4 dicas de como diminuir a sobrecarga no escritório contábil

Categoria: Contabilidade

Postado em 28 de janeiro de 2021

Só você que é empreendedor de um escritório contábil sabe o quão desafiador é seu dia a dia tendo que atender e entregar as demandas dos clientes, isso sem contar as mil e uma outras preocupações! São as contas que não param de chegar, contratação e treinamento de funcionários, manutenção das máquinas… Ufa!

Com o aumento da concorrência no mercado contábil, os clientes estão cada vez mais exigentes e, se seu escritório não entregar um trabalho de excelência, eles trocam de parceria sem pensar duas vezes.

Mas ao mesmo tempo em que você trabalha duro e faz o seu melhor, sabe que todo o estresse acumulado após anos e anos de sobrecarga uma hora vai te fazer mal. É preciso encontrar um equilíbrio, em que você viva o trabalho e tenha qualidade de vida na mesma proporção.

Pensando nisso, elaboramos um post completo com dicas sobre como minimizar a pressão no dia a dia do escritório contábil e permitir que você tenha uma vida equilibrada e saudável.

Como evitar a sobrecarga do escritório contábil?

Os malefícios da sobrecarga a longo prazo são muitos e você como empreendedor de um escritório contábil já conheceu alguns de perto, não é verdade? Você sente aquele desânimo ao acordar de manhã, o cansaço que nunca o deixa aproveitar o dia tranquilamente, a concentração que está cada vez pior…

Quando um profissional vive este esgotamento físico e mental durante meses ou até anos a fio, acaba tendo sintomas ainda mais graves como privação de sono, baixa autoestima  e depressão, por exemplo. 

Se você se identificou com estas sensações e notou que o estresse e a sobrecarga estão começando a dominar sua qualidade de vida, a hora de mudar é agora! Confira nossas dicas de como reduzir a pressão no ambiente contábil.

# 1 – Mudanças pessoais:

Duas mudanças básicas podem ser postas em ação desde hoje, só é necessário tomar a iniciativa. Quer ver? 

  • Mais descanso, menos horas extras

E se nós dissermos que nem sempre fazer horas extras leva ao aumento de produtividade do escritório contábil? Essa informação parece estranha, mas não é. Excesso de trabalho a longo prazo leva aos sintomas de esgotamento citados acima. Quanto mais trabalho e menos descanso, pior fica a concentração, obrigando os profissionais a perderem mais tempo em tarefas que deveriam ser mais rápidas.

Neste caso é mais fácil analisar os motivos que estão obrigando você e sua equipe a trabalharem mais horas do que o recomendado e tomar iniciativas para reverter esta situação. 

  • Delegue mais atividades

Nós sabemos que o responsável pelo escritório contábil é você e que grande parte da responsabilidade gira ao seu redor. Porém esta sobrecarga de funções está começando a prejudicar o seu dia a dia, e delegar tarefas talvez seja uma alternativa fácil e saudável.  

Se você ainda não se sente confortável ao descentralizar determinadas atividades, comece aos poucos. Que tal escolher algumas pessoas da sua equipe e mostrar exatamente como você prefere que os processos sejam feitos? Você pode ficar ao lado destes profissionais e monitorar as atividades durante um tempo até estar satisfeito dos resultados.   

# 2 – Mudanças no ambiente de trabalho:

É claro que estas duas dicas já podem ajudar bastante na redução da pressão no dia a dia do escritório. Agora vamos mostrar algumas mudanças que podem ser implantadas em todo ambiente corporativo e que podem trazer resultados muito positivos:  

  • Invista em tecnologia

Você já ouviu falar em contabilidade digital? Esta “modernização” da contabilidade pode ser a resolução de todos os seus problemas. Atualmente já existem softwares que automatizam diversos processos contábeis. 

Quando você adota a contabilidade digital em seu escritório, ganha mais produtividade porque consegue otimizar melhor o tempo gasto com tarefas operacionais. Ao mesmo tempo que entrega resultados mais transparentes. 

Dentre as opções de tecnologia para contabilidade, podemos citar os software de gestão contábil, por exemplo, que têm a capacidade de reduzir 10 horas de tarefas manuais para apenas 90 minutos, diminuindo radicalmente a sobrecarga operacional.

Além disso, a integração de diferentes ferramentas tecnológicas ainda promove:

  • Melhor interação entre escritório e clientes, facilitada pelo uso de vários canais de comunicação, como whatsapp, por exemplo;
  • Agilidade na troca de informações, já que os documentos podem ser acessados em tempo real, tanto pelos profissionais quanto pelos clientes, por meio da computação em nuvem.
  • Repense a contabilidade que você exerce

Frente a tantas mudanças que o mundo tem vivido, seria estranho se o mercado contábil permanecesse o mesmo, concorda? Continuar executando os mesmos processos de sempre não dá. E uma ótima opção para quem busca se modernizar, entregar mais valor para o cliente sem aumentar a pressão dos prazos, rotinas de entrega e tarefas operacionais é investindo numa franquia de contabilidade.

Este post fala muito sobre os benefícios que este tipo de investimento pode levar ao contador, mas certamente nós podemos adiantar os principais diferenciais. São eles: poder contar com a segurança e estabilidade de uma marca consolidada no mercado e perder menos tempo com burocracias, tendo tempo para atender e prospectar clientes. 

É claro que este passo é enorme e deve ser muito bem avaliado antes que a tomada de decisão seja realmente levada a cabo. Mas muitas pessoas que optaram por empreender a própria franquia contábil já estão colhendo os frutos.

Nelson Boing é um exemplo bem-sucedido. Dono de um escritório contábil, ele viu seu empreendimento chegar à beira da falência e teve que repensar todas as suas práticas para poder se reerguer.

Hoje em dia ele promove um atendimento diferenciado baseado na adoção de novas tecnologias e contabilidade digital. Seu escritório possui filiais em Joinville e Vidal Ramos, além das inúmeras franquias contábeis espalhadas pelo Brasil.

Para saber mais sobre franquias de contabilidade, confira um post completo sobre as vantagens de migrar para o modelo da Gestão Contabilidade!

Comentários

Receba os destaques por e-mail