Nosso mundo está no meio de muitas mudanças. Mesmo quando entramos em 2020, enfrentamos muitos problemas que não esperávamos que acontecessem. Nosso mundo continuará mudando. e por isso saber o que é competência profissional é essencial para continuaremos a enfrentar desafios de diferentes magnitudes no futuro.
Crises vêm em diferentes formas. Podemos prever alguns deles, como os relacionados ao setor, enquanto outros são imprevisíveis, como a do Covid-19. Como seres humanos, nossa inclinação natural é reagir a essas mudanças e nos preparar. Faz parte da resposta de “lutar ou fugir” às coisas que acontecem à nossa volta.
Muitos de nós estão se preparando e a nossas famílias adotando medidas de proteção para permanecerem seguros e saudáveis. Como podemos estender essa mentalidade para o nosso local de trabalho? Saber o que é competência profissional e usá-la da melhor forma possível é um grande passo para superarmos mais rapidamente a crise. Mas como indivíduos, o que mais podemos fazer por nós mesmos e pela empresa? A resposta está na liderança.
Com tudo isso em mente, aqui estão algumas habilidades de liderança a serem desenvolvidas que podem nos ajudar em tempos de crise.
Inteligência emocional
A primeira habilidade que devemos observar é a inteligência emocional. Essa habilidade é muito útil em nosso trabalho diário. Mas a inteligência emocional é ainda mais importante para gerenciar uma crise, por muitas razões. Primeiro, ela nos ajuda a gerenciar nosso pânico e reações. Segundo, nos ajuda a entender os outros e a acalmar o pânico.
A inteligência emocional cria uma base para outras habilidades à medida que começa em nossas mentalidades, como veremos quando examinarmos como desenvolver e usar outras habilidades.
Consciência
A segunda habilidade essencial para um profissional de destaque é a consciência — tanto a autoconsciência quanto a consciência situacional. A autoconsciência começa com a compreensão de nós mesmos e como reagimos às pessoas e coisas ao nosso redor. Isso está ligado à inteligência emocional, pois precisamos estar cientes de nossos próprios sentimentos e emoções em tempos de crise. Embora seja importante ter consciência de si mesmo durante a crise, também precisamos estar cientes da situação à nossa volta para reagir adequadamente.
Consciência em geral parece simples, e é algo que já fazemos naturalmente, mas muitas vezes não estamos realmente conscientes de nós mesmos ou de nossos arredores. A chave para a autoconsciência é praticar a auto-reflexão e entender a nós mesmos e como reagimos em determinadas situações.
Estratégia e planejamento
A terceira habilidade necessária para superar mais rapidamente a crise é estratégia e planejamento. Uma das muitas habilidades dos grandes líderes é a capacidade de criar um bom plano e cumpri-lo. Obviamente, nem sempre podemos prever mudanças que possam surgir e, portanto, não podemos planejar tudo. Mas ter um plano básico de como lidar com problemas diferentes pode nos ajudar a reunir melhor nossos pensamentos e evitar o pânico.
Agilidade
A quarta habilidade é a agilidade. Embora o planejamento seja importante, ser capaz de se adaptar rapidamente é mais crítico. Para ser ágil, precisamos nos mover com velocidade, mas também nos adaptar e executar rapidamente. Como as crises podem surgir repentinamente, a agilidade nos ajudará a avançar com essas mudanças.
Comunicação eficaz
A quinta e última habilidade é uma comunicação eficaz. Os líderes precisam comunicar efetivamente os problemas e possíveis maneiras de corrigi-los para suas equipes. Mas para indivíduos, a comunicação eficaz também é importante para garantir que você esteja interagindo efetivamente com seus colegas de equipe.
Aqui, novamente, a inteligência emocional entra em jogo. Nossa tendência a entrar em pânico diante da incerteza ou do inesperado aumenta quando enfrentamos uma crise. Por esse motivo, talvez não possamos nos comunicar adequadamente com outras pessoas, o que pode causar mais pânico e mais problemas.
Saiba reagir
Entendemos que mudanças e crises continuarão surgindo de tempos em tempos. Nós, como seres humanos, reagimos naturalmente a esses cenários, mas a maneira como reagimos é muito importante. Podemos aplicar habilidades de liderança que nos ajudam a entender como reagimos e depois controlar essas reações de maneiras que nos permitem resolver problemas e assumir o máximo de controle possível da situação.
Como dica extra, podemos dizer que a crise mostrou mais do que nunca, os líderes devem ter também competência digital. Essa passou a ser uma habilidade essencial, não apenas para inovação e expansão, mas também para a sobrevivência econômica. São necessárias competências digitais em todos os aspectos do trabalho. Desde a comunicação da equipe virtual até o aprimoramento das cadeias de valor tradicionais, até a compreensão das linguagens digitais expressas em código.
Ou seja, é necessário estarmos em constante evolução e antenados com tudo o que acontece ao nosso redor. Saber reconhecer mais rapidamente os problemas e encontrar as soluções antes da concorrência pode ser fator decisivo nos momentos de crise e que projetam as grandes empresas.
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