Saber como montar vitrine de loja pode ser um diferencial enorme em sua estratégia de vendas. Com produtos bem escolhidos e cuidadosamente dispostos, maximizam as chances dos clientes entrarem em seu estabelecimento e fecharem negócios.
Você sabia que a visão que consumidor possui da sua loja influencia na sua decisão de compra? Dados de pesquisa feita pela Veronis Suhler Stevenson e divulgadas pelo unidade brasileira da Associação Global de Marketing no Varejo analisou que dos sentidos envolvidos no processo de compra, a visão responde por 83% da ação do cliente.
Ou seja, aquilo que você mostra em sua vitrine tem um poder gigantesco na decisão de compra do seu cliente. Quer saber como usar essa ferramenta e montar vitrine de loja sem erro? Confira nosso artigo!
Conheça seu público-alvo
Uma forma de ter maior assertividade na hora de montar a vitrine da sua loja é conhecendo bem seu público-alvo. Desta maneira, você investe em peças que tem a certeza que terão maior saída, ou que atrairão mais facilmente seus clientes para dentro da loja.
Ao se falar em público-alvo, é importante saber qual a faixa etária, nível de escolaridade, renda financeira média e seu estilo de vida. Assim você pode moldar sua vitrine de forma que tal público ao vê-la, se encante e passe a desejar os itens expostos. E conhecendo quem é seu potencial cliente, você pode montar a vitrine com temáticas voltadas ao seu perfil.
Sabemos ainda que montar uma vitrine não é tarefa simples, afinal de contas não é apenas expor os produtos. É necessário que tudo seja previamente planejado e um local ótimo para encontrar inspiração é na internet. Há milhares de exemplos de vitrines bem elaboradas que podem servir de ponto de partida para o seu negócio.
Explore os sentidos do seu cliente
O ser humano possui cinco sentidos que auxiliam na sua tomada de decisão. Saber quais são e como usá-los da melhor forma podem te ajudar a ter uma vitrine de loja organizada. Para isso, explore:
Visão
A visão é um dos sentidos que mais devem ser impactados para quem deseja saber como montar vitrine de loja. Você pode usar uma infinidade de itens que permitem que você brinque com o sentido da visão de seus clientes. É possível usar cores, luzes, simetria, contraste e fazer seu cliente focar aquilo que é importante.
Audição
Usar música na vitrine ou mesmo como som ambiente de sua loja é uma estratégia bem interessante para você adotar com seu público. Enquanto trilhas mais lentas fazem seu cliente percorrer mais demoradamente sua loja, pesquisando itens, músicas mais agitadas podem atrair um público mais jovem para seu espaço. Com base em seu estudo de público-alvo, você pode brincar com este elemento.
Tato
Permitir que seus clientes possam tocar nos produtos expostos é uma forma de aproximá-los ainda mais da decisão. Aquela velha questão do “ver com as mãos” é de fundamental importância para quem quer atrair mais público e fechar mais vendas. Por isso, permita que seus clientes possam interagir com sua vitrine de loja.
Cheiro
Sabe aquele perfume único, que remete a uma lembrança pela qual você viveu? Em sua vitrine ou mesmo em sua loja você pode utilizar este artifício. Assim, toda vez que seu cliente sentir o aroma que caracteriza sua marca, ele imediatamente se lembrará de sua loja, ativando o desejo de compra.
Paladar
Se sua loja for de produtos alimentícios, você pode trabalhar também este sentido nos seus clientes. Para isso, além de expor os itens na vitrine, pode permitir que elas façam a degustação de uma amostra, maximizando as chances de compra.
Tenha uma vitrine atrativa
Antes de comprar, as pessoas gostam de ter uma noção de como aquilo irá lhe servir. Neste ponto, uma dica essencial é montar a vitrine de forma que a pessoa possa se visualizar no manequim exposto, usando a roupa e acessórios que combinem com o modelo.
É importante ainda ter manequins de variados tamanhos, para que indiferente do corpo que a pessoa tenha, ela possa sentir-se representada. Outra opção é fazer com que os vendedores que atuam em sua loja usem as roupas que você vende. Ao ver uma pessoa usando aquilo que deseja, fica mais fácil para o cliente ter noção do produto e efetivar a compra.
Outra dica na hora de como montar vitrine de loja é agrupando aqueles produtos que se complementam. Se você possui uma loja de vestuário, monte manequins com trajes completos — incluindo o calçado.
É possível também organizar por cores, tamanhos, preços, ou outras características que unam os produtos, procurando sempre manter uma harmonia naquilo que é exposto.
Tipos de vitrine para loja
Dentro de uma loja, é possível montar variados tipos de vitrine, cabendo a você escolher aquela que melhor se encaixa dentro do layout da sua loja. Os modelos são:
Vitrine fechada
Esse modelo é separada da loja e os clientes só podem ver o que está exposto nelas Em geral, essas vitrines ficam na parte da frente da loja e costumam apresentar os produtos mais interessantes, já que são as principais responsáveis em atrair o cliente para dentro do seu estabelecimento.
Vitrine de quina
Esse tipo de vitrine costuma ficar localizado nas laterais de acesso à loja e servem para conduzir o cliente para dentro do seu estabelecimento. Elas são bastante estratégicas e costumam permitir a observação por diversos ângulos.
Vitrine com o fundo aberto
Nessa, além de poder visualizar pelo lado de fora, é possível ver os produtos também por dentro da loja, já que não há qualquer separação.
Vitrine iluminada
A vitrine iluminada tem como elemento-chave as luzes, procurando sempre evidenciar determinado produto que você queira que receba maior atenção. Essa iluminação ainda auxilia a despertar sensações e emoções nos clientes e, conforme a cor da luz, elas podem trazer sentimentos de tranquilidade, aconchego ou vibração.
Vitrine temática
Usada principalmente em datas comemorativas, as vitrine temáticas costumam expor produtos relativos à data, ou então que contém uma história relativa à comemoração. Elas podem ser usadas para eventos, estações ou mesmo uma coleção.
Dedique-se à sua vitrine
Com as ideias e dicas que trouxemos aqui em nosso artigo, esperamos que você tenha um melhor conceito sobre como montar vitrine de sua loja, maximizando suas vendas ao atrair mais clientes para seu estabelecimento.
Para não ter erro, você também pode contar com um profissional da área, que saberá dar dicas para otimizar seu espaço e deixar a vitrine de loja organizada. Aqui na Gestão Contabilidade, possuímos consultores de varejo, que têm a expertise necessária para elaborar o melhor planejamento para o seu negócio.
Entre em contato com a gente e saiba como montar vitrine de loja. Ela é uma ferramenta fantástica de marketing, e nós também podemos lhe auxiliar.