A forma como a empresa faz o gerenciamento da crise é um fator determinante para sair dela com mais força ou não. E encarar a crise como uma oportunidade para a empresa evoluir, se não é a chave para o sucesso, pode trazer muitas transformações positivas.
É o que aponta Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, no livro “Administração: Tarefas, Responsabilidades e Práticas”, de 1973. Drucker diz que problemas sociais são como oportunidades de negócio disfarçadas e que cabe à empresa transformar a mudança em inovação.
Essa perspectiva de aproveitar a crise como um momento para fornecer soluções deve ser acompanhada do esforço de preparação, planejamento e uma abordagem baseada em fatos para conseguir obter crescimento e conter os impactos do cenário de instabilidade como explicamos no post 9 passos para reduzir as dificuldades em sua empresa.
O foco dos gestores deve ser transmitir confiança e aproveitar o momento para tomar medidas ainda mais estratégicas de modo a fortalecer o negócio.
Quer entender como a crise pode ser uma oportunidade para a sua empresa crescer? Então acompanhe este artigo que preparamos para você.
A crise escancara novas necessidades
Já pensou no que seu público está necessitando no presente momento? Pois, no cenário de crise, é comum aparecerem novas necessidades por parte dos consumidores.
Deste modo, o negócio deve se atentar ao comportamento do consumidor para detectar as oportunidades de mercado antes da concorrência.
É possível, sim, lucrar na crise e as empresas que estiverem ligadas na importância de converter problemas em soluções posteriormente poderão colher ótimos resultados.
Isso pode ser observado ao longo da história, como no século XIX onde as indústrias converteram o novo ambiente social em oportunidade de negócios e inovações no mercado, trazendo à luz lojas de departamento, o telefone e as iluminações a gás e elétrica.
Os problemas pedem resolução e a empresa ganha eficiência
Sabe aqueles problemas não corrigidos antes da crise se instalar? Ou aquele setor do negócio que precisava de mudanças? Pois tudo se torna mais aparente e é necessário agir a fim de diminuir os danos na empresa.
A recomendação dos especialistas é sempre optar por um planejamento para identificar esses problemas com mais precisão e estabelecer um plano de ação.
Mas quando as irregularidades são corrigidas, o gestor pode focar em fazer melhorias no negócio, identificar oportunidades e alcançar a eficiência a partir de uma análise financeira e redução de gastos desnecessários.
A concorrência perde o foco
Crises geralmente vêm acompanhadas de reações alarmistas e a concorrência pode adotar uma postura reticente, como cortar investimentos, paralisar projetos e parar de engajar. Reagir da forma oposta é um diferencial competitivo e pode fazer o seu negócio crescer muito nesse período de instabilidade.
Mostrar ânimo, investir em melhorias, executar um bom controle do fluxo de caixa e aproveitar as oportunidades que aparecerem no caminho são pontos-chave para o sucesso.
Além disso, muitas empresas passam por dificuldades nesse momento e a crise acaba por permitir que fusões e aquisições sejam feitas, como produtos e insumos a bons preços.
Fazer boas contratações
Esses períodos são tomados por redução de custos que acarretam em demissões, muitas vezes, de profissionais qualificados que trabalhavam para os maiores players do mercado.
Qualquer gestor sabe o quão difícil é encontrar profissionais em sintonia com o perfil da empresa, então a hora da contratação é agora. Com profissionais experientes, a empresa pode melhorar ainda mais sua performance.
Conclusão
Sabemos que é difícil encarar a crise como uma oportunidade de crescimento, mas adotar essa postura se mostra essencial para tomar as estratégias certas e obter bons resultados.
Gostou do artigo? Então não deixe de conferir o post 9 vantagens de contratar um serviço de contabilidade consultiva!