O ano mal começou, mas você já pergunta: como aumentar as vendas da loja em 2020? Aliás, esse é um dilema pelo qual passa a grande maioria dos empreendedores da área do varejo, que procuram formas de maximizar seus lucros ao vender mais produtos.
A boa notícia é que existem várias maneiras de ampliar suas vendas, e a grande maioria delas não requer investimentos. Basta apenas algumas mudanças de hábitos, uma melhor organização da sua loja, e um conhecimento mais aprofundado sobre as preferências dos seus clientes.
Se ficou interessado no assunto, e quer também aumentar as vendas da sua loja nesse ano, confira este artigo que preparamos especialmente para você! Boa leitura!
1. Conheça melhor seu público
Uma das formas mais certeiras de aumentar as vendas da sua loja é conhecendo melhor seu público. Quem é seu cliente, o que ele procura, como seu produto resolve seus problemas, entre outras, são perguntas que você deve fazer com o objetivo de ter uma melhor percepção do seu cliente e entregar a ele exatamente aquilo que procura.
Também chamado de público-alvo, conhecê-lo profundamente ajudará a traçar uma melhor e mais certeira estratégia de marketing para a sua loja, permitindo que você gaste menos em campanhas publicitárias e tenha maior número de vendas.
Para que você o conheça melhor, o ideal é aplicar uma pequena pesquisa junto com seus clientes — pode ser por e-mail, WhatsApp ou Google Forms mesmo — no qual você poderá descobrir valiosas informações sobre quem compra em sua loja.
2. Tenha uma estratégia de marketing
Com as informações da sua pesquisa, você irá elaborar uma estratégia de marketing mais focada no seu público-alvo. Afinal de contas, agora você já sabe suas preferências, por que escolhem sua loja ao invés de uma da concorrência, e quais pontos você pode aperfeiçoar para atrair mais clientes com o mesmo perfil.
Lembre-se que para aumentar as vendas da loja, é necessário investir na atração de clientes. E quanto mais certeira for sua campanha, menor custo você terá para atrair os seus consumidores. Mas criar uma campanha de marketing não significa que você precisa gastar grandes somas de dinheiro: hoje é possível personalizar uma campanha no meio digital de acordo com sua possibilidade de investimento.
3. Invista numa boa vitrine
Quando alguém passa em frente à sua loja, um dos principais atrativos deve ser a vitrine. Ela deve estar bem organizada, evidenciar seus principais produtos, e não ser agressiva aos olhos do seu consumidor. Ou seja, ter uma vitrine atraente é um enorme chamariz para convidar seu público a entrar na sua loja e conferir o que há de novidades.
Desta forma, dê especial atenção à vitrine de sua loja, e pense também sobre qual experiência o cliente terá ao entrar em seu comércio. Pense na música ambiente, na iluminação, na disposição dos produtos, na temperatura, entre vários outros fatores que farão seu público sentir-se confortável em seu empreendimento. Quanto melhor for essa sensação, maior são as chances de aumentar as vendas.
4. Tenha uma equipe treinada
Seus vendedores são os principais responsáveis em vender seus itens, correto? E eles estão realmente preparados para apresentar o que cada produto tem de melhor? Eles também sabem receber o cliente e dar a ele o melhor atendimento? Diante dessas questões, analise seu time de vendas e procure identificar as potencialidades de cada um.
Todo excelente líder consegue ter uma equipe bastante afinada e que trabalha pelo crescimento da empresa. Por isso, treine sua equipe e aperfeiçoe seu papel de liderança do grupo, estabelecendo metas a serem cumpridas e reconhecendo toda vez que um objetivo foi alcançado. Isso motiva a equipe e vai turbinar suas vendas.
5. Fidelize seus clientes
Lá no tópico 3 falamos sobre a melhoria da experiência do público na sua loja. Quanto melhor for, mais chances do seu cliente voltar ao seu comércio. Desta forma, trabalhe na fidelização dos seus consumidores, para que eles passem a ver sua loja como referência naquilo que você vende e seja sempre a primeira opção quando eles desejarem tal produto.
Além disso, a fidelização de clientes envolve o pós-vendas. Lembre-se que o ciclo não pode encerrar no momento do pagamento, e que ele deve seguir após. Por meio de um cadastro, mantenha contato com seu cliente por e-mail ou WhatsApp, envie uma mensagem no dia do seu aniversário e, conhecendo suas preferências de compra, envie a ele novas peças ou promoções que sua loja está oferecendo. Isso maximiza as chances dele voltar e permite você adotar práticas de como aumentar as vendas da sua loja.
6. Use indicadores de varejo
Você até tem um público excelente de pessoas circulando por sua loja, mas não vê seu faturamento crescer? Isso significa que você precisa usar indicadores de varejo. Toda gestão baseada em dados tem muito mais chances de dar certo, e no varejo não é diferente. Por isso, estar atento aos números de sua loja é fundamental para sua sobrevivência no mercado.
Mas para isso, não basta apenas saber quanto está entrando no seu caixa: é preciso saber como tal valor chegou até lá, quanto você gastou para isso, e entender porque mesmo com sua loja cheia de pessoas, você não vê seu faturamento aumentar. Desta forma, verifique o ticket-médio de seus clientes e como aumentá-lo, quantos pessoas realmente convertem compras, qual seu índice de recompra, entre outros indicadores.
7. Melhore sua performance tributária
Outro ponto que pode passar despercebido, mas que pode aumentar seus lucros mesmo com os clientes atuais, é melhorando sua performance tributária. Junto ao seu contador de confiança e que seja especialista na área do varejo, verifique seu regime tributário e juntamente com o profissional, estabeleça um novo planejamento.
O profissional contábil saberá analisar detalhadamente toda sua situação tributária e, diante da legislação do setor, indicar se você paga realmente o legalmente necessário em impostos, evitando que você tenha gastos extras nessa área. Ele fará ainda a gestão financeira da sua empresa, o que permitirá que seu lucro seja maior e você possa otimizar seu faturamento.
Como aumentar suas vendas?
Com nosso artigo, você conheceu 7 dicas que pode aplicar em sua loja para aumentar suas vendas em 2020. Como pode perceber, muitas não necessitam sequer investimento, e podem trazer resultados fantásticos para o seu caixa.
Caso tenha dificuldades e acredita que seja necessário ter uma figura profissional lhe auxiliando nesse processo, a Gestão Contabilidade conta com consultores de varejo que podem fazer um amplo diagnóstico da sua loja, indicando pontos que podem ser melhorados, e quais precisam atenção urgente.
Se você quer uma consultoria especializada para aumentar as vendas da sua loja, entre em contato com a Gestão Contabilidade e veja como nossos consultores podem lhe ajudar a turbinar seu faturamento!