Como fazer um pós-venda completo? Confira 7 dicas para o sucesso

Categoria: Empreendedorismo

Postado em 27 de agosto de 2020

Um serviço pós-venda completo não deve ser apenas um slogan, uma ação de marketing ou um botão que todos usam. Ela deve ser uma mentalidade que boas empresas desenvolvem para melhorar a satisfação e retenção do cliente.

Uma parte significativa do processo de negócios são os serviços pós-venda, que podem conquistar ou perder um cliente potencial. É por isso que é importante melhorar esse aspecto do atendimento ao consumidor na empresa. Lembre-se sempre que o relacionamento com o cliente não termina após a venda, e as boas empresas sabem disso muito bem. 

Se você deseja que sua empresa seja mais eficaz com um pós-venda completo, estas dicas podem ajudá-lo!

1. Ter um bom sistema de logística reversa

Os clientes são mais propensos a se tornarem leais a uma empresa que possui um bom  sistema de gerenciamento de garantias e devoluções do que a uma empresa que dá pouca atenção ao pós-venda. 

Isso inspira confiança nos clientes e os torna mais dispostos a comprar seus produtos ou serviços, sabendo que eles não teriam problemas em devolvê-los ou trocá-los se algo estivesse errado. Se sua empresa tem dificuldade em lidar com a logística reversa, pode ser hora de atualizar seu sistema para algo mais abrangente.

2. Ouça seus clientes

O cliente nem sempre está certo, mas também não está totalmente errado. Para saber como você pode melhorar seus produtos e serviços, ouça o que seus clientes têm a dizer.

Se um cliente reclamar de algo sobre o qual ele está obviamente errado, descubra a causa de seu equívoco em vez de questionar suas críticas. Ao fazer isso, você também pode perceber como os clientes veem sua empresa e quais áreas precisam ser melhoradas. 

3. Acompanhamento com seus clientes

Quer seja uma venda bem-sucedida ou não, você deve fazer o acompanhamento com seus clientes como parte do atendimento ao cliente. Você pode fazer isso de várias maneiras: por e-mail, telefone, SMS, WhatsApp, entre outros. 

Acompanhar é uma ótima maneira de manter sua empresa em mente e mostrar que você está preocupado com a satisfação do cliente. Mas certifique-se de enviar a eles conteúdo relevante para que não seja marcado como spam.

4. Peça feedback

Outro ponto essencial em um pós-venda completo é o feedback do cliente. Essa é uma parte vital de qualquer processo de negócios. Quando você efetua uma venda, parte do seu  serviço de pós-venda deve pedir a opinião do cliente. É uma ótima maneira de reunir opiniões sobre seu produto ou serviço, que você pode usar para fazer melhorias e obter uma visão sobre seu processo de negócios atual.

5. Ofereça descontos e promoções

Depois que um cliente compra seu produto, uma ótima maneira de fazê-lo comprar novamente de sua empresa é oferecer a ele um desconto ou uma promoção exclusiva para os clientes existentes. 

Isso não só fará com que eles se sintam valorizados, mas também transmitirá a ideia de que, ao comprarem de sua empresa, economizarão mais dinheiro no longo prazo.

6. Invista em um bom suporte ao cliente

Uma maneira de perder um cliente é oferecer pouco suporte depois que ele compra seu produto. Para evitar isso, invista em sua equipe de atendimento para garantir que seus clientes sejam atendidos após a venda. 

Mesmo que tenham problemas com o seu produto, eles provavelmente comprarão novamente se receberem um excelente suporte ao cliente posteriormente. 

O atendimento pós-venda ao cliente pode ser uma parte complicada dos negócios, mas não precisa ser um incômodo. Com as ferramentas e as pessoas certas, você pode garantir que sua empresa cuide de seus clientes em todo o processo de negócios.

7. Encante seu cliente

Essa dica final é justamente uma das mais importantes em todo processo de pós-venda. Lembre-se sempre a melhor maneira de fazer seus clientes tornarem-se recorrentes em seu negócio é por meio de um atendimento que supere suas expectativas.

Encantar seus clientes desde o primeiro contato com sua empresa, até um pós-venda completo, é vital para quem quer seguir crescendo no mercado e se diferenciando de sua concorrência. Por isso, dê atenção especial a essa área, contrate excelentes colaboradores e faça com que sua marca seja sempre lembrada positivamente por seus clientes.

Aplique em seu negócio

Como você acompanhou ao longo do artigo, as dicas para alcançar o sucesso no pós-venda passa principalmente em compreender melhor seu cliente. Ele é sempre sua principal razão de existir e é ele que deve ser agradado. Lembre-se sempre que o produto que você produz ou serviço que presta visa agradar ao seu cliente, e não a você próprio.

Ao se colocar no lugar do cliente, imagine qual seria a situação ideal de pós-venda e aplique também em sua empresa. Com certeza, você terá resultados excelentes e passará a ter uma carteira de clientes fiéis cada vez maior.

Se gostou de nosso artigo sobre pós-venda completo, o compartilhe em suas redes sociais. Certamente essas dicas podem ser interessantes para quem é empresário e também para quem é consumidor! Até a próxima!

Comentários

Receba os destaques por e-mail