As empresas tech estão investindo cada vez mais na contabilidade consultiva. Provavelmente você já ouviu falar, mas fique sabendo que sua empresa pode crescer mais rápido com a contabilidade consultiva e análise mais detalhada de dados de seu negócio, o que suporta a melhor tomada de decisão.
Foi o que aconteceu com a Promobit, uma startup dona de uma comunidade on-line de mais de 1 milhão de pessoas que compartilham descontos e recomendam produtos. Criada em 2013 por Fábio Carneiro, Raphael Pawlik e Leandro Menezes, a plataforma recebe cerca de 10,4 milhões de acessos por mês para o compartilhamento de descontos.
Os usuários divulgam as ofertas que encontram em grandes varejistas do e-commerce e discutem com outros membros da comunidade se a compra do produto em questão vale a pena ou não. A função da startup nessas interações é validar se os descontos são reais e evitar fraudes. Veja, neste caso, como a história da parceria com a Gestão Contabilidade auxiliou a Promobit a ir do zero ao infinito.
Com a Gestão Contabilidade, Promobit alcança maturidade
A história da Promobit com a Gestão Contabilidade começa em 2020, quando a plataforma decidiu dar um passo para organizar a casa em termos contábeis e fiscais. A empresa tinha problemas com o fornecedor antigo por falta de conhecimento sobre o sistema do Conta Azul, que era usado pela Promobit.
Sendo assim, a companhia foi procurar um escritório contábil especializado no sistema para ajudá-la a alcançar a maturidade. Foi quando ela descobriu a Gestão Contabilidade por meio da própria plataforma do Conta Azul.
Segundo Stefano Chiarella, coordenador financeiro da Promobit, foram pesquisadas outras empresas, mas a Gestão Contabilidade foi quem trouxe a confiança de que os entraves seriam resolvidos. “Evoluímos muito com a parceria. Conseguimos estruturar nossa DRE, fazer um planejamento de contas e acompanhar os processos da empresa”, conta Chiarella. A Gestão Contabilidade também passou a cuidar da área de Recursos Humanos.
Ele lembra que tudo começou com um treinamento sobre o Conta Azul. “Acontece que estávamos subutilizando a plataforma, até porque não sabíamos o que poderíamos usar, não conhecíamos todo o potencial da ferramenta. Foi uma demonstração de boas práticas de conciliação do Conta Azul”, explica o executivo.
Benefícios da parceria com a Gestão Contabilidade
O que ocorria na startup é que não havia definição entre custos e despesas. O processo antigo era bem primitivo, segundo Chiarella, e isso prejudicou muito a estrutura de DRE da empresa.
A partir da parceria com a Gestão Contabilidade, foi feita uma separação entre custo e despesa, em qual centro de custo cada gasto se encaixava, levando a um melhor dimensionamento das operações contábeis. “Era uma necessidade que tínhamos, contratamos quem era bom no mercado para auxiliar neste processo e deixar a casa em ordem”, comenta.
Assim, a Promobit passou a ter uma reunião mensal em que a Gestão Contabilidade apresentava todos os resultados da empresa. “Com a plataforma de BPO, tínhamos acesso a várias métricas como Ebitda, Retorno sobre o Investimento, o quanto gastávamos em capital humano. Passamos a ter acesso a uma diversa gama de análises”, afirma Chiarella.
Segundo o executivo, isso foi um dos diferenciais para a escolha da Gestão Contabilidade. Ter uma reunião de acompanhamento, com uma verdadeira contabilidade consultiva.
“A Gestão Contabilidade nos acompanhava e oferecia alguns insights. Mostrava que estávamos no caminho certo. Isso foi mais uma validação que tivemos no fluxo de revisão dos dados contábeis e fiscais”, explica o executivo.
Além disso, o setor de RH ficou mais inteligente, com processos melhores. “Com o sistema interno da Gestão Contabilidade, pudemos aperfeiçoar a parte de cadastro de novos funcionários. A folha de pagamento, toda a parte tributária, de FGTS e GPS eram centralizadas no sistema. Com isso, nunca tivemos atraso de pagamento. E a parte de fechamento de folha, que é responsabilidade do RH, ficou mais rápida. Todo o sistema é muito eficiente”, elogia.
Também o fechamento do mês ganhou mais agilidade, segundo o executivo. “Com o escritório contábil anterior, demorávamos cerca de um mês e meio para entender os dados do mês anterior. Com a Gestão Contabilidade, este prazo passou a ser de 7 a 10 dias, ou seja, já conseguíamos ter uma visão do mês anterior e já era apresentado para nós.”
Outro aspecto da parceria que Chiarella destaca é o serviço de atendimento ao cliente da Gestão Contabilidade. “Nossa comunicação, mesmo a distância, sempre funcionou bem. Conseguíamos resolver com muita agilidade tanto as questões contábeis quanto as fiscais, coisa que com nosso fornecedor antigo demorava muito.”
Suporte no processo de venda da empresa
Recentemente, a Promobit foi vendida para a Méliuz, empresa de tecnologia que trabalha com uma plataforma de cashback, modalidade em que o consumidor faz uma compra e recebe de volta parte do valor gasto.
Segundo Chiarella, a Gestão Contabilidade foi um grande suporte durante o processo da venda da Promobit. Como ocorre nos processos de venda de empresas, a Promobit passou por uma auditoria para comprovar a validade de diversos dados.
“Com os dados da Gestão não perdemos quase tempo nenhum, pois estavam todos organizados. O maior trabalho que tivemos foi com os dados anteriores, do fornecedor antigo. A ajuda que a Gestão Contabilidade nos deu, durante o processo, foi o maior ganho que tivemos com a parceria”, revela Chiarella.
Além disso, a Gestão Contabilidade foi fundamental no processo de transferir todos os 38 colaboradores para o regime de CLT, que era uma condição necessária para a venda. “O pessoal da Gestão Contabilidade nos ajudou muito com isso e tudo foi feito rapidamente”, conta o executivo.
Atualmente, a Promobit continua com a parceria com a Gestão Contabilidade na modalidade RH. Chiarella ressalta que sempre recomenda a empresa, tanto para startups quanto para empresas maiores.
Em 2020, a Promobit teve uma receita líquida de R$ 5,2 milhões e movimentou R$ 160 milhões, alta de 40% entre 2018 e 2020.
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