Contabilidade para imobiliária sem dor de cabeça

Categoria: Contabilidade

Postado em 28 de outubro de 2019

3.5 minutos

Contar com uma contabilidade para imobiliária é vital para quem atua no ramo de compra, venda e de aluguéis de imóveis. Afinal de contas, é um setor que requer atenção especial à gestão financeira, principalmente pela flutuação mensal nos valores.

Além da variação nos valores que entram e saem do caixa, é necessário estar atento ainda à legislação do setor, evitando qualquer erro que possa prejudicar seriamente à empresa. Dar atenção especial à inadimplência é outro fator que merece atenção especial.

Por isso tudo e muito mais é que preparamos um artigo especial sobre a contabilidade para imobiliária e como ela pode dar a segurança que o empreendedor precisa. Leia agora mesmo!

A contabilidade para imobiliária

À primeira vista, o proprietário de uma imobiliária pode achar que a contabilidade do seu negócio é semelhante a de outros ramos. Aí que pode estar o maior erro: há alguns diferenciais que requerem atenção, principalmente quanto às questões legais que regem o setor. Qualquer deslize pode representar problemas financeiros na empresa.

Um exemplo é a lei 4591/64, que trata sobre a incorporação e as partes envolvidas. Pela legislação, neste caso o personagem principal é a incorporadora que ocupa responsabilidade legal pelo imóvel. Pela legislação, e com as normas regulamentadoras CPC 30 e CPC 47, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, e que seguem a IFRS 15 (International Financial Reporting Standards), o órgão internacional de normas de informação financeira, surgiram algumas mudanças.

Pela CPC 47, de janeiro de 2018, as demonstrações contábeis do ramo imobiliário devem ser unificadas às normas internacionais. Porém, é comum algumas imobiliárias ainda usarem a CPC 30, principalmente pela falta de orientação do contador.

Quais os problemas

A CPC 47 segue um padrão composto por cinco etapas, que tratam sobre os termos de contratos, fatos e circunstâncias. E cada etapa conta com subdivisões, que regem sobre a identificação do contrato com o cliente, as obrigações previstas em contrato, o preço da transação, a alocação do preço da transação, e o reconhecimento da receita.

Por ela, como você observou, os contratos de compra e venda passam a estar diretamente ligados à entrega do empreendimento na totalidade, quando só então o desempenho financeiro poderá ser reconhecido. Ou seja, só poderá ser reconhecida a receita quando ocorrer a entrega das chaves aos compradores.

A não atenção a esse detalhe pode causar um efeito contábil de grande monta, e que pode impactar diretamente nas finanças da imobiliária e causar problemas de ordem tributária à empresa.

O que mais é importante

Ainda dentro da contabilidade para imobiliária, é necessário estar atento a outras questões, que impactam no dia a dia da gestão financeira da empresa. Entre elas, destacamos:

Fluxo de caixa

Ter um fluxo de atendimento de clientes é essencial para o caixa da empresa. Com ele, é possível ter um controle eficiente das finanças, gerando perspectivas de ganho e mantendo controle dos gastos.

Valorização dos imóveis

Estar atento à variação do mercado imobiliário é vital para o setor imobiliário, permitindo identificar o melhor momento para a compra e venda de imóveis, o que pode impactar diretamente no caixa do empreendimento.

Informações

Outro item importante é acompanhar todas as informações do setor, que devem ser organizados em relatórios e gráficos que agilizem sua leitura. Para isso, a recomendação é uma consultoria de um contador especializado em mercado imobiliário, que poderá sempre dar as melhores informações para a tomada de decisão.

Contabilidade digital para imobiliárias

Como você viu, uma imobiliária requer atenção especial às finanças e às normas que regulamentam o setor. Por isso, contar com uma contabilidade especializada em imobiliárias é fator decisivo para o sucesso do seu negócio.

A Gestão Contabilidade conta com uma equipe especialista no ramo imobiliário, buscando sempre constante atualização às novas normas do setor e garantindo que tudo seja realizado dentro da mais recente legislação. Além disso, conta com o inovador sistema de contabilidade digital para imobiliária, que permite que o gestor possa ter acesso em tempo real às finanças da empresa. 

Se você quer uma contabilidade especializada em imobiliária, migre agora mesmo para a Gestão Contabilidade. Você vai se surpreender!

Comentários