciais, como fornecedor e fabricante, fabricante e atacadista, atacadista e varejista.

Existem vários exemplos típicos de negócios B2B, incluindo agências de logística, agências de publicidade, empresas de software, serviços de design gráfico, fabricantes de móveis de escritório, entre outros. Os clientes, conhecidos como outras empresas, compram produtos e serviços desses vendedores B2B para usar em produção adicional ou servir para fins internos.

O que significa B2C?

B2C significa empresa para consumidor (business to consumer). Nesta forma de transações comerciais, bens e serviços são comercializados para consumidores individuais. As empresas B2C vendem produtos diretamente aos consumidores finais. A transação comercial aqui é mais curta que a transação B2B.

Como consumidor, você pode se familiarizar mais com o B2C do que com o B2B. A presença do B2C é certa na sua compra diária. Quando você vai comprar comida de um supermercado, por exemplo, é o B2C.

Quais são as diferenças e semelhanças entre B2B e B2C?

Às vezes, B2B e B2C podem confundi-lo porque têm semelhanças. Portanto, antes de nos debruçarmos sobre suas diferenças, vamos falar sobre suas semelhanças primeiro. O marketing B2B e B2C pode ser o mais fácil de confundir para você. Os profissionais de marketing em B2B e B2C sempre cultivam a comunicação diretamente com os clientes.

Portanto, as estratégias de marketing em B2B e B2C dependem do público-alvo. Ambos os tipos sabem que envolver o processo de vendas consistente e centrado no cliente é a chave para conquistar os consumidores  e construir a lealdade com a marca é o objetivo final. Desta forma, é essencial identificar e definir personalidades de compra de seu cliente (cliente humano individual para B2C e empresas para B2B) para obter um marketing bem-sucedido.

Notavelmente, desde o início, os dois tipos precisam garantir soluções para cada cliente que chega ao negócio. Além disso, é crucial continuar a jornada do cliente, mesmo após a venda. Desta vez, é ideal para aprimorar a experiência do cliente e estabelecer confiança para ele, fornecendo excelentes serviços pós-venda, o que contribui muito para aumentar as vendas para sua empresa .

Já como diferença, o público da B2C é um consumidor individual que compra produtos e serviços para fins pessoais. Os consumidores são pessoas comuns que se categorizam em vários segmentos. Eles são clientes finais e não usam itens comprados para outras produções para fins de vendas posteriormente.

Por sua vez, o público de B2B é mais estreito e significativo do que os da B2C. Empresas de todos os tamanhos, incluindo PMEs (pequenas e médias empresas) ou organizações compram produtos, não para uso imediato. Em vez disso, eles são usados ​​para fins comerciais ou internos. O B2B geralmente possui clientes de maior valor que o B2C, porque seus produtos e serviços são maiores e mais complexos.

Escolha o melhor modelo

Como foi possível observar, os dois modelos de negócios abrangem todo o processo de negócios quando eles se reúnem. O B2B é principalmente para as empresas que vendem seus produtos a outras entidades comerciais, agregando valor. Se falamos de B2C, é para aquelas empresas que estão envolvidas na venda de seus produtos ao consumidor final que não as revenderá.

Por isso, no momento de planejamento do negócio, é essencial saber qual é seu público-alvo, se é B2B ou B2C. Isso pode ser fundamental para definir a melhor estratégia e garantir assim maior resultado ao seu negócio.
Conseguiu compreender qual a diferença entre o modelo de negócio B2B e B2C? Confira também o artigo que preparamos sobre como funciona para abrir um e-commerce. Você verá que é mais fácil do que imagina e as possibilidades são infinitas!

Comentários

Receba os destaques por e-mail