Geralmente os gestores de empresas de tecnologia não têm muita experiência e familiaridade com as áreas contábil, fiscal e financeira. E eles nem precisam ter, na verdade. Afinal, o importante é manter o foco na gestão e no crescimento dos negócios, e não necessariamente com questões operacionais.
O problema é que, quando um gestor vai contratar profissionais para cuidar desses assuntos, ele não sabe exatamente qual é o tipo de serviço certo a ser contratado. Se é consultoria, assessoria ou BPO financeiro.
Muitos podem pensar que se tratam dos mesmos serviços, mas esse pensamento está um pouco equivocado. Isso porque a consultoria, assessoria e terceirização financeira possuem propostas distintas, e suas contratações ocasionam resultados completamente diferentes.
Você sabe qual a diferença entre consultoria, assessoria e BPO financeiro? Sabe qual a importância de conhecer os conceitos? Não? Então prepare-se porque o texto de hoje foi escrito justamente para esclarecer essas dúvidas.
Esperamos que goste!
Importância de conhecer os conceitos
Cada área dentro da empresa de tecnologia é responsável por um serviço específico.
A área contábil é responsável pela entrega das obrigações acessórias, lançamentos contábeis, fechamento de balanço, entre outras funções. Já a área fiscal é encarregada pela escrituração de todas as movimentações fiscais e apuração de impostos.
A área financeira, por outro lado, é responsável pelo desempenho e gestão das finanças, e funciona como um pilar para os negócios.
Embora sejam semelhantes — por trabalharem com números —, esses departamentos possuem obrigações diferentes. E por serem assim, requerem uma tomada de decisão particular.
Conhecer os conceitos de consultoria, assessoria e BPO financeiro é tão importante quanto conhecer cada setor dentro da empresa. Sabe por quê? Porque é por meio desse conhecimento que você, gestor, vai conseguir selecionar o tipo de serviço certo para as suas necessidades.
Já pensou se você precisar de ajuda para uma tomada de decisão e contratar profissionais que prestam apenas auxílio técnico? A sua empresa vai investir em serviços que não vão ajudar.
Você quer desperdiçar recursos importantes e perder tempo? Sabemos que não! Então você precisa saber qual a diferença entre consultoria, assessoria e terceirização financeira.
Consultoria, assessoria e BPO financeiro: qual a diferença?
Agora que você já sabe a importância de conhecer os conceitos, vamos explicar um pouco o que é consultoria, assessoria e BPO financeiro. Também mostrar quais são os benefícios de cada modelo e como é a aplicação dos serviços nas empresas tech.
Consultoria
A consultoria é um serviço voltado para a formulação de soluções acerca de um assunto específico. O profissional que presta este tipo de serviço é chamado de consultor, e é ele quem aconselha o empresário sobre as ações que devem ser tomadas dentro da empresa.
Como o consultor é um profissional especializado sobre um determinado assunto, a sua visão sobre o mundo dos negócios é mais objetiva e abrangente. O que garante, assim, uma tomada de decisão mais estratégica para a sua empresa.
Os principais benefícios da consultoria são:
- Diminuição dos custos;
- Identificação de pontos fracos e fortes;
- Aperfeiçoamento de processos;
- Foco em resultados;
- Tomada de decisão mais assertiva.
A sua empresa de tecnologia pode aplicar serviços de consultoria em áreas específicas como o setor contábil para ajudar a solucionar questões ligadas ao patrimônio e balanço.
Também pode investir em uma consultoria estratégica para desenvolver planos de ação táticos para alcance dos objetivos, ou uma consultoria financeira para ajudar no gerenciamento de recursos, receitas e investimentos.
Assessoria
A assessoria é um serviço voltado para a assistência e execução de tarefas. O profissional que presta esse tipo de serviço é chamado de assessor, e é ele o encarregado de executar o que a sua empresa solicita. Ou seja, ele coloca a mão na massa.
Como os profissionais que prestam esse tipo de serviço são especializados, a sua empresa tech pode contratar a assessoria para evitar erros de execução de atividades. Diminuindo, assim, problemas futuros.
Os principais benefícios da assessoria são:
- Otimização do quadro de funcionários;
- Redução de erros;
- Prevenção contra perdas financeiras;
- Melhoria da produtividade.
BPO financeiro
BPO financeiro, por outro lado, é a terceirização de serviços voltados para a gestão das finanças. Ou seja, todas as atividades financeiras da sua empresa passam a ser realizadas por profissionais terceirizados.
Como o foco das empresas tech não é necessariamente o financeiro, você pode recorrer a esse modelo de serviço para auxiliar na realização das seguintes atividades: contas a pagar e receber, fluxo de caixa e faturamento.
O grande diferencial de ter um parceiro de terceirização financeira é que a sua empresa pode reduzir os custos com a contratação e gestão de pessoas. Afinal, os profissionais contratados já são suficientes para realizar todas as atividades ligadas às finanças.
Os principais benefícios dessa modalidade são:
- Ganho de eficiência;
- Melhoria contínua dos processos;
- Flexibilidade para contratação de serviços adicionais;
- Diminuição de gastos com a manutenção de uma infraestrutura, software e equipamentos para realizar o serviço;
- Qualificação dos serviços.
Conseguiu entender quais são as diferenças entre consultoria, assessoria e BPO financeiro? Se você gostou desse tema e quer saber mais sobre o assunto, clique e conheça o nosso canal no YouTube. Lá você encontrará uma série de vídeos voltados para o mundo dos negócios.
Deixe um comentário