Competências profissionais fundamentais para enfrentar a crise

Categoria: Contabilidade

Postado em 16 de junho de 2020

Nosso mundo está no meio de muitas mudanças. Mesmo quando entramos em 2020, enfrentamos muitos problemas que não esperávamos que acontecessem. Nosso mundo continuará mudando. e por isso saber o que é competência profissional é essencial para continuaremos a enfrentar desafios de diferentes magnitudes no futuro.

Crises vêm em diferentes formas. Podemos prever alguns deles, como os relacionados ao setor, enquanto outros são imprevisíveis, como a do Covid-19. Como seres humanos, nossa inclinação natural é reagir a essas mudanças e nos preparar. Faz parte da resposta de “lutar ou fugir” às coisas que acontecem à nossa volta.

Muitos de nós estão se preparando e a nossas famílias adotando medidas de proteção para permanecerem seguros e saudáveis. Como podemos estender essa mentalidade para o nosso local de trabalho? Saber o que é competência profissional e usá-la da melhor forma possível é um grande passo para superarmos mais rapidamente a crise. Mas como indivíduos, o que mais podemos fazer por nós mesmos e pela empresa? A resposta está na liderança.

Com tudo isso em mente, aqui estão algumas habilidades de liderança a serem desenvolvidas que podem nos ajudar em tempos de crise.

Inteligência emocional 

A primeira habilidade que devemos observar é a inteligência emocional. Essa habilidade é muito útil em nosso trabalho diário. Mas a inteligência emocional é ainda mais importante para gerenciar uma crise, por muitas razões. Primeiro, ela nos ajuda a gerenciar nosso pânico e reações. Segundo, nos ajuda a entender os outros e a acalmar o pânico.

A inteligência emocional cria uma base para outras habilidades à medida que começa em nossas mentalidades, como veremos quando examinarmos como desenvolver e usar outras habilidades.

Consciência

A segunda habilidade essencial para um profissional de destaque é a consciência — tanto a autoconsciência quanto a consciência situacional. A autoconsciência começa com a compreensão de nós mesmos e como reagimos às pessoas e coisas ao nosso redor. Isso está ligado à inteligência emocional, pois precisamos estar cientes de nossos próprios sentimentos e emoções em tempos de crise. Embora seja importante ter consciência de si mesmo durante a crise, também precisamos estar cientes da situação à nossa volta para reagir adequadamente.

Consciência em geral parece simples, e é algo que já fazemos naturalmente, mas muitas vezes não estamos realmente conscientes de nós mesmos ou de nossos arredores. A chave para a autoconsciência é praticar a auto-reflexão e entender a nós mesmos e como reagimos em determinadas situações.

Estratégia e planejamento

A terceira habilidade necessária para superar mais rapidamente a crise é estratégia e planejamento. Uma das muitas habilidades dos grandes líderes é a capacidade de criar um bom plano e cumpri-lo. Obviamente, nem sempre podemos prever mudanças que possam surgir e, portanto, não podemos planejar tudo. Mas ter um plano básico de como lidar com problemas diferentes pode nos ajudar a reunir melhor nossos pensamentos e evitar o pânico.

Agilidade 

A quarta habilidade é a agilidade. Embora o planejamento seja importante, ser capaz de se adaptar rapidamente é mais crítico. Para ser ágil, precisamos nos mover com velocidade, mas também nos adaptar e executar rapidamente. Como as crises podem surgir repentinamente, a agilidade nos ajudará a avançar com essas mudanças.

Comunicação eficaz

A quinta e última habilidade é uma comunicação eficaz. Os líderes precisam comunicar efetivamente os problemas e possíveis maneiras de corrigi-los para suas equipes. Mas para indivíduos, a comunicação eficaz também é importante para garantir que você esteja interagindo efetivamente com seus colegas de equipe. 

Aqui, novamente, a inteligência emocional entra em jogo. Nossa tendência a entrar em pânico diante da incerteza ou do inesperado aumenta quando enfrentamos uma crise. Por esse motivo, talvez não possamos nos comunicar adequadamente com outras pessoas, o que pode causar mais pânico e mais problemas.

Saiba reagir

Entendemos que mudanças e crises continuarão surgindo de tempos em tempos. Nós, como seres humanos, reagimos naturalmente a esses cenários, mas a maneira como reagimos é muito importante. Podemos aplicar habilidades de liderança que nos ajudam a entender como reagimos e depois controlar essas reações de maneiras que nos permitem resolver problemas e assumir o máximo de controle possível da situação.

Como dica extra, podemos dizer que a crise mostrou mais do que nunca, os líderes devem ter também competência digital. Essa passou a ser uma habilidade essencial, não apenas para inovação e expansão, mas também para a sobrevivência econômica. São necessárias competências digitais em todos os aspectos do trabalho. Desde a comunicação da equipe virtual até o aprimoramento das cadeias de valor tradicionais, até a compreensão das linguagens digitais expressas em código.

Ou seja, é necessário estarmos em constante evolução e antenados com tudo o que acontece ao nosso redor. Saber reconhecer mais rapidamente os problemas e encontrar as soluções antes da concorrência pode ser fator decisivo nos momentos de crise e que projetam as grandes empresas.

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